Buscar

Trabalho 2021 outubro 2

Prévia do material em texto

(
PRODUÇÃO
 
TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
 
EM
 
GRUPO
 
–
 
PTG
CURSO:
 
Ciência
 
Contábeis
)PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
CURSO: Ciências Contábeis
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
CURSO: Ciência Contábeis
	Curso:
	Ciências Contábeis
	Semestre: 5º/6º semestre
	Disciplinas:
	· Análise Das Demonstrações Contábeis
· Contabilidade Social e Ambiental
· Contabilidade do Setor Público
· Noções de Atuária
· Práticas Contábeis II
	Professores
	· Paulo Alexandre da Silva Pires
· Eric Ferreira dos Santos
· Regis Garcia
	Competências:
	· Aplicar os processos de análise vertical e horizontal nas demonstrações contábeis.
· Analisar a solvência orçamentária em entidades do setor público.
· Desenvolver reflexões econômicas financeiras nas operações de seguros.
· Proporcionar ao aluno uma perspectiva dos aspectos socioambientais no contexto das aplicações contábeis.
· Conhecer e praticar as obrigações relacionadas ao e-Social sob a perspectiva das empresas e das informações geradas como suporte às decisões de políticas públicas.
	Habilidades:
	Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes competências e habilidades:
· Possibilitar o desenvolvimento de trabalhos em grupo, promovendo a capacidade de adaptação, comunicação e integração do espírito de equipe.
· Fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite o acadêmico a compreender os meios social, político, cultural e econômico.
· Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência concreta nas organizações, estimulando uma postura investigativa e de análise crítico- reflexiva.
· Formar profissionais com visão integral, capacidade de adaptação e flexibilidade, que atuem de forma interdisciplinar.
· Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões complexas com ética e responsabilidade.
· Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua visão de forma competitiva, promovendo melhorias nas organizações.
	Objetivos da Aprendizagem:
	A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos:
· Favorecer a aprendizagem.
· Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.
· Promover o estudo dirigido a distância.
· Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado.
· Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
· Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas ao egresso do curso.
· Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.
· Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
CURSO: Ciência Contábeis
Sejam bem-vindos a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática o caso do “Município Vitalidade”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
No final deste manual, constam todas as informações necessárias para a construção do trabalho em grupo. Faça uma leitura na integra e observe todos as normas e orientações para que o desenvolvimento do trabalho seja satisfatório e possa atender todas as solicitações que a atividade exige.
Se houver qualquer dúvida no desenvolvimento deste trabalho, sempre recorra as instruções aqui presentes, bem como, acione o seu tutor a distância para que ele possa auxiliá-lo da melhor forma possível.
Leitura e interpretação da SGA
Para atingir os objetivos desta produção textual, vocês deverão seguir as instruções voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá então ser considerada a seguinte problemática: “Caso: Análise Orçamentária, Financeira e Socioambiental do Município Vitalidade na construção de um Hospital Municipal em tempos de Pandemia” apresentada na sequência.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
CURSO: Ciência Contábeis
 (
SITUAÇÃO
 
