Buscar

Aspectos da Falência e Recuperação Judicial

Prévia do material em texto

Prova – Recuperação Judicial
Como regra, quando da decretação da falência, o juiz não pode determinar a suspensão das execuções que correm contra o falido. Tal ponto decorre da perpetuatio jurisdictionis
 - Falso
Sobre o depósito elisivo, à luz do que dispõe a literalidade da Lei n. 11.101/05, ele não poderá ser realizados nos casos ligados aos atos de falência. 
- Falso
Para instruir o pedido de falência, o credor deve ajuizar, em primeiro lugar, ação autônoma de exibicação de documentos em face do devedor, a fim de viabilizar a apuração da real situação econômica dele. Frisa-se: não há que se falar em falência sem o referido dado. 
- Falso
Os empresários irregulares, no que toca à falência, estão submetidos à Lei n. 11.101/05.
Nesse sentido, Marlon Tomazette explica que "[...] no caso dos empresários irregulares, caberá ao autor do pedido de falência a comprovação da condição de empresário, que decorrerá do exercício da empresa. Nem sempre tal prova é fácil, mas será necessária, pois a falência, hoje, ainda é um regime especial aplicável apenas aos empresários".
 - Falso 
OAB - 2019 - ADAPTADA) 
Além da impontualidade, a falência pode ser decretada pela prática de atos de falência por parte do devedor empresário individual ou dos administradores da sociedade empresária.
Por exemplo, transferir estabelecimento a terceiro, credor ou não, sem o consentimento de todos os credores e sem ficar com bens suficientes para solver seu passivo é ato de falência.
 - Verdadeiro
Sobre o pedido de falência, o principal estabelecimento do empresário é aquele ligado - obrigatoriamente - à sede contratual. Assim, se um empresário possuir a sede contratual em Salvador (BA), é ali que ação deverá ser distribuída.
- Verdadeiro
A Fazenda Pública do Estado de Pernambuco ajuizou ação de execução fiscal em face de sociedade empresária. No curso da demanda, houve o processamento da falência da sociedade.
Sobre a situação acima, vale lembrar que o juiz instaurará, de ofício, para cada Fazenda Pública credora, incidente de classificação de crédito público e determinará a sua intimação eletrônica para que, no prazo de 30 (trinta) dias, apresente diretamente ao administrador judicial ou em juízo, a depender do momento processual, a relação completa de seus créditos inscritos em dívida ativa, acompanhada dos cálculos, da classificação e das informações sobre a situação atual.
- Falso
O administrador judicial, além de decretar a falência do empresário, também participa da fase habilitação de créditos
-  Falso
João da Silva era empregado da sociedade empresária BIRA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. exercendo a função de gerente de vendas numa pequena filial estabelecida na cidade do Rio de Janeiro/RJ.
No entanto, vale destacar que o maior volume de negócios de tal sociedade empresária concentra-se em sua sede, localizada no município de São Paulo.
 Em janeiro de 2016, João foi demitido sem justa causa. E, no mês seguinte, propôs Reclamação Trabalhista em face da sociedade BIRA IND. COM. LTDA. na Comarca do Rio de Janeiro, local da prestação dos serviços.
 A referida reclamação foi julgada procedente e a sociedade foi condenada a pagar o montante deR$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais).
Diante do quadro acima, conclui-se que eventual pedido de falência também deve ser manejado na comarca do Rio de Janeiro/RJ. 
- Falso
A falência, em razão de sua complexidade, deve ser utilizada tão somente por sociedades empresárias. Empresários individuais devem se submeter à insolvência civil.
- Falso - acertei
À luz do princípio da economia processual e eficiência, o administrador judicial exercerá a função de mediador nos processos em que foi nomeado.
- Falso- acertei
ATENÇÃO: OS ENUNCIADOS PODEM SER IGUAIS, MAS AS ASSERTIVAS FINAIS SEMPRE SÃO DIFERENTES! CUIDADO!
(DPE/RJ - ADAPTADA - FGV - 2021) 
Papel Feliz Papelaria Ltda. possui em seu quadro social três sócios: José, que é também sócio administrador; Edivânia, mulher de José; e Elias, que é cunhado de José. Com o advento da pandemia de COVID-19 não foi possível manter os negócios, diante do baixíssimo movimento do empreendimento. Os negócios já estavam fracos desde meados de 2018, agravando-se diante do quadro econômico que acompanhou a pandemia. Em abril de 2021, foi apresentado o pedido de falência por um de seus credores.
