Buscar

UC 10 Atividade 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UC 10 – Atividade 2
Prezado Senhor Roberto,
É sempre uma alegria poder atendê-lo e solucionar as suas dúvidas, então vamos lá:
1- O locatário deve ser notificado?
Caso queira colocar seu imóvel à venda é necessário sim notificar o locatário. A lei nos diz que o locatário possui direito de preferência na compra do imóvel locado, em igualdade de condições com terceiros, sendo necessário dar conhecimento desse negócio por meio de notificação extrajudicial, judicial ou qualquer outro meio em se tenha certeza da ciência do locatário.
Essa notificação deve conter todos os detalhes do negócio, tais como preço, a forma de pagamento e a existência de ônus reais. O locatário possuirá 30 (trinta) dias para exercer o direito de preferência, com aceitação integral da proposta, pois passado este pra o direito caducará se não manifestado de maneira inequívoca.
2- O locatário é obrigado a permitir que clientes compradores visitem o imóvel? Como?
Ao que se trada da visitação ao imóvel, o locatário tem como obrigação permiti-la, o contrato de locação confere ao locatário, somente à posse direta do imóvel, significando que a propriedade do locador é preservada e deve ser respeitada.
De acordo com o inciso, IX do artigo 23 da lei do inquilinato, o locatário é obrigado a permitir que o imóvel visitado e examinado por terceiros, na hipótese prevista no art. 27 (nesse caso, a venda do bem), Contudo, faz-se necessário combinação prévia de dia e hora. Caso não haja acordo, ficará o locatário passível de ação de despejo por infração legal e ainda poderá sofrer a multa rescisória estipulada no contrato de locação.
3- Caso o imóvel seja vendido para um terceiro, o novo proprietário poderá denunciar o contrato de aluguel?
Em caso de venda do imóvel a um terceiro durante a locação, o adquirente poderá denunciar o contrato, com o prazo de noventa dias para a desocupação, salvo se a locação for por tempo determinado e o contrato contiver cláusula de vigência em caso de alienação e estiver averbado junto à matrícula do imóvel. 
Assim, somente após a concretização da venda, com o efetivo registro da matrícula do imóvel, e que o novo proprietário terá o prazo de 90 (noventa) dias para notificar o locatário pelo desinteresse da locação, pedindo o imóvel. Após o recebimento da notificação terá o locatário prazo de 90 (noventa) dias para desocupar. Se por um acaso, a desocupação não ocorrer de maneira amigável o nome proprietário poderá exercer seu direito de reaver a posse direto por meio de ação judicial.

Continue navegando