Buscar

Como planejar aulas de Educação Física aos Anos Finais do Ensino Fundamental de acordo com as temáticas apresentadas na BNCC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como planejar aulas de Educação Física aos Anos Finais do Ensino Fundamental de acordo com as temáticas apresentadas na BNCC?
 Enquanto profissão, seu trabalho é atender as necessidades sociais referentes às atividades físicas, de modo a estimular um estilo de vida ativo e saudável aos seres humanos. É um dos componentes curriculares obrigatórios da Educação Básica, que inclui todos os níveis e modalidades, e deve abordar os conhecimentos científicos, pedagógicos e técnicos sobre a atividade física. O profissional da Educação Física é especialista na motricidade humana, atendendo às expressões do movimento corporal de acordo com aspectos sociais, históricos e culturais da sociedade. Com relação às atividades físicas, suas responsabilidades são: diagnosticar, definir procedimentos, ministrar, orientar, desenvolver, identificar, planejar, coordenar, supervisionar, lecionar, assessorar, organizar, dirigir e avaliar.
 Sua atuação envolve intervenções baseadas em diagnósticos realizados por métodos e técnicas específicas, como consultas, avaliações, orientações e prescrições de atividades físicas. Tem como objetivos abordar a educação sobre a prática de exercícios físicos, a recreação através dela, o treinamento desportivo e a promoção da saúde por meio da prática de atividades físicas. A docência em Educação Física tem o papel de intervir da seguinte forma, segundo o CONFEF: “Identificar, planejar, programar, organizar, dirigir, coordenar, supervisionar, desenvolver, avaliar e lecionar os conteúdos do componente curricular/disciplina Educação Física, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, Médio e Superior, e nas atividades de natureza técnico-pedagógicas (Ensino, Pesquisa e Extensão), no campo das disciplinas de formação técnico-profissional no Ensino Superior, objetivando a formação profissional”.
 A Educação Física, segundo a BNCC, aborda a expressão dos alunos através das práticas corporais, que possibilitam experiências sociais, estéticas, emotivas e lúdicas, essenciais para a Educação Básica. As aulas devem possibilitar aos alunos a construção de um conjunto de conhecimentos sobre seus movimentos, de modo a desenvolver autonomia sobre a cultura corporal de movimento, para o cuidado de si e dos outros. Dessa forma, são capazes de atuar de forma autônoma e confiante na sociedade, através das diversas finalidades humanas que envolvem o corpo em movimento. A Educação Física tem um diferencial importante das outras áreas do conhecimento, pois ela não se restringe à racionalidade científica que costuma nortear as práticas pedagógicas, mas vai além e proporciona experiências mais amplas que envolvem cultura, lazer e saúde. As práticas corporais possuem três elementos fundamentais: o movimento corporal, a organização interna e o produto cultural.
 Educação Física e BNCC consideram as práticas corporais tematizadas e divididas em seis unidades temáticas que devem ser abordadas ao longo do Ensino Fundamental, apresentando possibilidades de manifestações culturais como, brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas, danças, lutas e aventuras.
 Como ensinar e planejar aulas de Educação Física?
 Para alinhar o plano de aula de Educação Física de acordo com a BNCC, é preciso considerar o que deve ser trabalhado para cada ano específico do Ensino Fundamental, com atividades que contemplem unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades exigidas.
 Ensino Fundamental – Anos Finais
 Nessa etapa, os alunos têm contato com mais professores, o que torna as interações mais complexas e o processo de ensino e aprendizagem mais sistemático. Considerando essas características, a forma de trabalhar a Educação Física precisa ser diferenciada. Sendo assim, a partir do 6º ano, os alunos devem ter acesso a um conhecimento mais aprofundado das práticas corporais, realizadas em contextos de lazer e saúde, dentro e fora da escola.
As Unidades Temáticas e os Objetos de Conhecimento para o 6º e 7º ano são:
· Brincadeiras e jogos: jogos eletrônicos.
· Esportes: atividades esportivas de marca, de precisão, de invasão e técnico-combinatórios.
· Ginásticas: ginástica de condicionamento físico.
· Danças: modalidades urbanas.
· Lutas: modalidades brasileiras.
· Aventura: práticas corporais de aventura urbanas.
 As Unidades Temáticas e os Objetos de Conhecimento para o 8º e 9º ano são:
· Esportes: atividades esportivas de rede/parede, de campo e taco, de invasão e de combate.
· Ginásticas: de condicionamento físico e de conscientização corporal.
· Danças: modalidades de salão.
· Lutas: modalidades do mundo.
· Aventura: práticas corporais de aventura na natureza.

Continue navegando

Outros materiais