Buscar

avaliação quimica

Prévia do material em texto

A chuva ácida é a precipitação com a presença de ácido sulfúrico, ácido nítrico e 
nitroso, resultantes de reaçõ es químicas que ocorrem na atmosfera. 
Todas as chuvas são ácidas, mesmo em am bientes sem poluição. Porém, as 
chuvas tornam-se um problema ambiental quando o seu pH é abaixo de 4,5. 
Elas resultam da quantidade exagerada de produtos da queima de combustíveis 
fósseis liberados na atmo sfera, em consequência das atividades humanas. 
O dióxido de carbono (CO
2
) existente na atmosfera já torna a chuva levemente 
ácida, mesmo em condições naturais. O pH natural da água é 7 e quando em 
equilíbrio com o CO
2
 atmosférico é 5,6, pouco ácido
A chuva ácida, como afirma a prefeita, é um problema que Cubatão conhece muito bem. Por muito tempo, Cubatão foi chamada de “Vale da morte” devido aos altos níveis de poluição que, durante anos, causou problemas respiratórios na população e muitas mortes. Esse quadro reverteu nos últimos anos e a ONU chegou até a nomeá-la um modelo de recuperação ambiental. No entanto, o polo industrial instalado e a falta de rigor na segurança, ainda tornam a região muito vulnerável. Chuva ácida é um fenômeno atmosférico caracterizado pelo alto grau de acidez das águas das chuvas, com pH menor do que 5,6. É causada pelo elevado grau de poluição atmosférica. Em função disso, é mais comum em grandes centros urbanos e áreas altamente industrializadas. Forma-se a partir da reação dos óxidos presentes nos gases poluentes com as partículas de água em suspensão na atmosfera, que dão origem aos ácidos que são depositados quando há precipitação. É composta comumente por ácido sulfúrico e ácido nítrico, derivados da reação dos óxidos de enxofre e nitrogênio com a água. Os elementos podem ter origem natural, como vulcões, ou antrópicas, como a partir de motores de veículos, indústrias e usinas. Trazem severos danos aos ecossistemas e à vida humana, além de promover a corrosão de monumentos e edificações. Há registros de ocorrência no Brasil e em países como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Polônia, China e Índia.
É possível optar por outras fontes de energia me nos poluentes na indústria, poderíamos citar aqui a energia hidroelétrica, eólica, geotérmica entre outras. Uma das grandes dificuldades nas questões ambientais é exatamente conscientizar a população e os donos das indústrias, podemos começar incentivando a população ao uso de transportes coletivos diminuindo assim a frota de veículos circulantes. É aconselhável também o uso de combustíveis mais limpos como o álcool e o biogás. As indústrias poderiam fazer a implementação de combustíveis com baixo teor de enxofre. E os órgãos responsáveis poderiam regulamentar e fiscalizar o uso de filtro em chaminés das fábricas, uma solução viável e limpa. Devido ao grande aumento da poluição mundial foi criado o protocolo de Kyoto é um documento assinado por vários países assumindo o compromisso de reduzir a poluição e o Brasil assinou esse compromisso.
Referências:
https://ciclovivo.com.br/planeta/meio-ambiente/vazamento-em-fabrica-provoca-chuva-acida-em-cubatao/#:~:text=O%20munic%C3%ADpio%20de%20Cubat%C3%A3o%2C%20em,impr%C3%B3prio%20e%20ofensivo%20%C3%A0%20sa%C3%BAde.
.

Continue navegando