GERADORA
 
DE
 
APRENDIZAGEM
 
(SGA)
)
Caso: Análise Orçamentária, Financeira e Socioambiental do Município Vitalidade na construção de um Hospital Municipal em Tempos de Pandemia
Caros Alunos,
Sejam muito bem-vindos a esta Produção Textual que tem como temática “Caso: Análise Orçamentária, Financeira e Socioambiental do Município Vitalidade na construção de um Hospital Municipal em Tempos de Pandemia”. Este tema possibilita a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre.
Preservar a saúde financeira das instituições públicas constitui relevante requisito para o fornecimento, de forma adequada e ininterrupta, de diferentes tipos de serviços públicos que satisfaçam as necessidades e garantam o bem-estar da população. Uma condição financeira saudável deve ser um dos objetivos visados pelas entidades públicas, no intuito de realizar suas funções essenciais de educação, segurança, assistência social, saúde e saneamento básico, bem como atender suas necessidades de investimentos em bens de infraestrutura, o cumprimento de obrigações financeiras de curto prazo e realização dos pagamentos dos serviços da dívida.
A Pandemia da Covid-19 trouxe à tona uma preocupação maior em relação a área da saúde pública para os gestores públicos de Vitalidade, especialmente depois que foi constatado uma elevação do número de casos de contaminados na cidade. Por causa disso, a secretaria de planejamento do Município Vitalidade apresentou um projeto ao legislativo e este aprovou a lei, dispondo sobre a abertura de crédito adicional referente ao término do exercício anterior. Essa lei dispõe sobre a abertura de crédito especial para a construção de um hospital municipal, que se chamará Coração Oscilante, no valor estimado de R$ 5.000 milhões com recursos obtidos mediante empréstimo junto à Caixa Econômica Federal (CEF). Em decorrência da valorização regional no local onde este hospital estará sendo construído, espera-se que haja pequenos incrementos na arrecadação do IPTU.
Os hospitais são considerados como organizações complexas para a prestação de atividades de alta relevância na sociedade, por isso, apresentam patamares significativos de gastos. Os hospitais têm como função a internação, o diagnóstico e o tratamento de pessoas que necessitam de assistência médica diária e de cuidados constantes de enfermagem,
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
CURSO: Ciência Contábeis
restaurando a saúde e prevenindo doenças. A restauração da saúde, considerada função principal de um hospital, inclui o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação física, mental e social do paciente, além dos casos de emergência.
Por prezar pelas condições adequadas na área de saúde, o Município Vitalidade tem buscado contribuir em etapas como o preparo do plano estratégico até a avaliação de desempenho e consequentes correções, pois sabe que o funcionamento dos órgãos de saúde depende de um Sistema de Informações (SI) consistente que permita aplicar controles financeiro e operacional. O controle financeiro está associado ao acompanhamento dos recursos financeiros aplicados na prestação de serviços. O controle operacional está inerente ao monitoramento da quantidade dos recursos aplicados na prestação de serviços e da forma como são geridos. Esses dois tipos de controles são fundamentais que o Município possa ter condições claras de oferecer assistência de saúde à população.
Quando se trata de saúde pública, contadores e consultadores ficam naturalmente preocupados com o possível aumento crescente dos gastos dedicados à saúde e seu aparente baixo nível de eficácia. Isso reforça que a contabilidade deve exercer o seu papel para apresentar, de maneira adequada e evidenciada,a atual saúde financeira das entidades públicas à população e a todos que dela se interessem, auxiliando no processo de tomada de decisão. As iniciativas públicas como a de construir um novo hospital devem ter reflexos em caráter orçamentário, financeiro e socioambiental
A atuação governamental local precisa ser sustentável, pois grande parte dos serviços de interesses públicos depende disso e são essenciais. Do ponto de vista financeiro, situações de desequilíbrio fiscal no Município, por exemplo, podem impactar nas suas próprias condições financeiras, o que prejudica a relação orçamentária de equilíbrio entre receitas e despesas. Nesse ponto, a saúde financeira é um processo mutável e adaptável de tomada de decisão que exige conhecimentos de funções, serviços e práticas. Por meio das informações orçamentárias é possível avaliar a condição financeira do Município de Vitalidade nos anos de 2019 e 2020. Diante disso, vocês são convidados a conhecer algumas situações orçamentárias, financeiras e socioambientais da localidade.
Para isso, calcule, analise, conceitue, reflita e realize o que se pede.
Vamos iniciar os trabalhos!
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
CURSO: Ciência Contábeis
A análise das demonstrações contábeis passa por etapas que para agregar confiabilidade nas análises e, posteriormente, assertividade nas conclusões e decisões tomadas pelos analistas, gestores e administradores.
Para iniciar as análises, um questionamento que deve ser feito é: “quais conclusões se quer chegar analisando os dados contábeis do Município Vitalidade? ”.
O objetivo primário de análise é verificar o comportamento contábil e financeiro, ao longo dos anos apresentados (2019 e 2020), dos elementos que compõem as demonstrações (Balanço Orçamentário) do Município Vitalidade. Para isso, deve-se realizar a análise horizontal das demonstrações apresentadas.
A análise vertical, em consonância com a análise horizontal, proporciona uma visão acurada e holística das peças contábeis, aumentando a capacidade informacional dos demonstrativos, dando ao usuário da informação mais clareza e facilidade na interpretação. Outra forma de se fazer a análise do Balanço Orçamentário é definir apenas um período e deter-se sobre as variações da previsão e da execução orçamentária. Nesse caso, os principais procedimentos de análise consistem em relacionar as informações constantes nas colunas das receitas com as informações dispostas nas colunas das despesas, identificando-se o desempenho da arrecadação, o desempenho do gasto, o comportamento do resultado de previsão, o desempenho da execução orçamentária e a posição da
execução financeira da despesa.
Neste trabalho, além dos cálculos, é fundamental que busque realizar uma análise descritiva dos resultados encontrados. O seu parecer de análise deve buscar evidenciar de forma clara os resultados mais relevantes encontrados nas análises relativas ao Município Vitalidade e ao hospital que está construindo. O Quadro a seguir ajudará a você a ter uma visão geral sobre as informações que encontrará neste portfólio.
	Tabela 1
	Balanço Orçamentário do Município Vitalidade de 2019 e 2020 – Receita Orçamentária
	Tabela 2
	Balanço Orçamentário do Município Vitalidade de 2019 e 2020 – Despesa Orçamentária
	Tabela 3
	Balanço Orçamentário Detalhado do Município Vitalidade de 2019 – Receita Orçamentária
	Tabela 4
	Balanço Orçamentário Detalhado do Município Vitalidade de 2019 – Despesa Orçamentária
	Tabela 5
	Balanço Orçamentário Detalhado do Município Vitalidade de 2020 – Receita Orçamentária
	Tabela 6
	Balanço Orçamentário Detalhado do Município Vitalidade de 2020 – Despesa Orçamentária
	Tabela 7
	Lista de Fórmulas dos Indicadores de Execução da Receita Orçamentária
	Tabela 8
	Lista de Fórmulas dos Indicadores de Execução da Despesa Orçamentária
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
CURSO: Ciência Contábeis
	Tabela 9
	Lista de Indicadores de Execução da Receita Orçamentária
	Tabela 10
	Lista de Indicadores de Execução da Despesa Orçamentária
	Tabela 11
	Informações sobre a Receita Orçamentária
	Tabela 12
	Informações sobre a Despesa Orçamentária com destaque do crédito destinado ao hospital
A análise comparativa temporal das receitas e das despesas orçamentárias é realizada por meio da análise horizontal e vertical do balanço orçamentário. Essas análises visam compreender a evolução e a representatividade dos itens mais expressivos. Nesse sentido, as Tabelas 1 e 2 apresentam o Balanço Orçamentário do Município Vitalidade.
Tabela 1 - Balanço Orçamentário do Município Vitalidade de 2019 e 2020 – Receita Orçamentária
	RECEITAS REALIZADAS
	2019
	AV (%)
	AH (%)
	2020
	AV (%)
	AH (%)
	RECEITAS CORRENTES
	65.606.815
	
	100,0
	75.900.841
	
	
	RECEITA TRIBUTÁRIA
	13.832.015
	
	100,0
	16.435.428
	
	
	Impostos
	12.839.313
	
	100,0
	15.295.935
	
	
	Taxas
	959.881
	
	100,0
	1.101.035
	
	
	Contribuições de Melhoria
	32.821
	
	100,0
	38.458
	
	
	RECEITA DE CONTRIBUIÇÕES
	2.024.126
	
	100,0
	2.331.605
	
	
	RECEITA PATRIMONIAL
	1.766
	
	100,0
	1.852
	
	
	RECEITA AGROPECUÁRIA
	1.606.303
	
	100,0
	2.230.433
	
	
	RECEITA INDUSTRIAL
	44.419
	
	100,0
	27.794
	
	
	RECEITA DE SERVIÇOS
	1.631.431
	
	100,0
	1.821.594
	
	
	TRANSFERÊNCIAS CORRENTES
	43.691.721
	
	100,0
	49.719.258
	
	
	OUTRAS RECEITAS CORRENTES
	2.775.034
	
	100,0
	3.332.877
	
	
	RECEITAS DE CAPITAL
	3.613.013
	
	100,0
	3.140.888
	
	
	OPERAÇÕES DE CRÉDITO
	674.226
	
	100,0
	885.106
	
	
	Operações de Crédito Internas
	386.235
	
	100,0
	568.599
	
	
	Operações de Crédito Externas
	287.991
	
	100,0
	316.507
	
	
	ALIENAÇÃO DE BENS
	272.475
	
	100,0
	141.681
	
	
	AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS
	36.924
	
	100,0
	40.190
	
	
	TRANSFERÉNCIAS DE CAPITAL
	2.198.035
	
	100,0
	1.913.206
	
	
	OUTRAS RECEITAS DE CAPITAL
	431.353
	
	100,0
	160.705
	
	
	SUBTOTAL
	69.219.828
	
	100,0
	79.041.729
	
	
	TOTAL
	69.219.828
	
	100,0
	79.041.729
	
	
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
CURSO: Ciência Contábeis
Tabela 2 - Balanço Orçamentário do Município Vitalidade de 2019 e 2020 – Despesa Orçamentária
	Despesas Realizadas
	2019
	AV (%)
	AH (%)
	2020
	AV (%)
	AH (%)
	DESPESAS CORRENTES
	58.855.499
	