Diante do quadro acima, a sociedade empresária Papel Feliz Papelaria Ltda., ao receber a citação, poderá apresentar contestação ou realizar pedido de recuperação no prazo de 15 dias, assim como determina o Código de Processo Civil
- Falso
Se assim desejar, o administrador pode manter endereço eletrônico na internet com informações atualizadas sobre o processo de falência. 
- Falso
A sociedade de economia mista, por ser pessoa jurídica de direito privado, está sujeita à Lei n. 11.101/05. 
-Falso
Será tratado como retardatário o credor que perder o prazo de impugnação ligado à relação de credores apresentada pelo administrador judicial após a fase administrativa. 
-Falso
XPTO possui um crédito para receber do devedor empresário QWER. 
No entanto, foi decretada a falência de QWER, sendo certo, inclusive, que o administrador judicial já publicou a relação de credores elaborada após a fase administrativa de habilitação e verificação de crédito. 
Se XPTO perceber que ele não consta da referida relação, conclui-se que XPTO nada poderá fazer, pois DORMIENTIBUS NON SOCORRIT JUS (o direito não socorre aos que dormem).  
- Falso
Quando da análise da fase falimentar, é possível perceber que a Falência viabiliza o realocação de recursos na economia. Outro empresário pode comprar, por exemplo, o estabelecimento que foi arrecado na fase de arrecadação de bens, ponto que favorece a geração de empregos.
 Verdadeira
Se João decidir recorrer, ele deverá fazer uso do agravo de instrumento. 
- Falso
João, Médico, ao longo de um processo de execução , não pagou, não depositou e nem nomeou bens a penhora. 
Diante do quadro acima conclui-se que o credor poderá requerer a falência de João
Verdadeira - FALSO
Papel Feliz Papelaria Ltda. possui em seu quadro social três sócios: José, que é também sócio administrador; Edivânia, mulher de José; e Elias, que é cunhado de José. Com o advento da pandemia de COVID-19 não foi possível manter os negócios, diante do baixíssimo movimento do empreendimento. Os negócios já estavam fracos desde meados de 2018, agravando-se diante do quadro econômico que acompanhou a pandemia. Em abril de 2021, foi apresentado o pedido de falência por um de seus credores.
Conclui-se que o referido pedido de falência gerará a responsabilidade ilimitada de todos os sócios. 
- Falso - acertei
 O nosso ordenamento jurídico, em razão de diretrizes da boa-fé, não comporta pedido de autofalencia, pois o empresário em crise deve tentar a sua recuperação judicial
- Falso
O juiz, quando da decretação da falência, nomeará um administrador judicial. Trata-se de auxiliar da justiça - obrigatoriamente - com formação em direito, administração, contabilidade e economia.
Falsa
No dia de ontem, foi publicado o edital com a primeira relação de credores do empresário XPTO. Diante disso, sabe-se que os credores deverão, se for o caso, pleitear a habilitação dos seus créditos perante o juiz da causa no prazo de 10 dias.
-Falso
Os atos praticados pelo empresário falido dentro do termo legal de falência são objetivamente ineficazes. Trata-se do denominado período suspeito. Em resumo, o juiz, quando da decretação da falência, fixará o referido termo legal da falência, sem poder retrotraí-lo por mais de 90 (noventa) dias contados do pedido de falência, do pedido de recuperação judicial ou do 1º (primeiro) protesto por falta de pagamento, excluindo-se, para esta finalidade, os protestos que tenham sido cancelados.
- Verdadeiro
José, quando da realização de uma palestra para pequenos empresários, afirmou que a falência visa a fomentar o empreendedorismo no Brasil, mas não tão somente a servir como uma execução concursal/coletiva. 
Ademais, ele afirmou que a Lei n. 11.101/05 é norma de natureza híbrida,pois trata tanto de direito material quanto de direito processual, sendo certo que, no que toca ao segundo aspecto, os princípios da celeridade e da economia processual ganham relevo acentuado.
-Verdadeiro
O credor retardatário é aquele que deixou de retirar o seu pagamento no prazo estipulado pelo juiz.
-Falsa - acertei

Continue navegando