Buscar

Síntese- Sair da Caverna em busca da luz

Prévia do material em texto

Filosofia Geral
Síntese: Sair da Caverna em busca da Luz- Ana Sônia Pereira Tavares
“Se você deixar que os teus olhos vejam somente as sombras da falsa realidade, passará o resto da vida acorrentado, conformado com esse destino”. Em conjunto com o pensamento de Raniel analisamos o Mito da Caverna de Platão, que retrata a existência de uma caverna onde prisioneiros vivem desde a infância na escuridão. Dessa forma, quando visto sob perspectivas atuais é possível muitos questionamentos em conjunto com conceitos filosóficos. 
Sabemos que sair da caverna em busca da luz tanto na alegoria quanto na atualidade não é uma tarefa fácil. Ao nos depararmos com a ideologia que é caracterizada por ideias que recebe adesão coletiva e convence um determinado grupo e gera uma adesão, percebemos que ela pode ser de caráter positivo ou negativo, e quando de caráter negativo convence, mas distorce a realidade, justificando assim o controle da consciência do outro. É dessa forma, que, muitas pessoas não buscam sair da sua bolha, pois acreditam veemente numa ideologia negativa que impede de enxergar a verdadeira luz da sabedoria, e assim são tomadas pela alienação, ou seja expropriação da consciência. Logo, conhecendo esses conceitos, é dado o primeiro passo da jornada de sair da escuridão profunda. 
Levando em consideração esses aspectos, é preciso pensar além do senso comum que não exige reflexão nem fundamentação, apenas adesão. Pois viver em mundo de aparência que não revela a realidade é supérfluo e perigoso para o ser humano e para a filosofia. Assim, apenas a visão para o conhecimento verdadeiro é capaz de levar as pessoas para enxergar a luz e a essência da vida.

Continue navegando