	100,0
	67.088.770
	
	
	PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS
	29.190.711
	
	100,0
	33.641.899
	
	
	JUROS E ENCARGOS DA DÍVIDA
	992.940
	
	100,0
	1.101.762
	
	
	OUTRAS DESPESAS CORRENTES
	28.671.848
	
	100,0
	32.345.109
	
	
	DESPESAS DE CAPITAL
	9.166.074
	
	100,0
	10.447.966
	
	
	INVESTIMENTOS
	7.416.222
	
	100,0
	8.589.938
	
	
	INVERSÕES FINANCEIRAS
	331.637
	
	100,0
	166.956
	
	
	AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA
	1.418.215
	
	100,0
	1.691.072
	
	
	SUBTOTAL
	68.021.573
	
	100,0
	77.536.736
	
	
	SUPERÁVIT
	1.198.255
	
	100,0
	1.504.993
	
	
	TOTAL
	69.219.828
	
	100,0
	79.041.729
	
	
 (
ATIVIDADE
 
1
Diante
 
das
 
informações
 
apresentadas
 
nas
 
Tabelas
 
1
 
e
 
2,
 
realize
 
o
 
que
 
se
 
pede:
Realize a análise vertical (AV) e horizontal (AH) do Balanço Orçamentário (BO),
 
calculando
 
devidamente os
 
percentuais.
Com base nas demonstrações apresentadas, bem como, nos indicadores de AV e
 
AH
 
calculados,
 
escreva
 
um
 
parecer
 
de
 
análise
 
considerando
 
os
 
anos
 
de
 
2019
 
e
 
2020
 
de no
 
máximo
 
uma página.
) (
Aprenda
 
mais
 
sobre
 
Análise
 
Horizontal
 
e
 
Vertical
)
“As duas principais características de análise de uma empresa são a comparação dos valores obtidos em determinado período com aqueles levantados em períodos anteriores e o relacionamento desses valores com outros afins. Dessa maneira, pode-se afirmar que o critério básico que norteia a análise de balanços é a comparação. [...] A comparação dos valores entre si e com outros de diferentes períodos oferecerá um aspecto mais dinâmico e elucidativo à posição estática das demonstrações contábeis. Esse processo de comparação, indispensável ao conhecimento da situação de uma empresa, é representado pela análise horizontal e pela análise vertical.” (ASSAF NETO, 2020, p. 107).
	
	
	Referência
	Acesso
	ASSAF NETO, Alexandre. Estruturae análise de balanços: um enfoque econômico-financeiro. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2020.
	
