Buscar

como são defendidos em juízo os direitos do nascituro?

💡 6 Respostas

User badge image

José Martins

Por meio dos pais ou do curador, podendo figurar o nascituro como sujeito ativo ou passivo de obrigações e direitos.
0
Dislike0
User badge image

Alexsandro Miranda Gonçalves

nascituro não tem personalidade jurídica e também lhe falta capacidade de direito, porque a lei apenas protegerá os direitos que possivelmente ele terá, em caso de nascer com vida, os quais são enumerados taxativamente no ordenamento jurídico (posse, direito à herança, direito à adoção, direito à curatela), Segundo o art. 2º do Código Civil 2002:" A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção.

Aquele que há de nascer, cujos direitos a lei põe a salvo. Aquele que, estendo concebido, ainda não nasceu e que, na vida intra-uterina, tem personalidade jurídica formal, no que atina aos direitos de personalidade, passando a ter personalidade jurídica material, alcançando os direitos patrimoniais, que permaneciam em estado potencial, somente com o nascimento com vida.(DINIZ,1998a, p. 334.)

O nascituro com legitimidade para herdar. A expressão " já concebidas" presente no art. 1.798 CC/02 deixa claro que o nascituro tem legitimidade para herdar.

Legitimidade pressupõe capacidade, que ,por sua vez, pressupõe personalidade. Com isso, o artigo deixa claro que o nascituro tem personalidade, capacidade de direito e legitimidade.

Analise-se a seguinte hipótese: o sujeito ainda está no útero materno, e a sua genitora utiliza determinado medicamento, o qual o lesiona ainda no útero. No futuro, ele pode entrar com uma ação de responsabilidade civil contra o laboratório? Resposta: ele pode ;lembrem-se da talidomida, que foi objeto inclusive de ação coletiva. E por que ele pode? Para se afirmar essa possibilidade, deve-se atribuir-lhe personalidade. Em qualquer responsabilidade civil é preciso que haja contemporaneidade no nexo de causalidade.E quando ocorre o nexo de causalidade, ou seja, a condutas lesiva e a lesão? A conduta lesiva e a lesão acontecem quando ele está no útero e não quando ele nasce, porque a lesão é anterior ao nascimento.

Com isso, ainda que se diga que o nascituro não tem personalidade, ele encontra proteção no ordenamento jurídico.


0
Dislike0
User badge image

Antonio Carlos Silva

Segundo o art. 2º do Código Civil 2002:" A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, ...

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais