Buscar

TEMA: Importância do desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais no processo de ensino-aprendizagem das habilidades motoras especializadas da dança e dos esportes.

Prévia do material em texto

12
Sistema de Ensino SEMI-Presencial Conectado
Educação física
 Anderson Nascimento Guimarães;
 Jorge Luiz Vargas Prudêncio de Barros Pires;
 Eloise Werle de Almeida;
 Alessandra Beggiato Porto;
 Luana Cristine Franzini de Conti
Importância do desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais no processo de ensino-aprendizagem das habilidades motoras especializadas da dança e dos esportes.
Balsas
2020
Claudiano Mendes Pereira
Igor Felix Sousa Cunha
Israel Fernando Sousa Cunha
Leal Coêlho dos Santos
marcos adriano alves veloso de oliveira
Maycon Lucena Pontes
Rodrigo Machado Bezerra
Trabalho de Educação Física apresentado como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de: Fundamentos do Movimento Humano; Metodologia do Ensino do Atletismo; Metodologia do Ensino da Atividade Rítmica e Dança; Crescimento e Desenvolvimento Humano; Metodologia do Ensino da Ginástica.
Orientador: Prof. Eriel Corrêa Rocha
Balsas-MA
2020
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	3
2 DESENVOLVIMENTO	4
2.1 COMPREENDENDO O DESENVOLVIMENTO MOTOR NA INFÂNCIA	4
2.2 A IMPORTANCIA DE ESTIMULAR A COORDENAÇÃO MOTORA DA CRIANÇA	Erro! Indicador não definido.
2.3 DESENVOLVIMENTO MOTOR NOS ESPORTES	Erro! Indicador não definido.
3 DESENVOLVIMENTO MOTOR POR MEIO DA DANÇA	Erro! Indicador não definido.
4 CONCLUSÃO	7
5 SITUAÇÃO PROBLEMA	9
6 REFERÊNCIAS	9
INTRODUÇÃO
 Quando tratamos de habilidades de movimento especializado, falamos da associação dos movimentos maduros e refinados e de movimentos complexos e específicos adaptados para as exigências específicas de uma atividade recreativa, do dia-a-dia e principalmente de uma prática desportiva. Mas muito mais do que isso, do que a combinação de movimentos, a prática desportiva desenvolve uma série de habilidades motoras e psicossociais que ajudam os seus praticantes não só no contexto do jogo, mas fora dele, com atitudes de determinação, vontade, paciência, disciplina, coragem, flexibilidade e respeito entre outras. Os praticantes acabam por desenvolver uma resposta motora eficaz e soluções rápidas a situações cotidianas.
Estudos relacionados ao desenvolvimento motor não apresentavam grande expressão na área da Educação Física até a década de 70, no entanto, o aumento no volume e na qualidade das pesquisas durante a década de 80 e 90 fez do desenvolvimento motor uma área legítima de pesquisa científica, com grande destaque internacional nos dias atuais.
DESENVOLVIMENTO
Para entendermos melhor a importância da iniciação esportiva para o desenvolvimento motor infantil devemos levar em consideração os seguintes tópicos.
Compreendendo o desenvolvimento motor na infância
O desenvolvimento motor é entendido como as “alterações progressivas do comportamento motor, no decorrer do ciclo da vida, realizadas pela interação entre as exigências da tarefa, a biologia do indivíduo e as condições do ambiente”.
 Embora as alterações relacionadas ao desenvolvimento motor possam ocorrer ao longo da vida do indivíduo, é na infância que ocorre a aquisição do repertório motor que servirá de base para as outras fases. É neste período que a criança adquire o domínio de seu corpo em diversas posturas, aprende a se locomover pelo ambiente de diferentes formas e a manipular variados tipos de objetos (SANTOS et al., 2004).
Devido à grande importância da infância no desenvolvimento motor, a maior parte das pesquisas realizadas por pesquisadores brasileiros na área está relacionada à análise do desenvolvimento motor de crianças com idade entre sete e dez anos por meio da avaliação das habilidades motoras fundamentais das crianças e a influência das aulas de Educação Física nesse processo de desenvolvimento (TANI et al., 1988)
2.2 A IMPORTANCIA DE ESTIMULAR A COORDENAÇÃO MOTORA DA CRIANÇA
A coordenação motora diz respeito à capacidade do cérebro de equilibrar os movimentos do corpo, mais especificamente dos músculos e das articulações. A mesma pode ser analisada em crianças e se constatada sua deficiência pode-se recorrer a práticas que estimulem sua melhoria, como é o caso das atividades físicas que fazem com que a criança estimule o cérebro para que este equilibre seus movimentos. A coordenação motora na criança é estimulada desde cedo, mesmo que involuntariamente. No simples ato de pegar um brinquedo a criança está desenvolvendo a sua motricidade. Trabalhar a motricidade, tanto fina como ampla, é algo muito importante em todos os níveis da Educação Infantil. O desenvolvimento motor é um processo sequencial e contínuo relacionado à idade, pelo qual o comportamento motor se modifica, portanto, o educador deve trabalhar a motricidade porque é algo fundamental para os demais níveis.
