Buscar

HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO AV1

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO   
	Aluno(a): GIVANILSON SILVA PEREIRA
	201901063135
	Acertos: 9,0 de 10,0
	09/09/2021
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Com relação à queda do Império, leia, com atenção, às afirmativas a seguir:
I. A chamada "Questão Militar" contribuiu para o enfraquecimento e consequente queda do Império.
II. A chamada "Questão Religiosa" contribuiu para o enfraquecimento e consequente queda do Império.
III. As revoltas provocadas pelos escravos libertos pela princesa Isabel levou a população brasileira a apoiar as ideias republicanas e, consequentemente, a derrubada do Império.
Assinale, abaixo, a opção correta:
		
	
	Apenas a opção II está correta.
	 
	As opções I e II estão corretas.
	
	As opções I e III estão corretas.
	
	As opções II e III estão corretas.
	
	Apenas a opção I está correta.
	Respondido em 09/09/2021 10:36:49
	
	Explicação:
A resposta correta está indicada pela letra "c", conforme pode ser verificado na tela 4 da aula online número 1 e no início da aulta teletransmitida número 1. 
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	É inegável que os militares controlavam o Estado e conduziam os rumos da administração do Brasil. Porém, não há como negar que, mesmo estando desalojadas do poder executivo, as oligarquias cafeicultoras, particularmente a paulista, também exerceram grande influência nas políticas públicas e nas estratégias mobilizadas para a consolidação do regime republicano. Com relação a essa afirmação, podemos, então, dizer que:
		
	
	Quando Floriano Peixoto entregou o poder ao primeiro Presidente civil da República brasileira, o paulista Prudente de Morais, os militares afastaram-se definitivamente deixando o exercício do poder da República a cargo de governos civis, sem qualquer interferência.
	 
	A principal característica da República das Espadas foi a aliança entre as elites civis mais poderosas do Brasil e o Exército.
	
	A República das Espadas resultou numa violenta guerra civil que envolveu os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.
	
	A República das Espadas foi o nome dado ao curto período compreendido entre a proclamação da República, pelos militares, e o final do governo do marechal Deodoro da Fonseca.
	
	A República das Espadas só foi um período conturbado durante o curto governo do marechal Deodoro da Fonseca.Com a renúncia de Deodoro e a subida ao poder do seu vice, o marechal Floriano Peixoto, o Brasil entrou num duradouro período de paz política e prosperidade econômica.
	Respondido em 09/09/2021 10:38:48
	
	Explicação:
 
A resposta correta é a da opção ¿a¿, como pode ser visto na primeira continuação da tela 3 da aula online 2.A opção 2 não está correta porque, embora, como podemos ver na mesma continuação da tela 3 da aula online 2 (clicando na figura de D. Pedro II), embora a aliança entre civis e militares durante o período da República da Espada tenha sido frágil e conflituosa, não houve, em nenhum momento da República, nenhuma guerra civil. A opção 3 também não está correta porque, como pode ser visto na segunda continuação da tela 9, aula online 2, teclando-se na ¿carta¿ número 5, embora Deodoro tenha dissolvido Câmara e Senado, o governo Floriano também foi bastante conturbado, como podemos verificar na tela 10 da mesma aula online 2. A opção 4 também não está correta porque, como podemos ver na aula online 2, a Republica das Espadas foi o nome dado ao período de 1891 a 1894, quando os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto estiveram à frente da presidência da República. Pelo mesmo motivo, a opção 5 não está correta.
 
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Estudos mais recentes a respeito da Primeira República propõem uma analise ampliada da Política dos Governadores. De acordo com Marieta de Moraes Ferreira a Política dos Governadores aliada ao coronelismo não eliminou os conflitos, mas os minimizaram, desta forma as eleições presidenciais foram marcadas por disputas controladas. De acordo com esta interpretação:
		
	
	As oligarquias rurais paulista e mineira impediam qualquer processo de industrialização, pois, controlavam o governo Executivo e Legislativo. Durante a década de 1920 este arranjo seria questionado pelas demais oligarquias.
	
	Houve a predominância da oligarquia de São Paulo, subestimando os demais Estados. Esse fenômeno político tendeu a se fortalecer ao longo da Primeira República.
	 
	Foi formado um federalismo desigual marcado pela preponderância de SP, MG e RS sobre as demais unidades da federação. No início da década de 1920 este sistema apresentaria esgotamento.
	
	Ao longo da Primeira República se formou um eixo alternativo de poder que se contrapunha à aliança entre São Paulo e Minas Gerais, concentrava as oligarquias da região sudeste.
	
	Durante a República Federalista houve predominância das oligarquias de Minas Gerais e São Paulo, submetendo os demais estados aos interesses econômicos da produção cafeeira e de gado.
	Respondido em 09/09/2021 10:41:26
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	As origens dos movimentos sociais caracterizados como messiânicos e fanáticos, no Nordeste do Brasil, podem ser relacionadas:
		
	
	Com o fortalecimento de autoridade política dos grandes proprietários de terras após a abolição da escravatura.
	
	Com a reação ao espírito de religiosidade pregado pelas missões religiosas.
	
	Com a fixação dos pequenos proprietários à terra, ainda que sem condições de cultivá-la.
	
	Com as atitudes do clero regular, que pregava a insurreição armada no campo.
	 
