Buscar

Relatório de Prática 1 de Patologia Geral MAYARA 12 10 2021


Continue navegando


Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA ____
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 01: PATOLOGIA GERAL
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME:
	MATRÍCULA:
	CURSO:
	POLO:
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A):
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
· concisa;
· O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
· Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado). 
		TEMA DE AULA: Necroses, Inflamação, Lesões reversíveis e irreversíveis. 
RELATÓRIO:
1 - Kwashiorkor é uma forma de desnutrição que resulta de uma dieta pobre em proteínas, mesmo que haja balanço energético (consumo de calorias) adequado ou até excessivo. Sabendo das características dessa patologia, descreva o aspecto microscópico de um tecido hepático com kwashiorkor.
R- Kwashiorkor o uma forma de desnutrição que resulta de uma dieta pobre em proteínas, mesmo que haja balanço energotico (consumo de calorias) adequado ou ato excessivo. Sabendo das características dessa patologia, descreva o aspecto microscópico de um tecido hepático com kwashiorkor.
O aspecto microscópico de um tecido hepático é caracterizado pela deposição de glicerídeos (monoglicerídeos, diglicerídeos e triglicerídeos) e de gorduras neutras. A massa adiposa subcutânea é conservada. Também há diminuição da produção de apolipoproteína pelo fígado, que são responsáveis pelo transporte de lipídios, o que levaa esteatose hepática assim, temos o acúmulo de gorduras e de glicerídeos no fígado, devido à desnutrição por consumo insuficiente de proteínas (kwashiorkor).
Importantes antioxidantes são encontrados em quantidade s reduzidas nas crianças com Kwashiorkor tais como glutationa, albumina, vitamina E é ácidos graxos poli-insaturados. Também, se uma criança que possui uma dessas deficiências nutricionais e é exposta ao estresse (por exemplo: uma infecção, uma toxina) ela pode estar mais propensa a desenvolver a Kwashiorkor.
2 - Elabore um mapa Mental sobre o tema inflamação.
Doenças imunes e infecções crônicas. Presença de células epitelioides e células multinucleadas gigantes.
Não sugere o agente agressor. Não há predominância de um tipo celular.
Inespecífica
Granulomatosa
3- Quais são as diferenças morfológica de um hematoma e uma sufusão? 
R - Quanto a morfologia na sufusão há extravasamento de humores. Também chamadas de "Máculas hemorrágicas" ou "Hemorragias em lençol". Refletem manchas difusas, planas e irregulares (o termo "Equimose" também tem sido utilizado para descrever este tipo de hemorragia, quando afetando a pele - ou com dimensões menores que a sufusão - 2 a 3 cm). Já o hematoma refere-se à formação de uma cavidade com coleção sanguínea.
4 - Através do seu conhecimento adquirido nas aulas teóricas e prática de Patologia, descreva quais células poderão estar presente em uma resposta inflamatória aguda.
 
R - Na aula prática vi que a resposta celular a inflamação aguda é mediada por Neutrófilos, basófilos, mastócitos, eosinófilos, macrófagos, células dendríticas e epiteliais.
Inflamação
Atuação das células de defesa
Linfócitos
Plasmócitos
Crônica
Natureza do Agente Agressor
Curta Duração
Aguda 
Inespecífica
Defesa
Macrófagos
Principalmente - Neutrófilos
Específica