Buscar

anato cabeca e pescoço

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO EFICIENTE DISCENTE (TED) - N1 
Disciplina: Anatomia Cabeça e Pescoço - 1º Período 
Questão 01:
“A ATM (articulação temporo-mandibular) é uma articulação sinovial e, portanto, permite amplos movimentos da mandíbula em torno de um osso fixo, que é o temporal. É uma articulação bilateral, interligada pela mandíbula e interdependente, com movimentos próprios para cada lado, porém simultâneos, podendo ser considerada como uma única articulação. É como se uníssemos as mãos direita e esquerda e, sem dobrar os punhos e cotovelos, realizássemos movimentos com os membros superiores; a articulação do ombro direito não se movimentaria isoladamente, isto é, sem a movimentação da articulação do ombro esquerdo.” Anatomia da Face: Bases anatomofuncionais para a prática odontológica. Miguel Carlos Madeira.
Sendo assim, utilize os conhecimentos de anatomia da cabeça e pescoço para responder as perguntas abaixo:
1) Discorra sobre as estruturas se relacionam com a ATM como ossos, músculos, cápsulas, discos. (1,0 ponto)
ATM e o uma conexão do crânio e mandíbula onde fazem uma articulação mais complexa, onde faz uma articulação temporo-mandibular que esta localizada no osso temporal e mandíbula, com fossa mandibular e localizada perto do meato acústico externo, Disco Articular, é uma lâmina ovulada e fina situada entre o côndilo da mandíbula e a fossa mandibular. O disco é bicôncavo, ou seja, tanto sua superfície superior quanto a superfície inferior são côncavas, membrana sinovial existe articulação possui duas membranas sinoviais, a membrana sinovial superior reveste a cápsula fibrosa acima do disco articular, a membrana sinovial inferior reveste a cápsula abaixo do disco, Os ligamentos
são feixes de fáscia cervical profunda, avançando desde o processo estiloide do osso temporal até a borda posterior do ramo da mandíbula, sendo feitos no tecido conjuntivos colagenoso, onde eles agem passivamente, a cápsula articular se origina da borda da fossa mandibular, envolve o tubérculo articular, Os músculos da articulação temporomandibular suas funções e ter elevação e protrusão no pterigoide médio e lateral e masseter.
Este ligamento insere-se entre os músculos masseter e pterigoide medial. Separa a glândula parótida da submandibular.
2) Fale sobre seus dois movimentos básicos na dinâmica de movimento da ATM relacione com a ação dos músculos responsáveis por esses movimentos. (1,0 ponto)
As duas movimentação estão envolvida que fazem um movimento de rotação que passa pelo côndilo não fazendo que não sai da fossa mandibular, pelo músculo pterigoide lateral e medial e fazendo translação que é quando o côndilo sai do lugar que fica na fossa mandibular, o fechamento da boca e uma elevação que acontece na protrusão mandibular e uma retração durante a movimentação dos músculos pterigoide lateral esta ativo com desvio lateral da mandíbula fazendo o fechamento da mandíbula.

Outros materiais