Buscar

A DIMENSÃO INVESTIGATIVA DO SERVIÇO SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

6°/7° SEMESTRE –SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: COMPETÊNCIA PROFISSIONAIS
A DIMENSÃO INVESTIGATIVA DO SERVIÇO SOCIAL
Um dos princípios fundamentais que compõem as diretrizes curriculares gerais para o SS, emitida pela ABEPSS, em 1996, é o estabelecimento das dimensões investigativa e interventiva como princípios formativos e condição central da formação profissional, e da relação teoria e realidade.
Na atualidade do SS, assumir a investigação como suporte do exercício profissional constitui um dos modos da prática, que resulta do fato dos AS efetivarem sua atitude investigativo-científica em seu fazer cotidiano. Isso significa que a pesquisa deve estar não somente na academia, como também no exercício profissional cotidiano. Não separando, portanto, a teoria da prática.
A dimensão investigativa é a dimensão do novo! Ela questiona, problematiza, testa hipóteses, permite revê-las, mexe com os preconceitos, estereótipos, supera a mera aparência. Permite construir novas posturas visando a uma instrumentalidade de novo tipo: mais qualificada e que equivale a dizer, mais eficiente e eficaz, competente e compromissada com os princípios da profissão.
COMPETENCIA DO ASSISTENTE SOCIAL:
Assistente Social deve ter domínio de três dimensões/competências: 
Competência ético-política: O AS não é um profissional “neutro”. Assim é fundamental que o profissional tenha um posicionamento político frente à questão social, para que possa ter clareza de qual é a direção a ser tomada na sua prática.
Competência teórico-metodológica: É necessário um intenso rigor teórico-metodológico, a fim de que o profissional enxergue a dinâmica da sociedade para além dos fenômenos aparentes, buscando apreender sua essência, seu movimento e as possibilidades de construção de novas possibilidades profissionais.
Competência técnico-operativa: o profissional deve conhecer se apropriar, e, sobretudo, criar um conjunto de habilidades técnicas que permitam, ao mesmo tempo, desenvolver as ações profissionais junto à população usuária e às instituições contratantes.
O Serviço Social é uma profissão investigativa e interventiva. Portanto, as análises de seus estudos e pesquisas precisam ser realizadas a partir de situações concretas e possuir utilidade social, não interessando o conhecimento realizado apenas com finalidade descritiva e contemplativa. Para que os estudos e pesquisas tenham utilidade social é fundamental, além da clareza do projeto ético-político construído coletivamente pela categoria, o domínio teórico-metodológico e técnico-operativo, alicerçados pelo conjunto de conhecimentos, habilidades, atribuições, competências e compromissos necessários à realização dos processos de trabalho, em qualquer espaço ou âmbito de atuação onde o assistente social o realize. (Fraga, 2010)
Serviço Social visa formar profissionais de serviço social com capacidade teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa para intervir nas expressões da questão social, gerenciando, formulando, executando e avaliando propostas e práticas interventivas para o seu enfrentamento e gerenciamento de serviço social. O curso de Serviço Social fundamenta-se na administração dos serviços sociais, a fim de favorecer o desenvolvimento pleno da cidadania, dos direitos, das garantias individuais e sociais. O trabalho é realizado em espaços governamentais, não-governamentais, oscips, movimentos sociais e espaços privados. Compreende como necessário ofertar formação pautada no conhecimento da realidade concreta com a função social de promover, proteger, e orientar com eqüidade, a legitimação e a defesa dos direitos sociais, para reafirmar seus valores fundantes que são a liberdade e a justiça social.
O ASSISTENTE SOCIAL E A CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS:
Direitos sociais - “construções históricas que emergem de embates de forças sociais presentes á sociedade, ou, seja, são resultados de ações efetivas por homens históricos”, que, condicionado a determinantes econômicos, políticos e sociais e por configurar-se como inacabado, trazem a possibilidade de “enfrentamento das mazelas produzidas pelo capitalismo”.
Art. 6º São DIREITOS SOCIAIS a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

Continue navegando