Buscar

Questionário CHE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Filomena Ap. S. Carlett - RGM: 407560 – ODO119AM
Prof. Ms. Cauê Lima
Quais são os principais aspectos do tecido nervoso?
Esse tecido tem células denominadas neurônios, sendo células prolongadas com capacidade de receberem estímulos através de substâncias químicas ou estímulos elétricos, que por sua vez, geralmente são estimulados em outras células, ou seja, resultando no potencial de ação, podendo chegar nas extremidades dos prolongamentos, ou seja, nas sinapses, que pode ser transmitido por outras células. Este tecido contém fibras nervosas.
Como ele é classificado/dividido e suas respectivas funções?
É classificado e dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. 
O SNC é responsável por receber e processar informações, sendo constituído pelo encéfalo e medula espinal, que estão protegidos pelo crânio e coluna vertebral, respectivamente. Ambas as estruturas são reforçadas por três lâminas conjuntivas, denominadas de meninges e não há praticamente tecido conjuntivo no interior deste sistema. Organização do tecido nervoso no sistema nervoso central em duas partes: substância branca e outra cinzenta.
A região mais externa do cérebro é denominada de córtex cerebral, que é rico em corpos de neurônios e, em razão de sua tonalidade, é denominado de “substância cinzenta”. Este córtex possui áreas sensoriais, motoras e associativas (interpretação de sensações e elaboração de planos de ação).
A região mais interna do cérebro, rica em dendritos e axônios, geralmente revestidos por mielina, é a “substância branca”, que leva informações ao córtex e recebe dele instruções acerca do funcionamento do corpo.
O SNP, é a parte do sistema nervoso que se encontra fora do SNC, e é constituído por fibras - nervos, gânglios nervosos e órgãos terminais. Sua função é conectar o SNC com as outras partes do corpo humano.
Quais são as células residentes desse tecido?
Os principais componentes celulares são os neurônios e as células da glia.
Quais são as funções dessas células?
Os neurônios transmitem informações através de mediadores químicos, os neurotransmissores, e de impulsos elétricos.
São células formadas por um corpo celular denominado de pericário, de onde partem dois tipos de prolongamento: dendritos e axônio. Os dentritos são prolongamentos ramificados da célula especializados em receber estímulos, que também podem ser recebidos pelo corpo celular. O impulso nervoso é sempre transmitido no sentido dendrito – corpo – axônio.
As células da glia, ou neuróglias, são muito mais numerosas do os neurônios. Sua função é nutrir e proteger o sistema nervoso. Além disso, ajudam na regulação das sinapses e transmissão dos impulsos elétricos. Existem dois tipos de células da glia: Microglias, que  protegem o sistema nervoso, agindo de forma semelhante aos macrófagos e macroglias que são quatro subtipos, cada uma com função específica, ajudando na transmissão dos impulsos nervosos. São elas: os astrócitos, os oligodendrócitos, os ependimócitos e as células de Schwann.

Continue navegando