Buscar

ATIVIDADE -INTELIGENCIA EMOCIONAL

Prévia do material em texto

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
DERIANE DE ANDRADE FAGUNDES
RA: 7665652
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
TURMA: 001202AO1
 LIDERANÇA, CULTURA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
SÃO PAULO
2020
É notório que as diferenças dentro das organizações vem crescendo, as empresas estão buscando cada vez mais pessoas que pensam fora da caixinha e que demostrem iniciativa, atitude e interesse, juntamente com essas ações vem também a personalidade, algo que é muito relevante no indivíduo, mas que também pode ocasionar conflitos dentro das organizações, como vimos no estudo de caso. Diante desta situação podemos situar alguns pontos importantes, na qual o colaborador e gestor/empresa poderiam ter trabalhado para evitar que a situação se agravasse. 
1. Trabalhar a consciência social. Pela manhã Heitor poderia ter feito uma auto avaliação dos seus pensamentos e sentimentos, como isso ele reconheceria suas emoções e talvez pudesse ter evitado levar seus problemas pessoais para dentro da empresa, embora essa separação dependa de uma certa maturidade.
2. Habilidade social, sabemos que a comunicação dentro das empresas é primordial para que os processos aconteçam de forma correta, sendo assim a equipe precisa estar alinhada e bem estruturada, não havendo nenhum tipo de revolta no ambiente organizacional. Uma conversa informal para entender o que estava se passando, seria o mais adequado no momento em que foi identificado a alteração do indivíduo. 
3. Visto que, o conflito não foi resolvido com uma conversa amigável, a interferência do gestor seria de extrema importância, pois passou a afetar a produtividade de ambos. O gestor não teve a preocupação de entender o que estava acontecendo com seus colaboradores e “lavou as mãos” para o atual momento do grupo. 
Um gestor com inteligência emocional buscaria entender o real motivo dos acontecimentos, focaria em tomar uma atitude proativa e empática, teria visão de como isso iria influenciar negativamente para a empresa, apresentaria propostas que visassem melhorias nos conflitos internos, tais como: implantar treinamentos, que abordem assuntos nas quais os grupos possuem mais dificuldades para desenvolver, estruturar palestras e até mesmo sentir a necessidade de mudanças no momento em que realiza o feedback, é claro que muitas das vezes os conflitos não vão ser resolvidos de uma hora para outra, por isso é preciso ter um gestor competente que vise como a questão humana pode influenciar nos resultados da empresa, abaixo seguem pontos positivos que devemos ter como gestor:
Líderes Emocionais Líderes inteligentes
 Pontos Fortes Pontos Fortes
Visão
Ser apaixonado
Ter autoconhecimento
Auto controle 
Ser comunicativo
Respeito 
Paciência 
Honestidade 
Humilde
Foco 
Líderes Emocionais Líderes Inteligentes 
Pontos Fracos. Pontos fracos 
Líder sem visão
Auto liderança 
Sem habilidade
Sem comunicação 
Não amam o que fazem 
Egocêntricos.
Conflitos existem em todos os lugares, na faculdade, em casa e na empresa não seria diferente
Mas como um bom ser humano, devemos acima de tudo praticar o respeito.

Continue navegando