https://bit.ly/3B4XdMK
	Observação: para visualizar este livro, é necessário primeiro estar logado no site da biblioteca e ter acessado a
“Minha Biblioteca”.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
CURSO: Ciência Contábeis
Tabela 3 - Balanço Orçamentário Detalhado do Município Vitalidade de 2019 – Receita Orçamentária
	RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS
	Receita Prevista
	Receita Realizada
	Saldo
	RECEITAS CORRENTES
	64.854.464
	65.606.815
	752.351
	RECEITA TRIBUTÁRIA
	13.606.657
	13.832.015
	225.358
	Impostos
	12.539.297
	12.839.313
	300.016
	Taxas
	1.032.040
	959.881
	(72.159)
	Contribuições de Melhoria
	35.320
	32.821
	(2.499)
	RECEITA DE CONTRIBUIÇÕES
	1.839.965
	2.024.126
	184.161
	RECEITA PATRIMONIAL
	1.720
	1.766
	46
	RECEITA AGROPECUÁRIA
	1.639.056
	1.606.303
	(32.753)
	RECEITA INDUSTRIAL
	38.041
	44.419
	6.378
	RECEITA DE SERVIÇOS
	1.572.059
	1.631.431
	59.372
	TRANSFERÊNCIAS CORRENTES
	42.354.952
	43.691.721
	1.336.769
	OUTRAS RECEITAS CORRENTES
	3.802.014
	2.775.034
	(1.026.980)
	RECEITAS DE CAPITAL
	3.395.500
	3.613.013
	217.513
	OPERAÇÕES DE CRÉDITO
	674.226
	674.226
	–
	Operações de Crédito Internas
	386.235
	386.235
	–
	Operações de Crédito Externas
	287.991
	287.991
	–
	ALIENAÇÃO DE BENS
	256.031
	272.475
	16.444
	AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS
	40.190
	36.924
	(3.266)
	TRANSFERÉNCIAS DE CAPITAL
	1.995.030
	2.198.035
	203.005
	OUTRAS RECEITAS DE CAPITAL
	430.023
	431.353
	1.330
	TOTAL
	68.249.964
	69.219.828
	969.864
Tabela 4 - Balanço Orçamentário Detalhado do Município Vitalidade de 2019 – Despesa Orçamentária
	Despesas Realizadas
	Despesas
Prevista
	Despesas
Empenhada
	Despesas
Liquidada
	Despesas
Pagas
	Saldo
	DESPESAS CORRENTES
	58.897.019
	58.855.499
	58.855.499
	51.597.863
	41.520
	PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS
	29.203.049
	29.190.711
	29.190.711
	26.245.888
	12.338
	JUROS E ENCARGOS DA DÍVIDA
	992.940
	992.940
	992.940
	992.940
	–
	OUTRAS DESPESAS CORRENTES
	28.701.030
	28.671.848
	28.671.848
	24.359.035
	29.182
	DESPESAS DE CAPITAL
	10.077.090
	9.166.074
	9.166.074
	7.839.611
	911.016
	INVESTIMENTOS
	8.320.033
	7.416.222
	7.416.222
	6.089.759
	903.811
	INVERSÕES FINANCEIRAS
	334.040
	331.637
	331.637
	331.637
	2.403
	AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA
	1.423.017
	1.418.215
	1.418.215
	1.418.215
	4.802
	RESERVA DO RPPS
	10.720
	–
	–
	–
	10.720
	RESERVA DE CONTINGÊNCIA
	830
	–
	–
	–
	830
	SUBTOTAL
	68.985.659
	68.021.573
	68.021.573
	59.437.474
	964.086
	TOTAL
	68.985.659
	68.021.573
	68.021.573
	59.437.474
	964.086
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
CURSO: Ciência Contábeis
Tabela 5 - Balanço Orçamentário Detalhado do Município Vitalidade de 2020 – Receita Orçamentária
	RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS
	Receita Prevista
	Receita Realizada
	Saldo
	RECEITAS CORRENTES
	74.099.738
	75.900.841
	1.801.103
	RECEITA TRIBUTÁRIA
	15.084.597
	16.435.428
	1.350.831
	Impostos
	14.134.941
	15.295.935
	1.160.994
	Taxas
	901.036
	1.101.035
	199.999
	Contribuições de Melhoria
	48.620
	38.458
	(10.162)
	RECEITA DE CONTRIBUIÇÕES
	2.300.941
	2.331.605
	30.664
	RECEITA PATRIMONIAL
	1.740
	1.852
	112
	RECEITA AGROPECUÁRIA
	2.123.430
	2.230.433
	107.003
	RECEITA INDUSTRIAL
	28.040
	27.794
	(246)
	RECEITA DE SERVIÇOS
	1.720.593
	1.821.594
	101.001
	TRANSFERÊNCIAS CORRENTES
	49.520.254
	49.719.258
	199.004
	OUTRAS RECEITAS CORRENTES
	3.320.143
	3.332.877
	12.734
	RECEITAS DE CAPITAL
	2.106.379
	3.140.888
	1.034.509
	OPERAÇÕES DE CRÉDITO
	885.106
	885.106
	–
	Operações de Crédito Internas
	568.599
	568.599
	–
	Operações de Crédito Externas
	316.507
	316.507
	–
	ALIENAÇÃO DE BENS
	156.030
	141.681
	(14.349)
	AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS
	40.190
	40.190
	–
	TRANSFERÉNCIAS DE CAPITAL
	895.030
	1.913.206
	1.018.176
	OUTRAS RECEITAS DE CAPITAL
	130.023
	160.705
	30.682
	TOTAL
	76.206.117
	79.041.729
	2.835.612
Tabela 6 - Balanço Orçamentário Detalhado do Município Vitalidade de 2020 – Despesa Orçamentária
	Despesas Realizadas
	Despesas
Prevista
	Despesas
Empenhada
	Despesas
Liquidada
	Despesas
Pagas
	Saldo
	DESPESAS CORRENTES
	67.154.898
	67.088.770
	67.088.770
	63.727.691
	66.128
	PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS
	33.930.040
	33.641.899
	33.641.899
	31.574.624
	288.141
	JUROS E ENCARGOS DA DÍVIDA
	1.101.762
	1.101.762
	1.101.762
	1.101.762
	–
	OUTRAS DESPESAS CORRENTES
	32.123.096
	32.345.109
	32.345.109
	31.051.305
	(222.013)
	DESPESAS DE CAPITAL
	11.210.754
	10.447.966
	10.447.967
	7.797.756
	762.787
	INVESTIMENTOS
	9.320.033
	8.589.938
	8.589.938
	5.939.727
	730.095
	INVERSÕES FINANCEIRAS
	166.957
	166.957
	166.957
	166.957
	–
	AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA
	1.723.764
	1.691.072
	1.691.072
	1.691.072
	32.692
	RESERVA DO RPPS
	13.720
	–
	–
	–
	13.720
	RESERVA DE CONTINGÊNCIA
	830
	–
	–
	–
	830
	SUBTOTAL
	78.380.202
	77.536.737
	77.536.737
	71.525.447
	843.465
	TOTAL
	78.380.202
	77.536.737
	77.536.737
	71.525.447
	843.465
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
CURSO: Ciência Contábeis
A maneira mais comum utilizada pelas empresas privadas para avaliar seu resultado é a aplicação de indicadores do lucro do período e sua relação com vendas, patrimônio líquido, investimentos e outros itens patrimoniais. No setor público a perspectiva é outra: o foco está em avaliar se os recursos que a sociedade disponibiliza para a execução dos serviços públicos estão alcançando seus propósitos. Por isso, no setor público, uma importante medida de desempenho da gestão é expressa pelo Resultado da Execução Orçamentária (REO). O resultado favorável da execução orçamentária sinaliza um índice de solvência de curto prazo que demonstra a capacidade da entidade em produzir receita suficiente para atender as necessidades da população.
Assim, buscando avaliar o comportamento da REO, apresenta-se a seguir a análise pontuais do orçamento público mediante indicadores que são calculados a partir dos dados dos Balanços Orçamentários do Município Vitalidade para 2019 e 2020. Esses indicadores revelam o comportamento de execução da receita orçamentária, comportamento de execução da despesa orçamentária e o desempenho orçamentário.
Informe-se que este tipo de análise e cálculo de indicadores normalmente é realizada sob o ponto de vista de um analista externo. Por causa disso, às vezes, pode haver limitações informacionais ou ausência de informações sobre fatores explicativos importantes do orçamento que impactam a condição financeira de um Município.
Indicadores de Receita Orçamentária
A análise orçamentária sob o aspecto da receita visa identificar o desempenho da arrecadação da receita, bem como a relevância dos ingressos de recursos operacionais e de capital. A Tabela 7 evidencia as fórmulas de cálculo desses indicadores para o Município. Desempenho da arrecadação: o indicador de desempenho da arrecadação ou eficiência da receita evidencia a relação entre a receita realizada e a receita prevista. Esse indicador revela se o orçamento da receita apresentou excesso de arrecadação efetivo para atender ações inicialmente não autorizadas no orçamento sem comprometer a condição financeira da entidade. Quando o índice está acima de 1,0, mostra que houve excesso de arrecadação; quando está abaixo de 1,0, mostra que houve insuficiência de arrecadação.
Logo, quanto maior o resultado desse indicador, melhor será a condição financeira do governo.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
CURSO: Ciência Contábeis
Desempenho relativo da arrecadação: esse indicador mostra a representatividade do excesso ou insuficiência de arrecadação sobre a receita corrente. Uma relação baixa desse indicador revela ineficiência nos procedimentos de arrecadação da receita orçamentária. Discrepâncias recorrentes verificadas nesse indicador ao longo dos anos revelam mudanças ocorridas na economia ou técnicas de estimação imprecisas.
Eficiência na arrecadação de impostos: esse indicador mostra o esforço do governo na cobrança dos impostos de sua competência. Ele demonstra o esforço da administração públicaem arrecadar todos os tributos de competência do governo previstos no orçamento anual. Uma relação alta desse indicador sinaliza o trabalho da gestão tributária no sentido de fazer adentrar ao caixa da entidade recursos próprios para atender as necessidades da sociedade, contribuindo, de maneira positiva, para a condição financeira das entidades governamentais.
Participação da receita corrente: esse indicador mostra a representatividade das receitas correntes em relação ao total das receitas arrecadadas. Uma relação alta desse indicador revela a capacidade da entidade em autofinanciar suas operações sem recorrer a operações de crédito.
Participação da receita de capital: esse indicador mostra a participação das receitas de capital em relação à receita total do governo. Uma relação alta desse indicador revela que as ações governamentais estão sendo financiadas por meio do endividamento e/ou por recursos transferidos de esferas superiores. Quanto maior o resultado desse indicador, mais dependente é o governo de recursos externos para investimentos.
Tabela 7 – Lista de Fórmulas dos Indicadores de Execução da Receita Orçamentária
	Fórmulas dos Indicadores de execução da receita orçamentária
	Desempenho de arrecadação
	𝑅𝑒𝑐𝑒𝑖𝑡𝑎 𝑅𝑒𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑎 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑙
𝑅𝑒𝑐𝑒𝑖𝑡𝑎 𝑃𝑟𝑒𝑣𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑙
	Desempenho relativo da arrecadação
	𝑅𝑒𝑐𝑒𝑖𝑡𝑎 𝑅𝑒𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑎 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑙 − 𝑅𝑒𝑐𝑒𝑖𝑡𝑎 𝑃𝑟𝑒𝑣𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑙
𝑅𝑒𝑐𝑒𝑖𝑡𝑎 𝐶𝑜𝑟𝑟𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑅𝑒𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑎
	