	Com as condições objetivas em que se desenvolveram as relações sociais no regime da grande propriedade territorial.
	Respondido em 09/09/2021 10:42:29
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Leia com atenção o trecho a seguir: "No plano social percebe-se, com a república, presença maior do "elemento popular". Nas articulações políticas do período houve referências a greves e forças populares, chegando a haver, em contados casos, a efetivação dessa presença popular. Mas, politicamente, as articulações davam-se nos quartéis, nos palácios ou nas casas aburguesadas. E a luta política distinguia-se das travadas no Império pela ausência de canais institucionalizados para resolver desacordos entre as elites e pela presença mais constante da espada como argumento." (CARDOSO, Fernando Henrique. Dos governos militares a Prudente-Campos Sales. In: FAUSTO, Boris. História Geral da Civilização Brasileira. Tomo III, vol. 2. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. pp.17-57. p. 46)
A reflexão apresentada pelo autor nos permite questionar o seguinte lugar comum a respeito da história política brasileira:
		
	
	O povo brasileiro sempre participou de forma mais ativa da política.
	
	As elites políticas brasileiras jamais estiveram preocupadas com o bem estar do povo.
	
	A política brasileira foi sempre guiada pela ética e pela probidade nos assuntos públicos.
	 
	O povo brasileiro jamais participou de forma mais efetivamente da política.
	
	As elites políticas brasileiras sempre estiveram preocupadas com o bem estar do povo.
	Respondido em 09/09/2021 10:43:14
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	No início do século XX a direção do Visconde do Rio Branco sobre as relações internacionais no Brasil foi marcada pela assinatura de importantes acordos territoriais e a aproximação com os EUA. Analise as assertivas sobre as relações internacionais do Brasil nesse período:
 I- Rio Branco via na aproximação com os EUA a ampliação da atuação diplomática do Brasil na América do Sul.
II- A assinatura do Tratado de Petrópolis foi importante para assegurar as fronteiras no sul do país, entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai.
III- Rio Branco foi responsável pelas negociações que culminaram com a compra do Acre, que então fazia parte do territórioda Bolívia. Essa região interessava ao governo brasileiro por causa da grande produção de látex.
Assinale a alternativa correta:
		
	 
	apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	apena a afirmativa III está correta.
	
	apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	todas as afirmativas estão corretas.
	Respondido em 09/09/2021 10:44:08
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Sobre a relação entre o desenvolvimento industrial e a economia cafeeira durante a Primeira República podemos afirmar que:
		
	
	A principal fonte de mão-de-obra da indústria paulista teve origem nos antigos escravos libertos das áreas rurais.
	
	A indústria beneficiou-se do capital gerado pela economia cafeeira reinvestindo-o na produção de bens de capital.
	 
	A indústria brasileira, principalmente na área de São Paulo, teve seu desenvolvimento atrelado e subordinado ao capital gerado na economia cafeeira.
	
	A economia cafeeira foi o principal empecilho para o desenvolvimento da indústria.
	
	A burguesia industrial organizada questionava a política de proteção do café implementada pelo governo executivo
	Respondido em 09/09/2021 10:46:04
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	As crises política, social e cultural das décadas de 1920 e 1930 no Brasil estão associadas a vários movimentos, entre eles o tenetismo, que pode ser definido como:
		
	
	Movimento social com marcante participação das classes populares urbanas.
	 
	Manifestação de parcela do Exército representada pelos oficiais mais jovens.
	
	Revolução agrária caracterizada pelo levante das populações rurais em função da Coluna Prestes.
	
	Expressão das dissidências político eleitorais entre as oligarquias dominantes.
	
	União das classes médias urbanas com as oligarquias cafeeiras em oposição aos movimentos populares.
	Respondido em 09/09/2021 10:48:22
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	As duas primeiras décadas do século XX, no Brasil, foram caracterizadas por uma notória diversificação social, pelo surgimento de novos grupos e pelo fortalecimento de outros. Assinale, abaixo, a afirmação que melhor traduz essa diversificação social.
		
	
	A diversificação social observada nas duas primeiras décadas do século XX é devida ao sucesso da Política de Valorização do Café, estabelecida durante o Convênio de Taubaté, de 1906, o que contribuiu para a melhoria das condições de vida da sociedade brasileira como um todo.
	
	Durante as duas primeiras décadas do século XX, as mudanças observadas na sociedade brasileira são resultantes da pacificação política conseguida pela Política dos Governadores estabelecida pelo presidente Campos Sales.
	
	As mudanças observadas na sociedade brasileira nas duas primeiras décadas do século XX são decorrentes da pacificação da sociedade obtida pela derrota dos revoltosos de Canudos.
	
	Embora as primeiras décadas do século XX tenham sido caracterizadas por notável diversificação social, os governos da Primeira República continuaram privilegiando o negócio da agro exportação de café, não permitindo que houvesse nenhuma mudança significativa do ponto de vista econômico.
	 
	Nas primeiras décadas do século XX houve o primeiro grande impulso de desenvolvimento industrial da história do Brasil que, entre outras coisas, teve como consequência o surgimento do proletariado urbano.
	Respondido em 09/09/2021 10:49:13
	
		10a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	A divisão intra-oligárquica na classe dominante brasileira, durante a República Velha, já pode ser sentida em 1926 com a criação, em São Paulo, do Partido Democrático. Porém, este racha só é oficializado com a formação da Aliança Liberal. Assinale a alternativa que apresenta os Estados que compunham esta aliança.
		
	
	São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
	
	Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso.
	
	Espírito Santo, Rio de Janeiro e Pernambuco.
	 
	Paraíba, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
	 
	Paraíba, São Paulo e Minas Gerais.

Continue navegando