Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

- Horizonte diagnóstico é um horizonte do solo classificado como horizonte diagnóstico quando atendem características pré-determinadas. Dentro de uma profundidade de ocorrência, para fins de definição da seção de controle, os critérios estabelecidos pelo Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos (SiBCS). A coleção de atributos identificados nestes horizontes abrange não só características do horizontes pedogenéticos como desta forma, todas as características morfológicas são relevantes para a caracterização e a classificação do solo, mas, alguns são particularmente indispensáveis, para definir horizontes diagnósticos no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos como a cor úmida e seca dos horizontes superficiais (do A e do E) e as cores úmidas dos horizontes subsuperficiais, conforme a caderneta de cores Munsell, estrutura, consistência, transição de horizontes, cerosidade, nódulos, concreções, slickensides, superfícies de compressão, cores de oxidação e redução, camadas compactadas, profundidade das raízes no perfil, atividade biológica ao longo do perfil e outros.
 - Horizontes pedogenéticos são resultantes da ação dos fatores e processos de formação guardando relação entre si nas diferentes seções, sendo essas seções separadas por um aspecto morfológico. As características tem por exemplo a constituição mineralógica da argila, a textura, a cor, a consistência no estado molhado, a capacidade de troca de cátions e outros mais. 
O Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) 
A classificação de um solo para ser usada no Sibcs, é obtida a partir da avaliação dos dados morfológicos, físicos, químicos e mineralógicos do perfil que o representam..
A descrição morfológica do perfil se baseia na coleta de material de campo, que devem ser conduzidas conforme critérios estabelecidos nos manuais observando-se o máximo de zelo, paciência e critério na descrição do perfil e da paisagem que ele ocupa no ecossistema.
O registro deve ser feito com extrema exatidão para que não haja nenhum erro, anotar todo e qual tipo de características ali analisado, como relevo, clima, textura, densidade, profundidade, plantação, etc. É importante que as características morfológicas estejam relacionadas à profundidade de ocorrência para fins de definição da seção de controle estabelecida para diferentes classes nos diversos níveis categóricos. Todas as características morfológicas são relevantes para a caracterização e classificação do solo.
A chave de classificação é organizada em 6 níveis categóricos. Os quatro primeiros níveis são denominados de ordens, subordens, grandes grupos e subgrupos, sendo que o 5 º e 6 º nível categórico ainda se encontram em discussão. Atualmente um solo pode ser classificado corretamente utilizando-se a chave de classificação, até o 4º nível categórico do sistema. 
Utiliza-se no primeiro nível categórico o tipo de horizonte diagnóstico subsuperficial. Exceção: 
- Ausência de Horizonte B diagnóstico > Neossolos 
 Horizonte A Chernozêmico > Chernossolos 
Horizonte Hístico > Organossolos
Ex:
1º Nivel: B latossolico > latossolos
2º Nível: Cambissolos Hísticos 
3º Nível : Neossolos Litólicos Hísticos 
4º Nível: Gleissolos Melânicos Ta Alumínicos organossólicos

Mais conteúdos dessa disciplina