Buscar

Resenha Muito Além do Peso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha “Muito Além do Peso”
 O documentário “Muito Além do Peso” conta casos de obesidade infantil e traz especialistas no assunto que falam sobre as consequências do sobrepeso nas crianças. Acredita-se que a obesidade infantil começou antes da 2° Guerra Mundial quando a tecnologia se tornou algo rentável. 
 Jamie Oliver, chef renomado britânico, diz que a expectativa das próximas gerações vai ser de dez anos a menos por causa do ambiente alimentar que a sociedade construiu. As maiores causas de morte hoje nos Estados Unidos são de doenças cardíacas, cânceres e derrame, todos sendo condições causadas pela dieta e obesidade. O documentário mostra e questiona os péssimos hábitos alimentares das nossas crianças hoje em dia. Em momentos de conversação, a apresentado mostra diferentes verduras, porém os jovens não sabem nomear o alimento, ficando claro que não os consomem. Adultos e crianças não têm noção da quantidade de açúcares presentes em um refrigerante, e se assustam com a informação, mas depois admitem que não deixariam de consumir nada por conta disso. O consumo excessivo de açúcar contribui para a morte de mais de 35 milhões de pessoas por ano no mundo.
 Os restaurantes fast food evitam usar a palavra açúcar em sua tabela nutricional, substituindo pela palavra carboidrato. Pessoas com baixa escolaridade não vão notar essa mudança e vão acreditar que a taxa de açúcar é baixa. A publicidade das grandes empresas alimentícias, focada nas crianças, usam embalagens de programas infantis e personagens conhecidos pelos jovens, atraindo sua atenção e fazendo as crianças querem consumir o produto, além de muitas vezes incluírem brindes e os pais não conseguirem negar aos filhos. O documentário traz a informação de que crianças com sobrepeso aumentam o consumo de alimentos junkfood em 134% quando expostas à sua publicidade. Nos EUA, o governo federal investe cerca de 50 milhões de dólares em divulgação de hábito alimentares saudáveis e exercícios físicos, mas é impossível competir com as grandes empresas alimentícias de produtos hipercalóricos e pouco nutritivos que investem 1,6 bilhões de dólares em marketing.
 No Brasil, temos o Guia Alimentar Brasileiro que lista dez passos para uma alimentação saudável. Dentre eles, é comer com atenção e boa companhia e o documentário aponta uma relação entre a obesidade e a quantidade de horas que uma criança passa na frente da televisão ou computador. Ou seja, é importante ter seu momento para alimentação com sua família e com a atenção focada ao alimento.
 Durante o filme, pude perceber que só houve uma nutricionista para falar do assunto, em sua maioria foram apenas médicos, sendo que a área de alimentação é especialidade do nutricionista. A disciplina de educação alimentar também se mostrou muito importante em termos educacionais, ou seja, a disciplina deveria ser obrigatória para as crianças terem noção do que estão comendo e ter sua opinião própria em questão alimentícia.

Continue navegando