Buscar

PTI LINGUAGENS

Prévia do material em texto

Aluna: Priscilla Marcelino 
Curso: Pedagogia 
Disciplina: Linguagem
Professora: Daniella Barbosa Buttler 
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE LINGUA PORTUGUESA
Na construção de língua escrita as crianças precisam passar por algumas etapas entre elas estão:
· primeira etapa é a pré-silábica- onde já foram apresentados para os alunos na educação infantil o no qual nessa etapa eles já conhecem o mundo das letras, e já começas a formular suas hipóteses de escrita, não que já surjam palavras, mas que eles já começam a entender que nessa hipótese é que ela passa a perceber que desenhos e letras são caracteres diferentes. Que para escrever uma palavra, rabisco não basta sem as letras.
· silábica- onde a criança começa a perceber que as palavras são divididas em pequenos pedaços em silaba, onde as crianças começas a usar essa hipótese de escrita uma letra pra cada silaba.
· silábica alfabética- onde a criança caminha da fase alfabética para a fase silábica, esse momento é um momento muito importante pois é onde a criança percebe que não basta uma letra para representar uma silaba, ela precisa mais do eu isso.
· Fase alfabética- é aquela que a criança entende que cada som tem uma letra para representar cada silaba com a quantidade de letra necessária.
· Fase ortográfica- é quando o aluno consolida a fase alfabética, mas inicia a ortografia, onde tudo vai ficando mais complexo. 
Diferença entre letramento e ortografização:
Letramento- ocorre muito antes da criança ingressar na escola é quando ela está inserida em uma sociedade gráfica, a criança tem contato com a escrita, contatos com as pessoas que tem o habito de leitura e escrita.
Ortografização: é quando a criança ingressa na escola e é sistematizada e requer uma técnica, desde que a criança precisa segurar um lápis, precisa entender que a escrita é de cima para baixo da esquerda para direita, em fim entre outros... Ler e escrever, formando leitores competentes.
A ortografização acaba se tornando mais demorada por que pra muitas pessoas por muito tempo a ortografia se resumiam em trabalhar o X ou o CH, R, RR, Z, S..., mas veio a época de ditadura do texto, quando todas as atividades deveriam girar em torno da leitura, da produção textual essa vazão fez com que deixamos de ensinar ortografia intencionalmente, achando que a aquisição da escrita ortográfica seja natural a partir do texto. Mas a questão é se devemos ou não ensinar, mas como ensinar. 
REFERENCIAS:
Referência: PEREIRA, Juliano. ortografia na alfabetização. 2018. Disponível em: <https://www.clarissapereira.com.br/ortografia-na-alfabetizacao/#:~:text=Para%20muitas%20pessoas%2C%20e%20por,ou%20CH%2C%20R%20ou%20RR%E2%80%A6&text=Ortografia%20%C3%A9%20uma%20conven%C3%A7%C3%A3o%20social,%C3%A0s%20crian%C3%A7as%20%C3%A9%20letramento!).>. Acesso em: 20 nov. 2018.
Citação direta: Pereira (2018)
Citação indireta: (PEREIRA, 2018)

Continue navegando