Eficiência na arrecadação de impostos
	𝑅𝑒𝑐𝑒𝑖𝑡𝑎 𝑑𝑒 𝐼𝑚𝑝𝑜𝑠𝑡𝑜𝑠 𝐴𝑟𝑟𝑒𝑐𝑎𝑑𝑎𝑑𝑜𝑠
𝑅𝑒𝑐𝑒𝑖𝑡𝑎 𝑃𝑟𝑒𝑣𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑑𝑒 𝐼𝑚𝑝𝑜𝑠𝑡𝑜𝑠
	Participação da receita corrente
	𝑅𝑒𝑐𝑒𝑖𝑡𝑎 𝐶𝑜𝑟𝑟𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑅𝑒𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑎
𝑅𝑒𝑐𝑒𝑖𝑡𝑎 𝑅𝑒𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑎 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑙
	Participação da receita de capital
	𝑅𝑒𝑐𝑒𝑖𝑡𝑎 𝑑𝑒 𝐶𝑎𝑝𝑖𝑡𝑎𝑙 𝑅𝑒𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑎
𝑅𝑒𝑐𝑒𝑖𝑡𝑎 𝑅𝑒𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑎 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑙
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
CURSO: Ciência Contábeis
Indicadores de Despesa Orçamentária
A análise orçamentária sob o aspecto da despesa visa identificar o desempenho da execução da despesa, a relevância dos dispêndios correntes e de capital e o grau de cobertura dos créditos adicionais. A Tabela 8 evidencia as fórmulas de cálculo desses indicadores para o Município.
Desempenho da despesa orçamentária: esse indicador evidencia a relação entre a despesa executada, isto é, a despesa empenhada, e a despesa fixada (despesa prevista). Resultado menor do que um mostra que houve economia orçamentária; resultado igual a um mostra uma situação de equilíbrio; e resultado acima de um revela que houve execução de despesas sem autorização legal.
Desempenho relativo da despesa: esse indicador mostra a representatividade da economia orçamentária (despesa prevista – despesa realizada liquidada), se existente, em relação à despesa orçamentária (liquidada) total. Ele revela a proporção do saldo orçamentário sobre o orçamento de gastos.
Participação da despesa corrente: esse indicador mostra a participação da despesa corrente em relação à despesa total, revelando quanto dos gastos totais é representado por despesas operacionais destinadas à manutenção da entidade. As despesas operacionais são representadas por gastos com pessoal e encargos sociais, juros e encargos da dívida e outras despesas correntes.
Participação da despesa de capital: esse indicador mostra a participação relativa das despesas de capital em relação à despesa total (liquidada). Uma relação alta desse indicador sugere alto nível de investimentos realizados pelo governo. Como as despesas de capital incluem gastos com amortização de dívidas, recomenda-se calcular o indicador de participação dos investimentos (investimentos/despesa total) para obter o nível de investimentos realizados em bens de infraestrutura e bens operacionais.
 (
INDICADORES DA EXECUÇÃO DA
 
RECEITA
 
ORÇAMENTÁRIA
2019
2020
Desempenho
 
de
 
arrecadação
Desempenho
 
relativo
 
da
 
arrecadação
Eficiência
 
na
 
arrecadação
 
de
 
impostos
Participação
 
da
 
receita
 
corrente
Participação
 
da
 
receita
 
de
 
capital
)PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
CURSO: Ciência Contábeis
Tabela 8 – Lista de Fórmulas dos Indicadores de Execução da Despesa Orçamentária
	Fórmulas dos Indicadores de execução da despesa orçamentária
	
Desempenho da despesa orçamentária
	𝐷𝑒𝑠𝑝𝑒𝑠𝑎 𝐸𝑚𝑝𝑒𝑛ℎ𝑎𝑑𝑎 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑙
𝐷𝑒𝑠𝑝𝑒𝑠𝑎 𝑃𝑟𝑒𝑣𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑙
	
Desempenho relativo da despesa
	𝐷𝑒𝑠𝑝𝑒𝑠𝑎 𝑃𝑟𝑒𝑣𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑙 − 𝐷𝑒𝑠𝑝𝑒𝑠𝑎 𝐸𝑚𝑝𝑒𝑛ℎ𝑎𝑑𝑎 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑙
𝐷𝑒𝑠𝑝𝑒𝑠𝑎 𝐿𝑖𝑞𝑢𝑖𝑑𝑎𝑑𝑎 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑙
	
Participação da despesa corrente
	𝐷𝑒𝑠𝑝𝑒𝑠𝑎 𝐿𝑖𝑞𝑢𝑖𝑑𝑎𝑑𝑎 𝐶𝑜𝑟𝑟𝑒𝑛𝑡𝑒
𝐷𝑒𝑠𝑝𝑒𝑠𝑎 𝐿𝑖𝑞𝑢𝑖𝑑𝑎𝑑𝑎 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑙
	
Participação da despesa de capital
	𝐷𝑒𝑠𝑝𝑒𝑠𝑎 𝐿𝑖𝑞𝑢𝑖𝑑𝑎𝑑𝑎 𝑑𝑒 𝐶𝑎𝑝𝑖𝑡𝑎𝑙
𝑅𝑒𝑐𝑒𝑖𝑡𝑎 𝐿𝑖𝑞𝑢𝑖𝑑𝑎𝑑𝑎 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑙
	ATIVIDADE 2
Diante das informações apresentadas, realize o que se pede:
c) Com base nas Tabelas 3, 4, 5 e 6, calcule os indicadores listados nas Tabelas 7 e 8. E apresente o resultado deles nas tabelas abaixo.
Tabela 9 – Lista de Indicadores de Execução da Receita Orçamentária
Tabela 10 – Lista de Indicadores de Execução da Despesa Orçamentária
	INDICADORES DA EXECUÇÃO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA
	
2019
	
2020
	Desempenho da despesa orçamentária
	
	
	
	Desempenho relativo da despesa
	
	
	
	Participação da despesa corrente
	
	
	
	Participação da despesa de capital
	
	
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
CURSO: Ciência Contábeis
A análise orçamentária revela o status da posição operacional da entidade por meio dos resultados da execução orçamentária. Esses resultados, seja de natureza positiva; seja de natureza negativa, influenciam a condição financeira governamental do Município Vitalidade na medida em que impactam os fluxos de caixa, o nível de liquidez e a solvência de curto prazo do governo. A análise de indicadores ajuda a detectar as seguintes situações:
1. se o orçamento foi aprovado com equilíbrio e executado com resultado favorável;
2. o desempenho na execução das receitas e despesas;
3. a cobertura dos créditos adicionais;
4. a necessidade de financiamento governamental;
5. a capacidade de geração interna de recursos;
6. a capacidade de pagamento da dívida;
7. o limite de gastos com pessoal.
 (
ATIVIDADE
 
3
Diante
 
das
 
informações
 
apresentadas,
 
realize
 
o
 
que
 
se
 
pede:
d)
 
