Buscar

Sistemas de Informações Gerenciais - Avaliação Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova de Sistemas de Informações Gerenciais - Avaliação Discursiva - Tentativa 1 de 1
Questão 1 de 1
O esgotamento profissional, conhecido como Síndrome de Burnout, foi incluído na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa síndrome, que foi incluída no capítulo de problemas associados ao emprego ou ao desemprego, foi descrita como uma síndrome resultante de um estresse crônico no trabalho não administrado com êxito e caracterizado por três elementos: sensação de esgotamento, cinismo ou sentimentos negativos relacionados a seu trabalho e eficácia profissional reduzida. A nova classificação, publicada em 2018 e aprovada durante a 72ª Assembleia Mundial da OMS, entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2022. A Classificação Internacional de Doenças da OMS estabelece uma linguagem comum que facilita o intercâmbio de informações entre os profissionais da área da saúde ao redor do planeta. 
Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2019/05/27/oms-inclui-a-sindrome-de-burnout-na-lista-de-doencas.htm>. Acesso em: 06 jul. 2019 (adaptado). 
Fonte: ENADE 2019 – Formação Geral 
 
A Niponic Cables, empresa japonesa, líder global na fabricação e vendas de cabos para motores de automóveis, possui hoje cerca de 400 vendedores de campo que atuam em todo Brasil, em diferentes lojas, com vendas diretas e indiretas. A equipe de vendas administra todas as negociações com planilhas de Excel. No final de cada semana, alguns pontos focais das equipes espalhadas no país consolidam estas planilhas e as encaminham para o diretor de vendas que, então, consegue ter a informação exata das negociações efetivadas e futuras. Em resumo, as informações de vendas levam pelo menos uma semana para serem atualizadas. Como o trabalho é totalmente manual, erros de digitação e de cálculo são frequentes, e muitas vezes versões erradas das planilhas são enviadas, gerando mais confusão e esforço para o cálculo das vendas. 
 
De acordo com os textos apresentados, no sentido de evitar que a Síndrome de Burnout venha a acometer os vendedores da Niponic Cables, devido ao estresse em se trabalhar em um cenário confuso, com processos manuais que possibilitam erros diversos e, no sentido de apresentar uma solução de melhoria para os processos de vendas da referida empresa; analise, pesquise e responda: 
 A. Como você considera que um Sistema Gerencial poderia contribuir para evitar que haja incidência da síndrome de Burnout entre os colaboradores da Niponic Cables? Comente sobre os benefícios que a empresa teria ao adquirir um sistema como este.
B. Indique qual tipo de sistema gerencial seria o mais indicado para a demanda da Niponic Cables, no que se refere a automatização do processo de vendas. Justifique sua resposta.
C. E se a solução indicada para a Niponic Cables estivesse hospedada em nuvem (cloud computing). Que tipo de vantagens a empresa/colaboradores/clientes teriam? 
D. Por último: comente se na empresa onde você trabalha ou onde seus familiares e amigos trabalham está sendo feito o uso de um CRM. Cite pelo menos um resultado (positivo ou negativo) percebido entre colaboradores, clientes e/ou fornecedores. 
 
Dicas: é importante você conhecer os conteúdos dos capítulos 4 e 11 do livro da disciplina como base para a resposta. 
Para responder o que está sendo pedido, você deve produzir um texto entre 10 e 15 linhas (entre 800 e 1200 caracteres). O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no livro e nas videoaulas da disciplina e em pesquisa sobre o assunto. Lembre-se que não serão aceitas cópias, nem do livro, nem da internet. Caso utilize material externo, não esqueça de citá-los.
MINHA RESPOSTA
Em relação ao sistema de informação gerencial, acho de grande importância o uso dele para uma empresa de grande porte com centenas de colaboradores, pois ele irá ajudar na organização das informações, tendo vários modelos e funções para cada área desejada, assim evitando estresse futuro para não desencadear uma possível síndrome de Burnout.
Sistemas de Processamento de Transações (SPT), seria o tipo de sistema gerencial indicado para a empresa Niponic Cables, pois ele atende as necessidades diárias da empresa; e suas informações ficam registradas em bancos de dados (podendo ser armazenados em nuvem) que são de fácil acesso aos colaboradores, que podem identificar vendas, compras, área financeira, estoque entre outros dados. Onde terão um melhor planejamento estratégico e controle de gestão da empresa.
A empresa onde eu trabalho recebe fornecedores de empresas que fazem o uso da CRM (customer relationship management), percebemos a diferença na recepção pelo mesmo, pois contam com os dados dos clientes fornecendo um atendimento diferenciado de acordo com cada cliente visitado, fazendo suas visitas serem mais agradáveis.
RESPOSTA DO PROFESSOR TUTOR
Olá!
Sua resposta está parcialmente correta e poderia ser assim:
Uma vez que uma empresa adota um Sistema de Gestão, se inicia um processo automatizado, com mais organização, tomada de decisão assertiva, diminuição de erros e retrabalho, diminuição do estresse, diminuição do uso de planilhas, maior visão sistêmica, dados confiáveis e maior sinergia. 
O sistema de informação gerencial a ser aplicado para suportar um processo de vendas é CRM, tendo em vista, que ele trará os seguintes benefícios: 
- Ajuda a equipe de vendas a aumentar a produtividade, concentrando seus esforços nos clientes mais lucrativos e naqueles com maior probabilidade de adquirir produtos e serviços; 
- Oferecem informações relativas a contatos e prospecção de vendas de produtos, além de recursos para configuração de produtos e geração de cotações; 
- Reúnem informações sobre o histórico de compras de determinado cliente, ajudando o vendedor a fazer recomendações personalizadas; 
- Oferecem informações e ferramentas para aumentar a eficiência de call centers, help desks e da equipe de suporte.; 
- Possuem recursos para encaminhar e gerenciar solicitações de serviços feitas pelos clientes; 
- Colaboram com as campanhas de marketing direto, pois oferecem a possibilidade de capturar dados de possíveis clientes, fornecem informações sobre produtos e serviços, classificam indicações para marketing direcionado e programam e monitoram e-mails ou correspondência; 
- Realizar marketing de produtos complementares através da venda cruzada (cross-selling), na qual, através da identificação de um produto adquirido, é oferecido outro relacionado; 
- Auxiliam as organizações a gerenciar e executar todas as etapas de suas campanhas de marketing, desde o planejamento até a determinação da taxa de sucesso de cada campanha. 
Já uma solução hospedada em nuvem poderá contribuir da seguinte forma: 
- Redução de custos com aquisição de hardware, servidores, banco de dados, licenças de sistemas operacionais e manutenção; 
- Redução de custos com profissionais para manter a operação contínua; 
- Flexibilidade para os vendedores acessarem o sistema de qualquer lugar, apenas utilizando um dispositivo com navegador e internet; 
- As soluções em nuvem são expansivas e dinâmicas, permitindo completa escalabilidade para o negócio; 
- Oferecem total segurança e disponibilidade do ambiente, não havendo necessidade de arcar com custos de backup, manutenção com segurança, site backup e plano de contingências; 
- Os custos com solução de sistemas na nuvem estão em grande parte direcionados apenas para a parametrização ou adaptação do sistema de acordo com cada negócio; 
- Os sistemas na nuvem são executados em ambientes propriamente dimensionados; 
- Os custos são voltados apenas para aquisição de licenças e implantação da adaptação do sistema ao negócio; 
- Agilidade no fechamento da negociação, tendo em vista, que os vendedores acessariam o sistema de qualquer lugar a qualquer hora. 
 
 
Atenciosamente, 
Prof. Marcelo.

Continue navegando