Buscar

Análise linguística em frases

Prévia do material em texto

UAB – UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
POLO DE RUSSAS
UFC – UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
INSTITUTO UFC VIRTUAL
CURSO: LETRAS - PORTUGUÊS 
SEMESTRE: 2021.1
DISCIPLINA: VOCÁBULO
TUTOR: ELISANGELA OLIVEIRA VIANA
CURSISTA: GILSON WESLEY DE LIMA
 RUSSAS-CE
	 Atividade de portfólio 
1. Mostre que na frase "Fiado só amanhã", usada em bares, o advérbio tem valor ligado à situação.
2. Por que o advérbio na frase acima se comporta como pronome?
3. Na frase: "O homem que passou é meu conhecido" a forma que é pronome e conectivo. Comente.
4. Mostre que há semelhanças entre as formas ALGUM/ALGUNS e os numerais cardinais.
5. Que diferença você percebe entre as mesmas formas acima e a flexão de número dos cardinais? Por exemplo: dois, três, quatro, cinco/um.
6. O pronome ELE se refere só a seres humanos? Faça frases e veja o comportamento dele e compare com as formas EU/TU.
7. Faça frases com o advérbio HOJE e mostre que ele pode se comportar como substantivo, adjetivo e modificador de verbo.
8. Comente: o advérbio modifica substantivos, adjetivos, verbos, advérbios ou até uma frase inteira. Exemplifique.
9. Comente: conjunções aditivas não ligam só orações.
10. Comente com seu orientador: as conjunções subordinativas diferem das coordenadas porque geram funções.
1. O advérbio possui valor ligado a situação justamente pelo fato de o cliente tentar comprar fiado, o que leva o comerciante a utilizar tal frase, fazendo assim que o pedido do cliente se perpetue no tempo.
2. O advérbio se comporta como pronome justamente pelo fato de indicar a pessoa do discurso ou situar no tempo e espaço, sem utilizar o seu nome, se referindo a cliente que insiste em comprar fiado.
3. O “que” é pronome relativo, pois serve para recuperar o termo que está citado antes dele, fazendo-lhe referência “O homem que..., sendo também conectivo entre duas frases: o homem passou e o homem é meu conhecido.
4. Algum (s) pode indicar coisa ou pessoa não definida, dentre duas ou mais pessoas quantidade indefinida, número aproximado, posposto a um substantivo, tem geralmente sentido negativo, equivalendo a nenhum. Assemelha-se aos numerais cardinais quanto ao sentido e quantidade.
5. Alguns indica algo indeterminado o pronome indefinido, que indica singular assim como o numeral, já alguns indica algo desconhecido ou indeterminado no plural assim como dois, três, quatro e cinco.
6. o pronome Ele não se refere apenas a seres humanos, sendo possível também o uso de tal pronome que retomam a animais como no exemplo, “Ele pode produzir uma nova casquinha para proteger seu corpo frágil, só que agora maior.
7. Advérbio com sentido de substantivo – Hoje é um novo dia de um novo tempo
Advérbio com sentido de adjetivo – Hoje eu ouvi uma musica sentimental.
8. Com a variedade de advérbios existentes podemos modificar as frases de acordo com o proposito que estejamos buscando na frase, seja em termos de tempo, espaço ou mesmo lugar, os advérbios nos proporcionam inúmeras possibilidades e variações linguísticas.
9. As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. 
10 As conjunções podem ser divididas em subordinadas, as quais conectam duas orações, sendo que uma delas é fundamental para a construção do sentido completo da outra, e coordenativas, que ligam elementos independentes, ou seja, unem orações ou termos de idêntica função gramatical detentores de sentido completo.

Continue navegando