Buscar

Governanca corporativa _ Maxwel Silva

Prévia do material em texto

atividade individual	
	Matriz de atividade individual
	Disciplina: Governança Corporativa
	Módulo:
	Aluno: Maxwel Silva
	Turma:
	Tarefa: Atividade Individual
	Contexto atual da sociedade indicada
	
Como consultor contratado, tenho como principal papel atuar na implementação de boas práticas, com mudanças internas e externas, ajudando no enfrentamento dos efeitos das crises econômicas, políticas e sanitárias, como exemplo temos a situação que estamos vivendo - a COVID19. Tenho a função de orientar sobre investimentos, desde os mais conservadores até os mais agressivos, como o Mercado de Ações.
A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. é uma empresa aérea brasileira. Além do transporte de passageiros, é dona da Smiles, gestora de multifidelização. Ela também controla a GAC Inc., de logística, e duas unidade financeiras: GOL Finance e GOL Finance Cayman. A receita líquida da GOL foi de R$ 11,4 bilhões, com EBITDA de R$ 2,1 bilhões, referente ao ano de 2018.
A empresa está listada no segmento Nível 2 de governança corporativa da B3. Ela possui ações preferenciais (GOLL4) e units (GOLL11), além de estar no mercado fracionado (GOLL4F).
	Boas práticas de governança corporativa e obrigatoriedade de adoção dessas práticas por partedas sociedades empresárias
	
A GOL conduz seus negócios de acordo com sólidas práticas de governança corporativa, mantendo um conselho de administração independente e um conselho fiscal apartados dos membros da Administração para garantir a transparência e a confiança em suas operações financeiras e comerciais, em benefício de todos os acionistas.
Para garantir a transparência da gestão e dos negócios em beneficio de todos os acionistas, a Companhia conta com uma Política de Negociação de suas ações, que estabelece regras e procedimentos para pessoas vinculadas à Companhia (executivos e colaboradores), com acesso a informações relevantes:
· Política de Divulgação de Fatos Relevantes, que é responsável pela divulgação de tais informações aos investidores, sendo transparente e homogênea.
· foi uma das primeiras Emissoras Privadas Estrangeiras (FPIs) na América do Sul a se adequar às exigências da Seção 404 da Lei Sarbanes-Oxley (SOX) e utiliza o critério estabelecido pelo Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Comission (COSO) para controles internos. Com essas certificações a Companhia aprimorou seus processos internos e ratificou seu compromisso com as melhores práticas de Governança Corporativa.
· canal ético para comunicação com ouvidoria aberto a todos os Colaboradores e stakeholders que desejam relatar preocupações, inclusive de forma anônima.
	Impacto gerado na governança quando da presença da família no controle da companhia e como isso pode vir a ser trabalhado pela estrutura de governança na sociedade escolhida
	
Venho salientar, pois é algo muito presente nas empresas familiares - elas costumam operar com um certo grau de informalidade e às vezes acabam criando um preconceito em relação à governança corporativa. 
Já a Governança Familiar, ainda de acordo com o IBCG, é “o sistema pelo qual a família desenvolve suas relações e atividades empresariais, com base na sua identidade (valores familiares, propósito, princípios e missão) e no estabelecimento de regras, acordos e papéis”.
Na empresa citada trata-se de uma governaça corporativa composta por Diretorias e Comitês:
· Conselho de Administração.
· Conselho Fiscal.
· Diretoria Executivo.
· Comitês de Gestão.
	Preservação de interesses de pequenos investidores na
sociedade empresária
	
Neste ponto ressalto a adoção de boas práticas, sendo um dos princípios da transparência, evitando o confilto de interesses dos cotistas.
	Impacto gerado na governança quando da presença da família no controle da companhia e como isso pode vir a ser trabalhado pela estrutura de governança na sociedade escolhida
	
Os princípios da Governança Corporativa conseguem reunir valores e exponenciá-los, pois a transparência traz nos dias de hoje valorização à marca e potencialização dos resultados, tornando uma organização que a utiliza totalmente confiável.
O trabalho mostrou como ponto de partida a contribuição da adoção da Governança Corporativa para os controles internos do Grupo, mostrando que o sucesso começa dentro.
	Referências bibliográficas
	
· www.infomoney.com.br
· https://ri.voegol.com.br
· www.cepecaf.com.br
	
	1
	2
	
	
	
	1

Continue navegando