Buscar

Teorias e Práticas do Currículo

Prévia do material em texto

1.  Teorias e Práticas do Currículo
 
2. Forum 1 - Teorias e Práticas do Currículo
 
Qual a importância de refletir a respeito da temática multiculturalismo, considerando suas relações com o contexto curricular e educacional na contemporaneidade?
R ; O multiculturalismo tem se mostrado extremamente necessário na sociedade atual, como formas de abordar a diversidade, principalmente como forma obrigatórias nos currículos escolares.
Diante disso, devem ser considerados pelos educadores e expostos nas práticas pedagógicas, estimulando a conscientização e respeito pelas diversidades por parte dos estudantes, que crescerão longe de atitudes de preconceito.
A reflexão sobre o multiculturalismo é importante para a manifestação da liberdade que muitos grupos sociais devem ter na sociedade como um todo.
Partindo desse ponto de vista, o multiculturalismo pode ser compreendido como uma mistura de culturas que ocorre em todos os países do mundo. Assim, muitas pessoas acabam manifestando os seus hábitos, crenças e costumes em todos os países do globo terrestre.
Por fim, vale destacar que o multiculturalismo não é bem visto por algumas pessoas com ideias separatistas. E isso acaba causando atos isolados de xenofobia (raiva e ódio aos estrangeiros).    
O processo de multiculturalismo compreende o reconhecimento da existência de diversas formas de cultura na sociedade, no sentido de desenvolvimento de liberdade de expressão para o exercício de diversas formas de cultura.
Para que este movimento seja efetivado, é preciso que haja o desenvolvimento de conscientização coletiva, sobretudo durante o processo de aprendizado, através de dinâmicas que envolvam a exposição das multiculturas.
O multiculturalismo é um tema atual que está presente nas discussões em que trata a formação docente, visto que a sociedade tem demonstrado preocupações com perspectivas inclusivas às diversidades
O multiculturalismo é um tema muito atual e pertinente, tanto na sociedade como na escola. O multiculturalismo se transformou em uma ideologia escolar. Com a rapidez de informações e a facilidade no que diz respeito à interação entre os indivíduos, que caracterizam o mundo globalizado, as relações interetnicas vêm sendo estabelecidas e repercutindo no ambiente escolar. No Brasil, o interesse pelo tema nas escolas cresce conforme as orientações e reformulações pelas quais passam a Educação Básica e apontam para uma concepção de currículo que considere o caráter multicultural da nossa sociedade
Na escola, pode-se entender a diversidade como uma construção histórica, social e cultural das diferenças, das individualidades, e não apenas como limites e estereótipos biológicos, étnicos, raciais e linguísticos dos seres humanos. Neste sentido, é importante dizer que as diferenças existem além das características físicas, capazes de serem vistas, e só podem ser realmente percebidas quando nós, culturalmente e socialmente, as identificamos. Contudo, é importante relembrar que para avançar nessa questão, é preciso que ter clareza a respeito do conceito de educação que permeia a prática pedagógica. H
Falar sobre a diversidade e tentar incluí-la nos currículos implica consequentemente na compreensão e no reconhecimento das lutas, das reivindicações e as necessidades de determinados grupos que de certa forma estão ou estavam curricularmente esquecidos ou desconsiderados.
Relações estas que produzem mudanças em cada indivíduo, favorecendo a consciência de si e reforçando a própria identidade. Sobretudo, promovem mudanças estruturais nas relações entre grupos. Nesse contexto, é condição indispensável para a prática de uma educação inclusiva, modificar olhares, rever posições pessoais e profissionais, mudar posturas e romper barreiras de atitudes, se quiser realmente empreender uma educação que se efetive nas suas concepções e práticas como articuladora e valorizadora dessa diversidade.

Continue navegando