Buscar

tesla motors

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tesla Motors
Com o surgimento de iniciativas pro-ambientais e socioambientais, as iniciativas públicas e privadas iniciaram um movimento mais cauteloso com os recursos ambientais, um dos setores que investiram em alternativas mais sustentáveis foi o automobilístico. Mesmo com a criação de automóveis elétricos a forma de carregá-los ainda é revista por não se tratar de algo fácil e prático. 
Em 2003 foi fundada a Tesla Motors conhecida por seus carros luxuosos, e participante ativa da tecnologia elétrica para carros, seus fundadores Elon Musk, Martin Eberhard e Marc Tarpenning apesar de poucos conhecimentos sobre o mercado, conseguiram chamar a atenção da mídia não só pela inovação, mas pelo desempenho financeiro. Apenas 3 anos após sua fundação a Tesla Motors entrou no ranking das marcas automotivas de maior valor. Já em 2017 ela se tornou a fabricante de automóveis norte-americana mais valiosa.
Um único conceito de modelo de negócio nunca existiu ou foi aceito com o passar dos séculos vários autores expressarão suas ideias em artigos acadêmicos dentre eles estão: Timmers, 1998 “O modelo de negócios é a arquitetura do fluxo de produtos, serviços e informações, incluindo a descrição dos atores do negócio e suas regras; uma descrição de potenciais benefícios para os vários atores do negócio; uma descrição das fontes de receitas’’ e Teece, 2010 “Um modelo de negócio articula a lógica, os dados e outras evidências que suportam uma proposta de valor para o cliente e uma estrutura viável de receitas e custos para a empresa que entrega esse valor”
Modelo de negócio inovativo
Segundo Miller & Olleros, o termo inovação pode vir de combinações entre o antigo e recentes conhecimentos e tecnologia surgindo novos produtos e serviços, novas formas de captação de recursos, novas formas de destinar resíduos entre outros.
Além de defender que negócios inovadores são aqueles que tem poder econômico como: Apple, P&G, Gloogle, Amazon e muito mais. As inovações podem moldar o mercado tornando um desafio a elas continuarem a estar no top do seu segmento. Dentre seus desafios estão chamar a atenção do público existente e abrangê-lo, torna o produto atraente e necessário a quem vai comprar, pode ser um desafio e o setor criativo dessas empresas são muito importantes.
Santos et al. Construiu a teoria de que a uma conexão entre reconfiguração de atividade e inovação. Relinking, repartição, deslocalização e reativação as quatro nomenclaturas são de atividades relacionadas a empresa como setores. Relinking a modificar a forma como os setores se comuniquem. Repartição mudar a cultura organização pré-estabelecida entre os setores. Deslocalização modificação da localização de unidades estratégicas. Reativação é a transformação das atividades de uma empresa.
Os autores acima em suas respectivas pesquisas sempre focaram em lados estratégicos não em criar, e a criação de valores. Seguindo pensamentos diferentes temos Tidd & Bessant que acredita que o processo de inovar está atrelado a mudança. 
Já Liu & Meng, diz que um modelo de negócio funciona como um sistema com fluxo de produtos, serviços e informações. Incluindo também cada participante e o que ele desempenho. Sendo observados os benefícios que cada participante ou atividade traz para a empresa. De forma geral uma empresa inovativa busca lucrar da melhor forma possível. 
Para buscar esse formato inovativo os autores sugerem os seguintes critérios:
1. Ofertar novos produtos ou serviços, novos métodos de destinação de reutilizáveis e descarte de resíduos.
2. Necessariamente existir uma série de elementos na empresa que possam ser diferentes dos concorrentes. 
3. Ter um bom desempenho no mercado para ser refletido no custo, rentabilidade entre outros.
Outro aspecto é os 4P´s da inovação: Produto, Processo, Posição e Paradigma. 
· Produto: mudanças no que o produto ou serviço oferece.
· Processo: mudanças no tipo de processo para construção do produto ou serviço.
· Posição: mudança no contexto em que o produto ou serviço é inserido.
· Paradigma: mudança no pensamento do consumidor final de como o produto pode ser reinserido numa nova perspectiva. 
Estas quatro categorias não necessariamente precisam caminhar juntas, mas é possível que uma empresa apresente as quatro juntas. Existem ligações suficiente entre elas para um processo harmônico, podendo uma simples mudança afetar os 4P´s. 
Para Christensen & Raynor, uma empresa inovadora surgiu de outra entidade ainda que ligada a original, já que uma empresa com um processo estabelecido trava a criação de novos métodos por isso é aconselhável uma nova entidade.
A teoria e a estratégia do modelo de negócios são recentes, mas tem muitos pontos parecidos, tornando-as ferramentas duplas para a criação de inovações. Devido algumas escolas entrarem em conflitos de pensamentos nenhuma das duas pode ser descartada. O modelo de negócio divergentes são típicos de começo do desenvolvimento industrial, que considera os primeiros passos essenciais para a sobrevivência do negócio. Esse tipo de modelo pode ser encontrado em empresas dinâmicas com constante mudança, diferente dos modelos convergentes a esse que seguem uma reta linear de vida da empresa tendo um mercado muito mais estável.
