Buscar

APS- RECURSOS TERAPEUTICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Millene Moreira Magalhães – 7994965 FMU – FISIOTERAPIA / 4 SEM
APS- RECURSOS TERAPEUTICOS
Sobre casos específicos 
1. Quando um indivíduo sofre uma fratura e realiza terapia com laser é esperado quais efeitos bioquímicos? 
Ao utilizarmos laser terapia em um paciente que sofreu uma fratura, temos como efeitos bioquímicos, aumento da permeabilidade das membranas celulares com maior eficiência da bomba de sódio, aumento da síntese do colágeno aumenta o número de fibroblastos e etc.
2. Na conduta para tendinite do ligamento patelar foi prescrito além da cinesioterapia, ultrassom de forma pulsátil, 3 MHz, com o tempo de aplicação de 16 min conforme a ERA, com potência de 1.2 W/cm 2 , com objetivo de ação anti-edematosa e anti-inflamatória. Em sua opinião, a utilização do ultrassom está correta? Justifique sua resposta fisiologicamente.
Sabemos que a energia ultrassônica é útil em pacientes com alta porcentagem de gordura cutânea e sempre que os efeitos desejados se destine á estruturas mais profunda, uma vez que temos ciência que a energia ultrassônicas a 1MHz é transmitida através dos tecidos mais superficiais e absorvida principalmente nos tecidos profundos. A energia utilizada no paciente com tendinite patelar de 3MHz é absorvida nos tecidos mais superficiais sendo utilizado para tratar as condições mais superficiais. Logo, a utilização do ultrassom está incorreta, deveria ser mais baixa para se destinar á estruturas mais profunda.
 3. Na conduta para a tendinite de cabeça longa do bíceps braquial foi utilizado ultrassom contínuo, 1 MHz, potência de 1.2 W/cm 2 com o tempo de aplicação de 5 min conforme a ERA. Em sua opinião, a utilização do ultrassom está correta? Justifique sua resposta fisiologicamente. 
No caso de tendinite de cabeça longa do bíceps a utilização do ultrassom continuo, 1MHz, em potencia 1.2 Wcm, com tempo de 5 min, está correta . Sabendo que as doses de ultrassons mais eficazes para esta aplicação são: intensidade de 0,5 a 2,5 W/cm, pulsado ou continuo, com frequência de 1 ou 3MHz, por 3 a 5 min, que resulta em aumento de proporção de colágeno.
4. Considere um paciente pós-AVC já em uma fase crônica com hemiplegia a direita. Como você deve auxiliar esse paciente a levantar da cadeira? Descreva todas as fases detalhadamente. 
Melhor jeito de auxiliar o paciente a passar de sentado para em pé é apoiando pela cintura e colocar o joelho do paciente entre os joelhos o fisioterapeuta. Se possível peça para que o paciente incline o tronco para frente para se levantar. Os pés do fisioterapeuta tem que servir de apoio, também tem que segurar os pacientes pelas mãos oferecendo apoio e segurança.
5. Paciente J.T. está internado no hospital há duas semanas e apresenta bastante secreção pulmonar. O paciente está lúcido, orientado e coerente. Quais manobras de higiene brônquica vocês realizaria com este paciente? Descreva a realização de duas detalhadamente.
No caso do paciente J.T, por ele está lúcido e orientado poderia ser usado drenagem postural, que faz uso da gravidade e da energia mecânica, onde melhora o equilíbrio V/Q mobilizando a secreção. Mudanças de posição têm como objetivo: promover a expansão pulmonar, melhorar a oxigenação, impedir a retenção de secreções. A drenagem postural utiliza a gravidade para auxiliar na movimentação da secreção dos lobos segmentos distal para as vias aéreas centrais.
Responda as questões abaixo: 
1. O que é diatermia? 
Método terapêutico que consiste num circuito gerador de ondas curtas e podem produzir níveis de potência de saída de até 500W, proporcionando um aquecimento significativo na área do corpo a ser tratado.
 2. Quais os efeitos do microondas? 
O uso de micro-ondas impacta e diminui a atividade de enzimas antioxidantes o que causa uma diminuição significativa na proteção antioxidante e pode acabar implicando no desenvolvimento de doenças degenerativas, além de mudar a estrutura protética dos alimentos.
3. Quais diferenças entre o microondas e o ondas curtas?
Micro-ondas geram mais calor nos tecidos com condutividade elétrica como os músculos, porém essa radiação penetra menos profundamente do que diatermia indutiva por ondas curtas.
 4. Como é realizado o padrão ventilatório DEEP II? Quando ele é indicado? 
DEEP II consiste em uma inspiração profunda até o VRI, lenta e uniforme por via nasal, seguida por uma inspiração oral lenta e uniforme até o VRE. Tem como objetivo principal melhorar a complacência toraco pulmonar. É indicado para pacientes que apresentam baixa resistência das vias aéreas.
5. Quando é indicada a realização da manobra respiratória para aceleração de fluxo expiratório (AFE)? 
A AFE é uma técnica não convencional de desobstrução brônquica é indicada em casos de DPOC.
6. Como é realizado o padrão ventilatório de inspiração abreviada? Quando ele é indicado?
A inspiração abreviada trata-se de uma inspiração ao nível do volume corrente, seguida de uma expiração continua, até atingir o nível do volume de reserva expiratório. É indicado para melhorar a elasticidade desisufaltoria.

Outros materiais