Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL – UNIPLAN
CURSO SUPERIOR LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – PPAP II
ENSINO FUNDAMENTAL
	Saúde Bocal
Emelle Nascimento Prata 
INTEGRANTE II – UP200000
INTEGRANTE III – UP200000
INTEGRANTE IV – UP200000
INTEGRANTE V – UP200000
Itabaiana/SE
2021
CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL – UNIPLAN
INTEGRANTE I – UP200000
INTEGRANTE II – UP200000
INTEGRANTE III – UP200000
INTEGRANTE IV – UP200000
INTEGRANTE V – UP200000
TEMA DO PROJETO
Projeto e Prática de Ação Pedagógica – PPAP, apresentado ao Centro Universitário do Planalto do Distrito Federal – UNIPLAN, como requisito parcial para obtenção do grau da Licenciatura em Pedagogia.
Professor Orientador: Prof. Esp. Cléber Thiers da Silva Nunes. 
Itabaiana/SE
2021
SUMÁRIO
TEMA	4
SITUAÇÃO-PROBLEMA	4
JUSTIFICATIVA E EMBASAMENTO TEÓRICO	4
PÚBLICO-ALVO	4
OBJETIVOS	4
PERCURSO METODOLÓGICO	5
RECURSOS	5
CRONOGRAMA	5
AVALIAÇÃO	6
PERSPECTIVAS	6
CONSIDERAÇÕES FINAIS	6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	6
TEMA
É o ponto de partida de um projeto é o tema, o assunto, o conteúdo. A escolha do tema segue de alguns questionamentos ao estreitamento da temática.
SITUAÇÃO-PROBLEMA
Refere-se à problemática, ou seja, às dificuldades que se pretende discutir e/ou solucionar por meio do projeto de intervenção didática. Neste item é importante descrever a origem do problema. Lembre-se: não existe projeto sem situação-problema.
JUSTIFICATIVA E EMBASAMENTO TEÓRICO
A justificativa refere-se ao olhar do professor, capaz de identificar um acontecimento ou um fato inusitado e instigante para a criação de um projeto. Reflita sobre a origem do projeto (Como surgiu? A partir de qual necessidade/curiosidade?), sua relevância (Por que o projeto é importante?) e contribuições (Quais são as contribuições do projeto para a formação das crianças?).
O embasamento teórico é o conteúdo estudado, a pesquisa efetuada para o projeto por meio de consulta a livros, sites e apostilas. Deve fazer referência à situação-problema que se pretende discutir e também aos objetivos propostos.
Subentende-se aqui que se trata da introdução do trabalho a ser desenvolvido.
PÚBLICO-ALVO
Enquanto a temática e a justificativa envolvem “O quê?” e o “Porquê?” o público-alvo refere-se a “Para quem?”. Informar para quem será desenvolvido o projeto.
OBJETIVOS
Aqui procure informar o que se pretende discutir (verificar, solucionar, alcançar) por meio do projeto. Os verbos dos objetivos devem estar no infinitivo (terminados em -ar, -er ou -ir). O objetivo do projeto didático é dividido em duas partes:
Objetivo geral: o objetivo geral refere-se à intenção maior que se pretende alcançar, geralmente descreve-se apenas um objeto geral, que será logo após desdobrado em objetivos mais específicos.
Objetivos específicos: os objetivos específicos devem advir do objetivo geral, ou seja, devem estar intimamente ligados. Eles irão especificar exatamente os pontos que se pretende alcançar por meio da intervenção. Os objetivos a serem alcançados devem também ser coerentes com o tempo estimado, portanto, atenção à quantidade de objetivos elencados.
PERCURSO METODOLÓGICO
Procure indicar cada etapa do projeto a partir de uma ordem cronológica, com descrição detalhada da execução. Descrever quais serão as atividades propostas, como serão desenvolvidas e as estratégias utilizadas, considerando os objetivos estabelecidos.
Devem ser, portanto, apresentadas as estratégias didáticas, ou seja, as opções metodológicas que favorecem o desenvolvimento das atividades (palestras, reuniões, oficinas, encontros, mostras culturais, excursões e apreciação de filmes são alguns exemplos).
RECURSOS
Descrever o material que será utilizado na efetivação do projeto, como os objetos; ambientes; material educativo, tecnológico; pessoas que porventura auxiliarão no desenvolvimento do projeto, etc.
CRONOGRAMA
Informar quando será realizada cada atividade, quanto tempo de duração terá cada etapa e quanto tempo de duração terá o projeto completo. Pode ser apresentado em forma de quadro constando as atividades previstas e os respectivos períodos. Para definir o tempo de duração de um projeto é importante considerar vários fatores, dependendo da situação ele pode durar alguns dias ou até meses.
É possível descrever o cronograma por meio de texto corrido ou ainda na forma de quadro, como a seguir:
	Etapas
	Jul
	Ago
	Set
	Out
	Nov
	Dez
	Escolha do tema
	
	X
	
	
	
	
	Discussões em grupo
	
	X
	X
	X
	X
	
	Pesquisa e leitura de materiais
	
	X
	X
	X
	
	
	Reuniões de orientação
	
	
	X
	X
	X
	
	Construção do projeto didático
	
	
	X
	X
	X
	
	Entrega do projeto didático
	
	
	
	
	
	X
	Apresentação do projeto didático
	
	
	
	
	
	X
AVALIAÇÃO
No âmbito da avaliação retoma-se os objetivos e descreve-se como a avaliação será realizada. Evite utilizar apenas o termo: “A avaliação será contínua”, redija de fato “como” ela será feita. Exemplos: registros, observação da participação e envolvimento, autoavaliação, avaliação dos participantes, mudança de atitude dos envolvidos frente ao projeto, entre outros.
Dessa forma, além de avaliar o desenvolvimento do projeto, o instrumento será uma referência para direcionar e dar continuidade ao trabalho ou até mesmo para desenvolver um novo projeto.
PERSPECTIVAS
Diante do atual contexto vivenciado por conta da pandemia do COVID-19 a aplicação dos projetos didáticos não será possível de acontecer. Dessa forma neste tópico busque relatar quais são as perspectivas do grupo em relação ao desenvolvimento e aplicação do projeto didático, relatando os pontos positivos e, numa ótica futura, se há pontos negativos ou empecilhos para o desenvolvimento do mesmo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Aqui busca compor uma narrativa que encerre o projeto didático, de maneira a salientar como o mesmo veio a contribuir para a formação inicial dos pedagogos e como o mesmo pode ser visto do ponto de vista pedagógico, ou seja, como o mesmo vem a enriquecer a dinâmica da sala de aula e do espaço escolar.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Relacionar os autores que darão embasamento ao projeto e os sites consultados, ou seja, seu projeto precisa apresentar uma fundamentação teórica de autores que corroboram (comprovam, confirmam, demonstram, provam, reforçam, respaldam, apoiam) sua proposta de intervenção.
Aqui, nas referências, informar quem são esses autores e os dados das respectivas publicações. Deste modo, os autores e/ou sites descritos nas referências devem de fato estar presentes no projeto.
É possível consultar o seguinte guia: ABNT NBR 6023 – Referências (2018)
2

Mais conteúdos dessa disciplina