Com
 
base
 
nos
 
indicadores
 
calculados,
 
escreva
 
uma
 
análise
 
sobre
 
eles
 
de
 
pelo
 
menos
 
uma página.
)
O planejamento orçamentário do Município Vitalidade para o exercício de 2021 aponta os gastos estimados para os programas governamentais, relativos à saúde, na seguinte ordem: $ 30.000 milhões para despesas correntes com gastos de pessoal e R$ 5.000 milhões para despesas de capital. As receitas correntes estimadas atingem R$ 40.000 milhões, sendo R$ 10.000 milhões provenientes de impostos e R$ 30.000 milhões de transferências correntes. As receitas de capital no valor de R$ 30.000 são representadas por operações de crédito.
A secretaria de planejamento do Município prepara a construção de um hospital municipal no valor estimado de R$ 5.000 milhões com recursos obtidos por meio de empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, tendo sido executados apenas R$ 2.000 milhões (vide Crédito Especial 10 na Tabela 12). O subsistema orçamentário contábil evidencia as informações relativas à fixação dos gastos por meio de créditos especiais, demonstradas nas Tabelas 11 e 12.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
CURSO: Ciência Contábeis
Tabela 11 – Informações sobre a Receita Orçamentária
	RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS
	Receita Prevista
	Receita Realizada (arrecadada)
	Saldo
	RECEITAS CORRENTES
	40.000
	47.000
	7.000
	Receita tributária
	10.000
	13.000
	3.000
	Transferências correntes
	30.000
	34.000
	4.000
	RECEITAS DE CAPITAL
	30.000
	31.000
	1.000
	Operações de Crédito
	
	
	
	Previstas no orçamento
	30.000
	25.000
	(5.000)Do exercício anterior
	–
	1.000
	1.000
	Do exercício atual
	–
	5.000
	5.000
	Total
	70.000
	78.000
	8.000
Tabela 12 – Informações sobre a Despesa Orçamentária com destaque do crédito destinado ao hospital
	DESPESAS ORÇAMENTÁRIAS
	Despesa Prevista (Fixada)
	Despesa Empenhada (Realizada)
	Saldo
	DESPESAS CORRENTES
	57.000
	55.000
	2.000
	Pessoal
	30.000
	28.000
	2.000
	Créditos reabertos
	
	
	
	Crédito especial 10
	3.000
	3.000
	–
	Créditos abertos
	
	
	
	Crédito especial 1
	5.000
	5.000
	–
	Crédito especial 2
	7.000
	7.000
	–
	Crédito especial 3
	4.000
	4.000
	–
	Crédito especial 4
	5.000
	5.000
	–
	Crédito extraordinário
	3.000
	3.000
	–
	DESPESAS DE CAPITAL
	35.000
	35.000
	–
	TOTAL
	92.000
	90.000
	2.000
 (
ATIVIDADE
 
4
Diante
 
das
 
informações
 
apresentadas,
 
realize
 
o
 
que
 
se
 
pede:
e)
 
Considerando os dados orçamentário que foram apresentados, explique a
 
finalidade
 
dos
 
Créditos
 
Especiais
 
e
 
sua
 
importância
 
para
 
o
 
Munícipio
 
Vitalidade
 
no
 
momento
 
de Pandemia.
)
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
CURSO: Ciência Contábeis
A Constituição Federal Brasileira destaca o direito que todos têm ao meio ambiente equilibrado, servindo a coletividade. Conforme o Artigo 225:
	 (
Artigo
 
225
 
da
 
Constituição
 
Federal
)
“todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”
	
	
	Referência
	Acesso
	BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988
	
https://bit.ly/3z7Set3
Destaca ainda no parágrafo 1° que para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao poder público: preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas; preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção; exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade; controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente; promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente; proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.
A construção do hospital municipal Coração Oscilante, traz algumas preocupações, pois o setor de serviços apresenta uma variedade de aspectos ambientais que, dependendo da atividade, podem se transformar em impactos significativos ao meio ambiente. Seus usuários estão diariamente consumindo recursos como energia e água, gerando grande quantidade de resíduos sólidos e efluentes.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
CURSO: Ciência Contábeis
A atividade hospitalar está entre as inúmeras modalidades de serviços que pode desempenhar um papel central na mitigação ou expansão dos impactos socioambientais associados ao setor. Os hospitais, entre todas as atividades de serviços, são um dos principais consumidores de energia elétrica, além de gerarem quantidade significativa de resíduos. Nesse contexto, a ecoeficiência constitui uma ferramenta essencial para que também as atividades hospitalares possam conciliar maior eficiência econômica e menor impacto ambiental. Por essas e outras questões, o hospital precisará obter uma Licença Ambiental, que para ser obtida, dependerá de Estudo prévio de Impacto ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (RIMA). O licenciamento ambiental está previsto nos vários níveis de competência pública, inclusive a municipal, em função do âmbito de abrangência do impacto ambiental.
	 (
Atividades
 
modificados
 
do
 
meio
 
ambiente
 
exigem
 
o
 
EIA
 
e
 
RIMA
)
“Os impactos causados por grandes empreendimentos são mais perceptíveis e os efeitos que geram são, via de regra, mais significativos. Entre as atividades modificadoras do meio ambiente que dependem da elaboração de Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) estão, entre outras: rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, oleodutos, gasodutos, emissários de esgotos sanitários, barragens, aterros sanitários, complexos e unidades industriais, zonas e distritos industriais, projetos agropecuários etc”. (DIAS, 2010, p. 75)
	
	
	Referência
	Acesso
	DIAS, Reinaldo. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
	
https://bit.ly/3knzAZV
	Observação: para visualizar este livro, é necessário primeiro estar logado no site da biblioteca e ter acessado a “Minha Biblioteca”.
Os gestores do munícipio Vitalidade também defende a ideia de que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e tem uma preocupação com as empresas, pessoas e com o meio ambiente, diante disso, quer saber mais sobre impactos ambientais seus detalhes.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
CURSO: Ciência Contábeis
 (
ATIVIDADE
 
5
Os
 
gestores
 
solicitam
 
a
 
você que
 
responda
 
aos
 
questionamentos:
No
 
que
 
tange
 
aos
 
aspectos
 
ambientais,
 
qual
 
é
 
o
 
significado
 
das
 
siglas
 
EIA
 
e RIMA?
Qual
 
é
 
o significado de EIA
 
e a RIMA?
Quem
 
deve
 
elaborar
 
o
 
EIA?
 
Cite
 
3
 
informações
 
que
 
esse
 
estudo
 
deve
 
conter.
Qual
 
é
 
o conceito
 
de
 
passivo
 
ambiental?
Como
 
os
 
passivos
 
ambientais
 
são
 
divididos?
Explique
 
o
 
vem
 
a ser
 
as
 
Tecnologias
 
mais
 
limpas?
)
Os seguros têm uma participação significativa no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. O país conta com mais de 80 tipos de seguros, contudo existem aqueles com maior destaque. As modalidades de seguros foram se desenvolvendo e atendendo à evolução e crescimento do Brasil, e, assim, atendendo a todas as esferas e camadas sociais, em busca da proteção à vida, ao patrimônio e, entendemos também, às finanças.
	 (
Curiosidade
 
–
 
Risco
 
de
 
suprimentos
)
Risco de suprimento – refere‐se ao acesso a insumos para o projeto em quantidades, qualidade, preço e prazos. Por exemplo: um hospital que precisa de tubos de oxigênios e maquinários enfrenta o risco de falta desse recurso, aumento de seu preço, falhas no seu transporte ou na entrega, desvios de qualidade que podem causar danos ao equipamento ou à sua eficiência [Adaptado de Schalch (2010, p. 317)]
	
