Buscar

Teoria da Administração II_aula 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
DESENHO ORGANIZACIONAL
Desenho organizacional é a determinação da estrutura organizacional mais adequada ao ambiente, estratégia, tecnologia, pessoas, atividades e tamanho da organização.
O desenho organizacional é o processo de escolher e implementar estruturas organizacionais capazes de organizar e articular os recursos e servir à missão e aos objetivos principais.
*
*
*
DESENHO ORGANIZACIONAL
*
*
*
DIFERENCIAÇÃO E INTEGRAÇÃO
Uma pesquisa feita em 1967 feita por Lawrence e Lorsch com 10 empresas com atuação em 3 diferentes indústrias( mercado de fornecedores de plásticos, bens de consumo e embalagens ) ;e as empresas bem sucedidas foram aquelas que se ajustaram às características e aos desafios de seus ambientes. Nesse estudo encontraram 2 características fundamentais: a diferenciação e a integração.
*
*
*
DIFERENCIAÇÃO
É a divisão da organização em subsistemas ou departamentos, cada qual desempenhando uma tarefa especializada para atender a um contexto ambiental também especializado.
A diferenciação mostra o grau de diferenças que existem entre os componentes internos da organização.
*
*
*
ATENÇÃO
Na medida em que os ambientes específicos diferirem quanto às suas demandas, tanto mais surgirão diferenciações em sua estrutura organizacional.
A diferenciação tende a separar as pessoas nas organizações, pois os trabalhos, por definição, são conjuntos separados de atividades.
*
*
*
TIPOS DE DIFERENCIAÇÃO
Diferenças nos objetivos.
Diferenças na orientação de tempo.
Diferenças de orientação interpessoal.
Diferenças na estrutura formal.
*
*
*
INTEGRAÇÃO
Integração é o nível de coordenação atingido entre os diversos componentes internos da organização.
Enquanto a diferenciação especializa, divide e separa, a integração tenta reunir, amarrar e convergir. Uma realiza um esforço centrífugo; a outra completa com um esforço centrípeto.
*
*
*
COORDENAÇÃO
Processo de integrar as atividades dos departamentos separados para perseguir os objetivos organizacionais eficazmente. A coordenação garante um melhor relacionamento entre as pessoas que trabalham em diferentes atividades e que contribuem para os objetivos organizacionais.
*
*
*
ATENÇÃO
Sem coordenação, as pessoas perdem a visão de papéis dentro da organização e passam a perseguir seus próprios interesses departamentais, em prejuízo dos objetivos organizacionais.
Assim, as organizações precisam desenvolver mecanismos de integração que são meios para assegurar a integridade do sistema total.
*
*
*
PRINCIPAIS MECANISMOS DE INTEGRAÇÃO
Regras e procedimentos.
Hierarquia administrativa.
Planejamento.
Contatos diretos.
Papéis de ligação.
Força-tarefa.
Equipes.
Organizações matriciais.
*
*
*
DESENHOS MECANÍSTICOS E ORGANIZAÇÕES BUROCRÁTICAS
Os desenhos mecanísticos representam um dos extremos do continuum. São os desenhos típicos da abordagem de sistema fechado.
A organização burocrática constitui um tipo de organização em que todas as dimensões existem em elevado grau para assegurar estrutura, estabilidade e ordem.
*
*
*
FORMAS DE ORGANIZAÇÂO MECANICÍSTA
Burocracia de máquina.
Burocracia profissionalizada.
Burocracia divisionalizada.
*
*
*
BUROCRACIA DE MÁQUINA
É comum em organizações de produção em massa e agências governamentais, cujos membros executam tarefas especializadas e padronizadas para acompanhar estratégias programadas.
*
*
*
BUROCRACIA PROFISSIONALIZADA
É utilizada geralmente em organizações com grandes órgãos de staff, dotados de profissionais altamente treinados, como ocorre em hospitais e universidades.
*
*
*
BUROCRACIA DIVISIONALIZADA
Utiliza uma forma híbrida de departamentalização com um número de unidades internas relativamente autônomas operando dentro de um guarda-chuvas organizacional comum.
*
*
*
DESENHOS ORGÂNICOS E ORGANIZAÇÕES ADAPTATIVAS
Os desenhos orgânicos proporcionam autoridade descentralizada, poucas regras e procedimentos, pouca divisão de trabalho, amplitudes administrativas amplas e mais meios pessoais de coordenação.
Organizações adaptativas são organizações que operam com um mínimo possível de características burocráticas e com culturas que encorajam a participação das pessoas e o empowerment.
*
*
*
ORGANIZAÇÕES BUROCRÁTICAS X ADAPTATIVAS
Desenhos Mecanísticos
Características
Desenhos Orgânicos
Centralizada e única
Autoridade
Descentralizada e dispersa
Muitas e impostas
Regras e procedimentos
Poucas e consensuais
Estreita e cerrada
Amplitude administrativa
Ampla e liberal
Especializadas e rotineiras
Tarefas
Compartilhadas e inovadoras
Raríssimas
Equipes e força-tarefas
Muitíssimas
Formal e impessoal
Coordenação
Informal e impessoal
*
*
*
DESENHO MECANÍSTICO
Coordenação centralizada no topo.
Cargos rígidos, estáveis e definitivos.
Interação padronizada.
Capacidade limitada de processar informação.
Ideal para tarefas simples.
Adequado para maior eficiência da produção.
*
*
*
DESENHO ORGÂNICO
Interdependência da esforços.
Cargos mutáveis, provisórios e autodefinidos.
Interações intensivas entre as pessoas.
Capacidade expandida de processar informação.
Ideal para tarefas únicas, mutáveis e complexas.
Adequado para maior inovação e criatividade.
*
*
*
ATENÇÃO
Os desenhos orgânicos estão se popularizando com os programas de qualidade total e de vantagem competitiva que se baseiam nas equipes internas e no foco do cliente.
São indicados para as organizações que convivem com ambientes dinâmicos que demandam flexibilidade para lidar com condições mutáveis, pois se baseiam na lógica dos sistemas abertos.
*
*
*
FORMAS DE DESENHOS ORGÂNICOS
Estruturas Simples / Estrutura Enxuta.
Adhocracias
*
*
*
ESTRUTURA SIMPLES
Consiste de um ou poucos gerentes de topo, alguns gerentes intermediários e pessoas não-administrativas que executam o trabalho. Devido à sua simplicidade e pequeno tamanho, os gerentes de topo exercem controle central enquanto atribuem um forte grau de liberdade para as pessoas executarem seus trabalhos. Adapta-se facilmente às condições dinâmicas e mutáveis do ambiente, desde que este não seja muito complexo.
*
*
*
ADHOCRACIA
Enfatiza as relações laterais entre as pessoas e elimina o papel da hierarquia. Não há distinções de linha e staff e os membros da adhocracia trabalham estreitamente juntos com um relacionamento baseado no conhecimento e na competência, e não na autoridade. É indicada para organizações que dependem de inovação contínua para o sucesso em ambientes complexos, dinâmicos e altamente mutáveis.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais