Buscar

Atividade Administração

Prévia do material em texto

cite pelo menos 5 fatores externos de oportunidade e 5 fatores externos de ameaça sofridos pela MAGALU. 
A pandemia do COVID-19 afetou o mundo inteiro de diversas maneiras, e com o mercado de trabalho não foi diferente. O isolamento social causou um impacto enorme na economia. Esse cenário fez com que as forças externas exigissem mudanças drásticas no meio empresarial. Diversas empresas fecharam portas, demitiram funcionários e até declararam falência.
O macroambiente se faz fundamental para adaptação e competitividade, oferecendo oportunidades e ameaças para os negócios, e necessitando de uma atenção especial. A Magalu sofreu com fatores externos de ameaça durante o período da pandemia do COVID-19, além do principal deles, a circulação do coronavírus (fator natural), pode-se citar outros tais como a Renda da população (fator econômico), que despencou durante este período, com o desemprego em alta, salários congelados e famílias voltando ao mapa da fome, e consequentemente diminuindo o Nível de consumo e Poder de compra (fatores econômicos) das mesmas. Além disso, a empresa teve que buscar tentar mudar os hábitos de consumo do público brasileiro, que em sua maioria é acostumado a fazer compras de modo presencial (fator sociocultural), para passar a confiar e comprar de forma online, uma vez que o serviço presencial estava impedido ou limitado de acontecer.
Em contrapartida, a Magalu também sofreu com fatores externos de oportunidade, como novas tecnologias e processos operacionais a disposição (fatores tecnológicos). A empresa buscou nesse momento de isolamento social, onde seus funcionários não poderiam trabalhar presencialmente, investir no ambiente virtual de comércio. Além disso, a Magalu percebeu que o público tende a dar preferência a empresas que, além de se preocupar com protocolos sanitários, se preocupe com a postura da empresa no enfrentamento à pandemia, por isso criou projetos e abraçou ideias que andassem de acordo com os valores do público (fator sociocultural).
Comente: A MAGALU conseguiu com suas oportunidades superar suas ameaças? 
É inegável que a pandemia causada pelo COVID-19 impactou a economia, entretanto, empresas como a Magalu conseguiram reverter seu quadro e se tornar exemplo durante o período de isolamento social. A empresa buscou entender quais eram as principais demandas do público no momento vivido, quais as dificuldades enfrentadas e buscou abraça-las.
Tendo em vista o cenário de desemprego em massa, famílias perdendo suas fontes de renda, Luiza Helena Trajano, proprietária e presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza, assumiu o compromisso de não demitir seus funcionários durante esse período, manifesto conhecido como “#NãoDemita”. Luiza ainda, durante o período de pandemia, participou de diversas campanhas de conscientização social e capacitação a empresas de pequeno e médio porte (Passos et al., 2021).
Além disso, a empresa criou o uma plataforma digital de vendas destinada a pessoas físicas, microempreendedores individuais e pequenos varejistas, expandindo assim seu contato digital com o público consumidor, além de permitir que as pessoas possam trabalhar sem sair de casa.
Passos, A. P. P. et al. Tem no Magalu: Estratégias Sociais, Políticas e de Mercado Durante a COVID-19. Revista de Administração Contemporânea, , v. 25, n. Spe., e-200233, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2021200233.por. Acesso em: 12 out. 2021.
Considerando que a Amazon montou um novo Centro de distribuição no Brasil, o maior da América Latina, isso é uma ameaça para a MAGALU? Justifique sua resposta.
A montagem de um novo Centro de Distribuição no Brasil pela Amazon não se apresenta como uma total ameaça para a Magalu, isso porque a empresa brasileira é hoje, e para tal expansão ela montou operações, testou e aprendeu com o mercado brasileiro, criando assim uma fidelização com a marca. A Amazon, maior varejista online do planeta, apesar de ter um preço bastante competitivo, poderá faltar com adaptações aos consumidores locais (Amorim, 2017). Urge salientar que não é possível descartar a possibilidade de a Amazon ter sucesso no Brasil, principalmente no que diz respeito ao mercado online, no entanto, o cenário pandêmico favoreceu a expansão da Magalu como uma das maiores do ramo no Brasil, com programas de auxílio, conscientização e capacitação, e desbanca-la não será fácil (Aguiar, 2019).
Aguiar, Victor. A Amazon quer conquistar o Brasil. Mas, antes terá que derrotar Magazine Luiza e B2W. Seu Dinheiro, 2019. Disponível em: <https://www.seudinheiro.com/2019/amazon/amazon-prime-magazine-luiza-b2w/>. Acesso em: 12 out. 2021.
Amorim, Lucas. A estratégia anti-Amazon do Magazine Luiza. Exame, 2017. Disponível em: <https://exame.com/negocios/a-estrategia-anti-amazon-do-magazine-luiza/>. Acesso em: 12 out. 2021.

Continue navegando