	
	Referência
	Acesso
	SCHALCH, Debora. Seguros e resseguros: aspectos técnicos, jurídicos e econômicos. São Paulo: Saraiva, 2010
	
https://bit.ly/2VNZcVF
	
SUSEP. Glossário. Acesso em: jul. 2021.
	
https://bit.ly/3hHF0x1
	Observação: para visualizar este livro, é necessário primeiro estar logado no site da biblioteca e ter acessado a “Minha Biblioteca”.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
CURSO: Ciência Contábeis
A construção do hospital vai exigir que equipamentos médicos especializados sejam adquiridos e transportados para o Município Vitalidade. Nesse sentido, está previsto não apenas gastos com transporte, mas com os seguros de transporte de cargas. O gestor que está conduzindo a construção do hospital aguarda pela apólice de seguros para dar procedimento a outras operações. O seguro de transporte de cargas é um tipo de seguro de ramos elementares que busca a garantia de perdas e danos, ou responsabilidades advindas de riscos diversos que possam afetarbens, obrigações, responsabilidades, direitos e garantias.
 (
ATIVIDADE
 
6
Diante
 
da
 
necessidade
 
de
 
segurança
 
no
 
transporte
 
do
 
equipamento
 
hospitalar
 
até
 
a
 
região do Município, pede-se:
Explique
 
o
 
objetivo
 
da
 
contratação
 
do
 
seguro
 
de
 
transporte
 
de
 
cargas
 
pelo
 
Município.
Comente sobre a importância da apólice de seguros para a gestão
 
patrimonial
 
dos recursos do
 
Município.
)
Os agentes públicos, sejam municipais - como é o caso do Município Vitalidade, estadual ou Federal dependem da arrecadação para suprir as demandas financeira e sociais.
O processo arrecadatório, por sua vez, deriva obrigações acessórias que tem por finalidade garantir a correção em relação aos valores arrecadados, bem como gerar informações úteis que possam apoiar o processo de decisão. Neste caso, em especial, as obrigações acessórias visam subsidiar as decisões que envolvem as políticas públicas nas diversas áreas de interesse da sociedade.
Dentre as obrigações acessórias no nível Federal, por exemplo, está o que se denomina de e-Social. Ela visa centralizar as informações relacionadas às relações de trabalho e emprego no setor privado.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
CURSO: Ciência Contábeis
	 O que representa o eSocial?
	
	O eSocial - Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, instituído pelo Decreto nº 8373/2014, é um sistema onde os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.
Vejam mais sobre o conceito e objetivos do e-Social no artigo “Conteúdo Trabalhista – O que é o e-Social"
	
	Referência
	Acesso
	
CONTABEIS. Conteúdo Trabalhista: o que é eSocial. Acesso em: jul. 2021
	
https://bit.ly/3wFIHrj
Uma empresa, por exemplo, tributada pelo Lucro Real está obrigada a enviar o e- Social. A entrega desta declaração é um requisito para que se obtenha a Certidão Negativa de Débito (CND) que é exigida pelos órgãos públicos para tomarem serviços ou adquirirem produtos ou mercadorias de terceiros por meio de edital ou licitação públicas.
Vamos analisar uma situação relacionada ao Município Vitalidade.
Como o novo Hospital envolverá a contratação de uma série de serviços e insumos, certamente a Secretaria responsável pelas aquisições irá exigir das empresas concorrentes as respectivas CNDs dos vários órgãos públicos nos níveis Municipal, Estadual e Federal.
Sendo assim, o e-Social destas empresas deverá estar devidamente entregue.
Baseado nesta afirmação, realize a atividade proposta a seguir.
 (
ATIVIDADE
 
7
Considerando
 
as
 
informações
 
apresentadas,
 
responda:
Quais
 
as
 
obrigações
 
acessórias
 
que
 
o
 
e-Social
 
visa
 
centralizar?
Qual
 
o
 
prazo para
 
entrega
 
do
 
eSocial?
Quem está
 
obrigado
 
a
 
declarar
 
o
 
eSocial?
Empresas
 
que
 
não
 
apresentam
 
movimento,
 
precisam
 
declarar
 
o
 
e-Social?
Qual
 
o
 
prazo
 
para
 
a implementação
 
do
 
e-Social
 
simplificado?
Quais
 
entidades
 
não
 
estão
 
obrigadas
 
à
 
entrega
 
do
 
e-Social?
)
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
CURSO: Ciência Contábeis
 (
ATIVIDADE
 