2.3 DESENVOLVIMENTO MOTOR NOS ESPORTES
Segundo Eckert (1993), a obtenção dos padrões essenciais dos movimentos é de suma importância para o controle de suas habilidades motoras. Atividade física e o esporte, tem um papel fundamental ao que se diz respeito proporcionar experimentação de múltiplos ambientes adequados para o seu desenvolvimento humano, em específico do seu desenvolvimento motor correto e assegurar a aquisição de todas as suas habilidades especificas de jogo, esportes, exercícios físicos e a dança. A prática de movimento tem como relevância os fatores psicológicos, biológicos, sociais e culturais, devido a ação de executar os movimentos que relacionam os seres humanos ao meio ambiente, conviver com o próximo, entendendo melhor seu corpo, seus limites, suas habilidades e aprender a solucionar as dificuldades encontradas.
· Natação 
 Segundo Damasceno (1992) o desenvolvimento da natação, deve proporcionar a relação entre a técnica, o prazer, e o desenvolvimento, possibilitando aos seus praticantes a funcionalidade do trabalho motor, as funções de cognição e o desenvolver social, principalmente, quando o trabalho estiver sendo realizado com crianças. Tendo em vista que a criança tem uma forma diferente de enfrentar a atividade proposta, onde as suas estruturas físicas, motoras e mentais não estarão apropriadas para aceitar determinadas atividades, imposições duras de treinadores ou regras rigorosas. As atividades propostas deverão ser voltadas de forma principal para o manejo do seu próprio corpo, capacidades e possibilidades, com regras simples, sem caráter de competição, visando a sua melhor forma de desenvolver (CHAVES, 1985). 
· Basquete
 Segundo ROSE JÚNIOR; TRÍCOLI, (2005). Praticar o Basquetebol irá ajudar no desenvolvimento cognitivo, social e motor, dos seus participantes, envolvendo o trabalho das capacidades motoras, coordenativas e no seu condicionamento. Esses aspectos relacionados irão formar um conjunto de fatores que vão conduzir o esporte a ser uma modalidade complexa e que exigira vários níveis de preparação e condicionamento físico para praticar e determinar as suas funções e as características técnicas e esportivas de cada atleta dentro da equipe.
3 DESENVOLVIMENTO MOTOR POR MEIO DA DANÇA
A dança acompanha o homem desde a Pré-história, era associada à sobrevivência e utilizada em diferentes tipos de rituais, ou séculos a frente era uma forma de se aproximar dos deuses. Para os gregos, por exemplo, era uma forma de ajudar nas lutas e conquistar o corpo perfeito, com a vinda do Renascimento na Idade Média, era considerada como um pecado. Desenvolvimento motor é um processo de mudanças e maturação comportamento motor e sistema nervoso central, quanto a interação e estímulos dados pelo ambiente de convivência dados durante o desenvolvimento da criança. é notório a importância de inclusão da dança no meio educacional, juntamente com a obtenção de profissionais qualificados e capacitados, para que ajudem a estimular e trabalhar não só o desenvolvimento motor dos alunos, mas também através das aulas estimular a desenvolturada imaginação, do autoconhecimento e a trabalhar a autoestima. Um aspecto muito importante a ser considerado da dança na educação está no reconhecimento de que nenhum padrão de movimento é bom ou ruim.
CONCLUSÃO
Ao fim desse estudo pode-se concluir que que a dança assim como o esporte são atividades essenciais tanto para o desenvolvimento de ensino da aprendizagem motora quanto para a formação e desenvolvimento pessoal de cada indivíduo, por meio delas adquire-se um, desenvolvimento gradativo com melhora no desenvolvimento escolar, mudança positiva no comportamento, entre muitos outros aspectos devido serem atividades completas que exercitam corpo, mente e alma.
 também foi possível concluir durante o trabalho, tendo em vista os aspectos, que é preciso respeitar o seguimento do desenvolvimento da criança ou seja, não tornar a atividade em uma experiência decepcionante, visto que o interesse da criança quando exerce a pratica esportiva é brincar, jogar e se divertir, pois, não tem muita noção de coordenação motora, equipe e a capacidade de interagir em grupo no mesmo objetivo: vencer. Sendo assim, é necessário que o profissional tenha o consentimento de que começar cedo a praticar esportes, não é o mesmo que iniciar antecipadamente o treinamento e a competição.
2º PARTE – RESOLUÇÃO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA
TEMA: Esporte na infância.
