Buscar

6 ano PLANO DE ENSINO ANUAL BNCC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

LOGO DA ESCOLA
 NOME DA ESCOLA
	PLANO DE ENSINO ANUAL - 2020
	PROFESSOR: JOYCE PEREIRA RAMOS
	COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
	ETAPA: Ensino Fundamental
	MODALIDADE: Regular
	6º ANO
	CARGA HORÁRIA ANUAL: 80h
	 CONCEPÇÃO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
	 A Educação Física é um Componente Curricular indispensável à formação integral dos alunos, cujo objetivo na escola é tematizar e tratar as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social. Legalmente, a Educação Física conquistou a condição de Componente Curricular obrigatório em toda a educação básica por meio da Lei 9394/96 (BRASIL, 1996) e da lei complementar 10.328/01 (BRASIL, 2001), sendo integrada à proposta pedagógica da escola pela Lei no 10.793 (BRASIL, 2003). 
Esse Plano de Ensino Anual para o Componente Curricular de Educação Física utiliza a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017) como documento orientador, tendo como objeto de estudo a Cultura Corporal de Movimento alicerçada e organizada em Práticas Corporais. 
 No ensino da Educação Física, o aluno deve ser compreendido como um ser integral, indissociável nos aspectos físico/motor, cognitivo, afetivo e socioemocional, sendo capaz de construir e reconstruir um conjunto de conhecimentos advindos da Cultura Corporal de Movimento, permitindo-o vivenciar, criar, recriar e ampliar o seu repertório de conhecimentos sobre as diferentes práticas corporais, para que se torne um sujeito mais participativo, confiante, crítico e autônomo na sociedade. 
 De acordo com a BNCC (BRASIL, 2017), as práticas corporais devem ser entendidas como um conjunto de manifestações centradas no movimento, que se fundamentam em três grandes elementos: 
• Movimento Corporal: é o elemento principal e essencial das práticas corporais; 
• Organização Interna: indica a lógica específica do entendimento e compreensão dos alunos em maior ou menor grau sobre os conceitos, procedimentos e atitudes relacionados as práticas corporais; 
• Produto Cultural: é o resultado da apropriação dos alunos sobre a cultura de movimento e sua utilização vinculada ao lazer, entretenimento, o cuidado com o corpo e a saúde fora do contexto escolar. 
 No cenário educacional contemporâneo, uma das responsabilidades da Educação Física enquanto componente curricular no contexto escolar é tematizar as práticas corporais, entendendo-as como um fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório, assegurando aos estudantes a construção de um conjunto de conhecimentos necessários à sua formação plena enquanto cidadão. 
 
	 COMPETÊNCIAS GERAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - BNCC
	 Esse Plano de Ensino Anual está alinhado a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017) e evidencia como um dos seus pressupostos as dez competências gerais para educação básica, que balizam o processo de ensino e aprendizagem na perspectiva do desenvolvimento integral do sujeito.
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 
3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 
4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 
6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 
7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 
8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo- se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
	 COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA - BNCC
	 Considerando os pressupostos apresentados nesse Plano de Ensino Anual, e em articulação com as competências gerais e da área de Linguagens propostas pela BNCC (2017), o componente curricular de Educação Física deve garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas, sendo elas: 

1. Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual. 
2. Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais, além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural nesse campo.
3. Refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais. 
4. Identificar a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os modelos disseminados na mídia e discutir posturas consumistas e preconceituosas.
5. Identificar as formas de produção dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatórios em relação s práticas corporais e aos seus participantes.
6. Interpretar e recriar os valores, os sentidos e os significados atribuídos s diferentes práticas corporais, bem como aos sujeitos que delas participam. 
7. Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos. 
8. Usufruir das práticas corporais de forma autônoma para potencializar o envolvimento em contextos de lazer, ampliar as redes de sociabilidade e a promoção da saúde. 
9. Reconhecer o acesso as práticas corporais como direito do cidadão, propondo e produzindo alternativas para sua realização no contexto comunitário. 
10. Experimentar,desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. 