8
 
–
 
Relatório
 
de
 
Trabalho
O
 
grupo
 
deve
 
elaborar uma
 
conclusão
 
geral
 
de
 
aproximadamente
 
10
 
linhas
 
sobre
 
os
 
assuntos
 
estudados
 
neste trabalho.
)
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
CURSO: Ciência Contábeis
 	REFERÊNCIAS INDICADAS	
AMARAL, C. T.; TINOCO, J. E. P; CLARO, J. A. C. S; MACHADO, D. P.; MARTINS, V. Q.
Análise das Demonstrações Contábeis e Indicadores Sociais da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE–GT), REFAE- Revista da Faculdade de Administração e Economia, v. 4, n. 2, p. 2-24, 2013. Disponível em:
< http://repositorio.furg.br/handle/1/5730 >. Acesso em: jul. 2021.
CARVALHO, A.C.; CARVALHO, D.F.; AIRES, A.P.A. O déficit do sistema previdenciário brasileiro: análise econômica para o período de 1995-2018. Espacio Abierto Cuaderno Venezuelano de Sociologia. Vol. 28, nº 3: pp. 129-172, jul-set/2019. Disponível em: < https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7051683.pdf >. Acesso em: jul. 2021.
BARBIERI, J. C.; CAJAZEIRA, J. E. R. Responsabilidade social empresarial e empresa sustentável: da teoria à prática. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016. [Minha Biblioteca].
Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788547208325/cfi/0 >. Acesso em jul. 2021.
DIAS, R. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2017. [Minha Biblioteca]. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597011159/ >. Acesso em jul. 2021.
KASSAI, J. R.; CARVALHO, N.; KASSAI, J. R. S. Contabilidade ambiental: relato integrado e sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2019. [Minha Biblioteca]. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597022490/ >. Acesso em jul. 2021.
LINS, L. S. Introdução à gestão ambiental empresarial: abordando economia, direito, contabilidade e auditoria. São Paulo: Atlas, 2015. [Minha Biblioteca]. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597001082/cfi/0!/4/2@100:0.00 >. Acesso em jul. 2021.
LISBOA, Jacques Carra Vieri. A Importância Da Análise Das Demonstrações Contábeis Para Suporte As Decisões Gerenciais Das Organizações. Administração de Empresas em Revista, v. 1, n. 9, p. 159-170, 2014. Disponível em: < https://bit.ly/3wyxgBE >. Acesso em: 22 jul. 2020.
ESOCIAL: Manual de Orientação do e-Social. Disponível em: https://www.gov.br/esocial/pt-br/documentacao-tecnica/manuais/manual-de-orientacao-do- esocial-mos-v-s-1-0.pdf. Acesso em: jul. 2021.
Marion, J. C. Análise das Demonstrações Contábeis. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2019. [Minha Biblioteca]. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597021264/ >. Acesso em: jul. 2021.
MARTINS, E.; DINIZ, J. A.; MIRANDA, G. J. Análise Avançada das Demonstrações Contábeis: uma abordagem crítica. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2012. [Minha Biblioteca].
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
CURSO: Ciência Contábeis
Disponível em:< https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597014013/ > Acesso em: jul. 2021.
PADOVEZE, C.L; FRANSCISCHETTI, C.E. Contabilidade atuarial: fundamentos- seguro e previdência, contabilização e tributação, noções de cálculo atuarial. Curitiba: InterSaberes, 2019. [Biblioteca Virtual 3.0]. Disponível em: < https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/42177 > . Acesso em: jul. 2021.
RAMOS, C. P. R. INÁCIO, V. F. Contabilidade do setor público. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. 184 p.
SEDIYAMA, Gislaine Aparecida Santana; DE AQUINO, André Carlos Busanelli; LOPES, Gabriela Brandão. A difusão das mudanças na contabilidade pública em municípios.
Contabilidade Vista & Revista, v. 28, n. 2, p. 78-100, 2017. Disponível em: < https://bit.ly/3jYML3j >. Acesso em: 09 jul. 2021.
TACHIZAWA, T. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa: os paradigmas do novo contexto empresarial. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2019. [Minha Biblioteca] Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597019803/first >. Acesso em: jul. 2021.
SILVA, L. M. Contabilidade governamental: um enfoque administrativo da nova contabilidade pública. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2011. [Minha Biblioteca]. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522477968/cfi/0!/4/2@100:0.00 >. Acesso em: jul. 2021.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
CURSO: Ciência Contábeis
 (
ORIENTAÇÕES
)
Para nortear o desenvolvimento do que está sendo proposto, indicamos que sejam apresentados no relatório um conjunto de tópicos a serem informados na seguinte sequência, segundo as normas da ABNT:
1. Capa: Título do trabalho, nome completo, matrícula, polo, nome do tutor presencial, nomedo tutor a distância, município, Estado, ano.
2. Folha de Rosto: Título do trabalho, nome completo, matrícula, polo, nome do tutor presencial, nome do tutor a distância, município, Estado, ano.
3. Sumário
4. Título: Título do trabalho.
5. Introdução: Façam uma introdução envolvendo uma fundamentação teórica com os itens mais importantes referentes ao tema do trabalho (mínimo uma página).
6. Desenvolvimento: Nesta seção deve-se realizar as tarefas descritas acima, com detalhamento dos cálculos (sempre indique as equações utilizadas), gráficos, etc. Cada Atividade será um tópico do desenvolvimento, podendo ser nomeada, como exemplo:
a. 2.1 – Atividade 1
b. 2.2 – Atividade 2
7. Conclusões: Nesta seção o grupo fará a ligação entre os objetivos e os resultados alcançados, fazendo uma discussão dos resultados, dos métodos de medida utilizados, tendo em vista o objetivo do trabalho. De um modo geral, a conclusão deve ser redigida de tal modo que a ideia central do relatório se revele e se fixe claramente ao leitor.
8. Referências bibliográficas: Toda a bibliografia utilizada para elaborar o relatório deverá ser citada. Utilize a norma ABNT para a colocação das referências.
9. Anexos (se necessário): Os anexos são utilizados para colocar alguma dedução que seja importante e tenha sido utilizada nos cálculos das grandezas físicas da experiência, fotos do experimento, etc.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
CURSO: Ciência Contábeis
 	NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL	
A resolução da situação-problema deverá ser registrada em forma de um relatório descritivo que deverá ser postado em seu ambiente virtual. Neste texto você deverá obedecer às normas a seguir:
a) Abra um documento no Word seguindo as normas da ABNT. Acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”;
b) Este trabalho deverá ser redigido na seguinte estrutura: capa de abertura, descrição separada de cada um dos itens solicitados na SGA, acompanhada do detalhamento solicitado para cada um desses itens;
c) Ao definir quem serão os participantes do grupo, informe seu tutor presencial. Isto é importante para ele acompanhar e saber quem são os grupos que já estão formados. Lembre-se que é responsabilidade do aluno acompanhar o cadastro do grupo pelo aluno responsável (aluno líder), bem como acompanhar a inserção da atividade;
d) Quando o aluno responsável pelo cadastro do grupo e pelo cadastro de atividade não realiza os procedimentos dentro do prazo devido, todo o grupo fica prejudicado;
e) A postagem do arquivo final relacionado a PTG no AVA deve ser em um único arquivo, pelo aluno líder, formato .DOC (Word ou editor de textos);
f) O sistema irá arquivar e disponibilizar para correção apenas o último trabalho encaminhado, caso o grupo encaminhe um novo arquivo, ele irá sobrepor e apagar o arquivo encaminhado anteriormente;
g) O grupo deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade;
h) O trabalho será realizado em grupos composto por no mínimo 2 e, no máximo, 7 integrantes, do mesmo curso e mesmo semestre;
i) A capa do trabalho deverá conter os nomes de todos os alunos do grupo, nome do polo, nome do tutor de sala e nome do tutor a distância;
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
CURSO: Ciência Contábeis
j) Salientamos que todos os alunos devem acompanhar a formação do grupo e a inserção da atividade direta de sua área restrita;
k) Importante: A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Observe que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico;
l) Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações com o tutor presencial e o seu tutor à distância;
m) Importante: Não serão aceitos trabalhos enviados em extensão .PDF, somente os trabalhos elaborados em editor de texto (Word) com extensão .DOC;
n) Atenção aos prazos de postagens, acompanhe o cronograma das datas de postagem e correção das atividades em seu AVA.
 	CRITÉRIOS AVALIATIVOS	
Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito a ser dado pelo tutor a distância:
	Critério
	Significado
	Valor/peso
	Coerência, clareza e coesão
	A produção textual apresenta uma linguagem de fácil compreensão, apresentando os argumentos de modo claro e coeso.
	
10%
	Aplicação dos conteúdos interdisciplinares no texto argumentativo
	No texto escrito (com as justificativas e argumentações) as ideias apresentam relação direta com a situação descrita e explicitam conteúdos trabalhados nas disciplinas de forma clara.
	
50%
	Riqueza de argumentação
	As ideias apresentadas no texto (com as justificativas e argumentações) têm relação direta com o tema e traduzem uma
perspectiva crítica e variedade de pontos de vista.
	
20%
	Conclusão
	Todo o registro de ideias foi feito com um mínimo de termos, sem repetições ou redundâncias.
	10%
	Normalização
	Respeito às normas da ABNT, respeito a escrita ortográfica e estrutura solicitada.
	10%
Um ótimo trabalho! Equipe de professores

Continue navegando