Situação-problema
Adriano está em uma festa de casamento com sua esposa. Sentados na mesma mesa, estão algumas pessoas que eles conhecem e outras que eles nunca viram. O amigo de Adriano o apresenta para Fernando, que é editor de um importante jornal da cidade. Os dois se cumprimentam e passam a conversar. Fernando pergunta qual é a profissão de Adriano, que responde ser profissional de Educação Física e atua com iniciação esportiva de crianças. Os dois conversam bastante e Fernando comenta que precisa de alguém para escrever um texto curto sobre o esporte na infância. Adriano acha a ideia muito legal e se oferece para escrever o texto. Baseado na situação-problema apresentada, como Adriano poderia escrever um texto curto para o jornal, que abordasse a importância do esporte para o desenvolvimento motor das crianças e a influência da especialização precoce neste desenvolvimento?
Resposta: Como sabemos, a infância é a fase em que a criança mais explora e descobre inúmeras coisas no dia a dia, desde o movimento até a pratica de esportes com o passar dos anos, essa pratica esportiva é essencial para o desenvolvimento motor da criança. São com as vivências esportivas que a criança consegue aprimorar os movimentos voluntários Nos dias atuais, com o processo de globalização e o avanço tecnológico, as crianças estão cada vez mais atarefadas com outras atividades como cursos de língua estrangeira, música ou “trancadas” em casa e usufruindo do seu tempo livre com usos de jogos eletrônicos e smartphones. Diante disso deve se fazer com que a prática de esportes se torne atrativa, e que ela sinta prazer em pratica-las evitando assim problemas de saúde graves, evitando o aumento dos índices e fatores de risco crônicos que prejudicam o desenvolvimento maturacional durante a infância como o sedentarismo, obesidade, diabetes e hipertensão.
REFERÊNCIAS
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 16 - Nº 157 - Junio de 2011. http://www.efdeportes.com/. 
DAMASCENO, LG. Natação, Psicomotricidade e Desenvolvimento. Brasília: SDPR 1992.
DAIUTO, M. Basquetebol: metodologia de ensino. São Paulo: Hemus, 1991
ECKERT, Helen M. Desenvolvimento motor. 3. ed. São Paulo: Manole, 1993
CHAVES, RS. O Treinamento, a Especialização e a Competição para Crianças. Revista Sprint. v.3, n.2, p.74-77, 1985
OLIVEIRA, A. J. Padrões Motores Fundamentais: Implicações e aplicações na educação física infantil. Revista Integração. Varginha: 6 (6), 2001.
OLIVEIRA, V.; PAES, R. R. A pedagogia da iniciação esportiva: um estudo sobre o ensino dos jogos desportivos coletivos. www.efdeportes.com/. Revista Digital. Buenos Aires: ano 10, n. 71, abr. 2004.
PAES, R. R.; BALBINO, H. F. A pedagogia do esporte e os jogos coletivos. In: ROSE JR, D. et al. (Org). Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2009.
PAIM, M. C. C. Desenvolvimento motor de crianças pré-escolares entre 5 e 6 anos. Revista Digital. Buenos Aires: 8(58): p.1-8, 2003.
PONTES, E. A. A inserção de atividades esportivas para crianças do pré-escolar no Programa Segundo Tempo. Brasília, 2006. 35p. Monografia (especialização), Universidade de Brasília.
RAMOS, A. M.; NEVES, R. L. R. A iniciação esportiva e a especialização precoce à luz da teoria da complexidade: notas introdutórias. Revista Pensar a Prática. Goiânia: 11/1, p.1-8, jan/jul. 2008.
RÉ, A. H. N. et al. Relações entre crescimento, desempenho motor, maturação biológica e idade cronológica em jovens do sexo masculino. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo, v.19, n.2, p.153-62, abr./jun. 2005.
SAAD, M. A. Iniciação nos jogos esportivos coletivos. www.efdeportes.com/. Revista Digital. Buenos Aires – ano 11, n. 95, abr. 2006.
DE SOUZA, Michele Caroline; BERLEZE, Adriana; VALENTINI, Nadia Cristina. Efeitos de um programa de educação pelo esporte no domínio das habilidades motoras fundamentais e especializadas: ênfase na dança. Journal of Physical Education, v. 19, n. 4, p. 509-519, 2008. Disponível em: . COSTA, C. L. A. et al. Efeito do nível de desenvolvimento em habilidades motoras fundamentais no desempenho de uma habilidade especializada. Motricidade, v. 14, 2018. Disponível em:nivel-de-desenvolvimento-em-habilidades-motoras-fundamentais-no-desempenho-deuma-habilidade-especializada.pdf>.
DE OLIVEIRA, J. A. M. Especialização precoce ao movimento e sua influência no desenvolvimento motor. Revista Redfoco, v. 4, n. 1, 2017.

Continue navegando