O modelo disruptivo rompe um valor estabelecido, e oferece produtos e serviços mais convenientes ao consumidor final. Além de causar uma grande mudança no setor é muito difícil de prever deixando as demais empresas com dificuldades de adaptação.
 No meio automobilístico, onde o modelo estratégico sempre deu certo por sua tradicionalidade é suficiente para muitas companhias, a Tesla Motors propôs uma estratégia inovadora. A estratégia da Tesla consiste na inovação de seus veículos em comparação com os seus rivais que vinham na linha de criação do pôs segunda guerra e conforto, pelo qual a produtividade aumenta através da prática, inovação contínua e auto perfeição. A criação da tesla já veio no viés de inovação, não apenas mais uma montadora de automóveis no mercado, a comercialização da tesla também segue o jeito inovativo da empresa sendo vendidos via internet. Essa decisão veio para valorizar os produtos, já que em revendedoras o futuro comprador vai a procura de requisitos estabelecidos podendo tirar a atenção dos modelos tesla. Todo esse embasamento inovativo vem de investimentos prévios, tornando gastos em marketing e anúncios baixíssimos, pois a empresa usa uma abordagem não convencional para atrair clientes potenciais. A empresa confia que o marketing “boca a boca” aproxima o cliente além de trazer novos clientes, tirando todas as dúvidas podendo ainda observar tais necessidades para futuras criações. Além disso, a Tesla aproveita a mídia e a imprensa, para convidar jornalistas e especialistas em diversas ocasiões, como para a apresentação de novos produtos e comunicados de imprensa, bem como muitos eventos envolvendo os clientes. 
Dentro da produção de veículos elétricos, ainda á muito a se desenvolver e a Tesla Motors lidera esse segmento. Devido uma análise SWOT é possível ver a situação estratégica da marca a baixo:
	Forças 
	Fraquezas
	Tecnologia líder no setor de veículos elétricos
	Marca pouco conhecida no mercado de massa
	Modelo de negócio e produtos únicos
	Alta dependência de fornecedor único de suprimentos
	Pioneira na inovação tecnológica
	Proibição de vendas diretas em alguns estados norte americanos
	Vantagens como pioneira no setor
	Alto custo de estrutura, baixa economia de escala
	Marca e reputação fortes
	Produção atrasada, longo tempo de espera dos consumidores
	Vantagens por ter segmentado o mercado
	Baixa experiência na indústria automobilística
	Parceria com a Panasonic
	Problemas em nível global com as redes de venda
	Oportunidades
	Ameaças
	Demanda política e social por mobilidade elétrica
	Aumento de tecnologias concorrentes
	Iniciativas governamentais e subsídios para impulsionar o avanço dos carros elétricos
	Novos entrantes no mercado com grandes recursos
	Crescimento global por mobilidade
	Redução permanente no preçodo combustível reduz o interesse em carros elétricos
	Barreiras de entrada altas
	Riscos de segurança com baterias de lítio
	Debate sobre utilização de combustíveis fósseis
Redução dos custos pelo avanço tecnológico das baterias elétricas
	Barreiras de entradas alta dificultam expansão para novos mercados
Fonte: Moritz, 2015 
Diante da análise é possível ver algumas particularidades em força: líder no segmento e parceria com grande empresa, fraquezas: dependente de fornecedor específico e produção atrasada, oportunidades: iniciativas governamentais e subsídios para impulsionar o avanço dos carros elétricos e crescimento global por mobilidade, ameaças: riscos de segurança com baterias de lítio. Dentre os citados é perceptível quanto o setor criado pela própria Tesla Motors tem dificuldades e especificações únicas em contra mão tem um grande avanço nas mãos podendo trazer lucros ainda mais altos nas próximas décadas. 
Segundo Logan, Tesla segue alguns caminhos de crescimentos um deles é a negociação direta com o comprador além de showrooms em empresas, outro a patentear os automóveis tesla para outras empresas, mostrando que a procura na oferta dos automóveis com desempenho esportivo além de ser veículos socialmente responsáveis. 
A estratégia geral da marca foi apresentar um modelo inovador (Roadster) e se estabelecer no mercado, até então seu público era classe média alta. Em 2014 buscou abranger o mercado com o Modelo X.
Conclusão 
A Tesla Motors foi criada com o intuito de inovar e a diminuição da emissão de poluentes. Tendo em sua empresa um negócio inovador a tesla motors não se preocupa com a disseminação de informações pois deixa a disposição, para o aumento do mercado.
Sendo umas das empresas automobilísticas mais valiosa dos Estados Unidos, tesla tem em suas mãos a intenção de tornar carros elétricos com desempenho esportivo, mesmo com a falta de disseminação do produto em concessionária e a decisão de divulgar o próprio produto em workshop pode mostrar a confiança no próprio produto o valorizando.

Continue navegando