	 DIMENSÕES DO CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA - BNCC
	 As dimensões do conhecimento tratam dos significados que atravessam as práticas corporais e ampliam as possibilidades de aprendizagem dos alunos por meio de uma formação integral e contextualizada. Nesse sentido, as aulas de Educação Física propostas nesse planejamento contemplam as diferentes dimensões do conhecimento abordadas pela BNCC (BRASIL, 2017), sendo elas: Experimentação, Uso e apropriação, Fruição, Reflexão sobre a ação, Construção de valores, Análise, Compreensão e Protagonismo comunitário.
	 METODOLOGIA
	 O processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Educação Física deve atender alguns princípios metodológicos, no sentido de nortear as práticas pedagógicas do professor e facilitar o entendimento e apropriação das práticas corporais por parte dos alunos, sendo eles: princípio da inclusão, princípio da diversidade, princípio da complexidade e princípio da adequação. As aulas serão norteadas preferencialmente por meio dos métodos ativos de aprendizagem, em que os alunos desenvolveram por meio de descoberta orientada e exploração sua apropriação e construção de suas aprendizagens essenciais.
 As atividades serão realizadas individualmente, em duplas e pequenos grupos, promovendo a autonomia referente aos conceitos, procedimentos e atitudes no decorrer das aulas, estando o professor orientando e estimulando a aprendizagem dos alunos como facilitador de todo o processo metodológico. A metodologia ativa será empregada durante as aulas, objetivando o amplo desenvolvimento das habilidades e competências por parte dos alunos.
 A estruturação e organização das aulas deve seguir uma sequência didática lógica, pois permitirá um encadeamento das práticas corporais com expectativas e progressões de aprendizagens bem definidas, por meio das unidades temáticas e seus respectivos objetos de conhecimentos.
	 AVALIAÇÃO
	 A avaliação deve ser concebida como instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica do professor, auxiliando-o na compreensão de quais aspectos devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual e de todo o grupo de alunos. Para os alunos, a avaliação deve ser entendida como um instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades para que possa desenvolver sua autonomia e sua criticidade sobre os aspectos relacionados a cultura corporal do movimento. 
 Durante as aulas de Educação Física, a avaliação deve ser utilizada durante todo o processo, empregando critérios e instrumentos diversificados, devendo ser parte integrante do plano de aula do professor, adequando-se as respectivas habilidades propostas para as unidades temáticas e seus objetos de conhecimento, explorando as dimensões conceitual, procedimental e atitudinal. A avaliação estará diretamente ligada ao desenvolvimento das habilidades por parte dos alunos.
 ORGANIZADOR CURRICULAR- 6º ANO
	Unidades Temáticas
	Objetos de conhecimento
	 Habilidades
	Jogos e brincadeiras
	
Jogos Eletrônicos
	 
(EF67EF01) Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários. 
(EF67EF02) Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos avanços das tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses diferentes tipos de jogos. . 
	ESPORTES
	
Esportes de marca 
Esportes de precisão 
Esportes de invasão 
	(EF67EF03) Experimentar e fruir esportes de marca, precisão, invasão valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. 
(EF67EF04) Praticar um ou mais esportes de marca, precisão, invasão oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras. 
(EF67EF05) Planejar e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de marca, precisão, invasão como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica. . 
	GINÁSTICAS
	
Ginástica Geral 
Atividades Circense 
	(EF67EF09.1MT) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios na execução de elementos básicos de apresentações coletivas de ginástica geral, reconhecendo as potencialidades e os limites do corpo e adotando procedimentos de segurança.
 
(EF67EF09.2MT Experimentar e fruir diversas combinações de elementos pertencentes as atividades circenses e a ginástica geral (equilíbrio, saltos, malabares, giros, rotações, acrobacias com ou sem materiais) propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano. 
	DANÇA
	Danças regionais e folclóricas do Brasil 
	(EF69EF12.1MT) Analisar as características (ritmos, gestos, coreografias e músicas) das danças de salão, regionais, folclóricas e circulares bem como suas transformações históricas e os grupos de origem. 
(EF69EF12.2MT) Analisar e diferenciar os tipos de dança, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a elas por diferentes grupos sociais, bem como suas transformações históricas e os grupos de origem. 
 
	LUTAS
	Atividades/jogos de ataque e defesa, Lutas do Brasil 
 
	(EF67EF14) Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas do Brasil, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais. 
(EF67EF17.1MT) Experimentar, fruir e utilizar estratégias de movimentos e elementos de ataque e defesa, respeitando o colega como oponente, diferenciando lutas de brigas. 
	PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA
	Práticas corporais de aventura urbana 
	(EF67EF18) Experimentar e fruir diferentes práticas corporais de aventura urbanas, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais.
 
(EF67EF19) Identificar os riscos durante a realização de práticas corporais de aventura urbanas e planejar estratégias para sua superação. 
(EF67EF20) Executar práticas corporais de aventura urbanas, respeitando o patrimônio público e utilizando alternativas para a prática segura em diversos espaços.

Continue navegando