Buscar

portfolio 2 politicas da educação

Prévia do material em texto

A educação básica no Brasil atual: desafios e perspectivas
3º ciclo de aprendizagem
a) Descrição do Projeto:
Esse projeto se caracteriza pelo desenvolvimento de uma ação investigativa, que busca compreender as problemáticas que envolvem a educação básica no Brasil atual, por intermédio da análise do documentário dirigido por João Jardim Pro dia nascer feliz (2007), da coleta e análise de dados estatísticos e da elaboração de um texto dissertativo ao final sobre “A educação básica no Brasil atual: desafios e perspectivas”. Vimos que, ao longo da história do Brasil, o Estado se mostrou negligente em relação à garantia do direito à educação. Desde o período monárquico até recentemente, somamos iniciativas no campo da educação por parte do poder público, que contribuíram para a consolidação do caráter elitista da educação brasileira e a marginalização de contingentes significativos da população. Encontramos um retrato desse descaso nas estatísticas e dados levantados pelos próprios órgãos oficiais como o INEP em relação aos índices de analfabetismo e as taxas de evasão escolar. Nos últimos anos, podemos identificar vários movimentos em favor da universalização da educação e em defesa da escola pública e a implementação de políticas educacionais que conseguiram avanços quantitativos em direção à democratização do ensino, porém essa democratização do acesso não foi acompanhada da devida qualidade de ensino. Atualmente, os estudos apontam o baixo rendimento escolar dos estudantes e outros graves problemas que afetam a educação brasileira como a violência, a falta de motivação de alunos e professores, dentre outros, que comprometem a aprendizagem e demonstram que a educação democrática de qualidade está longe de ser efetivada. Dessa forma, esse projeto se justifica cientificamente pela tentativa de aproximar o aluno de licenciatura das problemáticas que envolvem a educação básica na atualidade, propiciando a reflexão e o debate e o desenvolvimento de postura docente crítico e investigativa nos planos históricos e pedagógicos.
b) Objetivos:
•Aproximar o aluno de licenciatura das problemáticas que envolvem a educação na atualidade.
•Utilizar metodologias de pesquisa que propiciem o desenvolvimento de uma postura docente investigativa.
•Proporcionar a reflexão sobre as problemáticas que envolvem a educação e a atuação docente na atualidade.
•Utilizar os conhecimentos sobre a legislação e as políticas públicas referentes à educação para uma inserção profissional crítica.
c) Metodologia:
Neste tópico, está descrito cada etapa para o desenvolvimento do seu projeto ou atividade-prática.
1ª etapa
Assistir ao documentário Pro dia nascer feliz (2007).
Direção: João Jardim, ano: 2007. Para isso acesse o documentário diretamente no Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nvsbb6XHu_I&t=45s. Acesso em: 05 dez. 2019. Ou, acesse pelo nome.
2ª etapa
1.Após ver o documentário, apresentar um resumo dos diferentes momentos mostrados pelo diretor, quanto aos locais e escolas vistas.
3ª etapa
Apresentar, coleta de dados estatísticos como número de matrículas na rede pública municipal e estadual de ensino de sua cidade e Estado; dados sobre evasão e repetência, índice de desenvolvimento como o IDEB, dentre outros. Os dados podem ser coletados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/web/guest/painel-educacional>. Acesso em: 19 nov. 2019.
4ª etapa
Para finalizar, elabora um texto crítico, fazendo um paralelo envolvendo o documentário Pro dia nascer feliz (2007) e os dados coletados de sua cidade/Estado.
 
Observação:
Formatação do texto - Fonte: títulos: Times New Roman, tamanho 14 e em negrito. Corpo do texto: Times New Roman e tamanho 12.
Apresentar as referências bibliográficas utilizadas ao final conforme as normas da ABNT.
 
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF. Senado Federal.
Legislação. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 05 dez. 2019.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20/12/96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Presidência da República.Legislação.Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Disponível em: 05 dez. 2019.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Dados oficiais Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/web/guest/painel-educacional>. Acesso em: 19 nov. 2019.
CORRÊA, R. A.; SERRAZES, K. E. Políticas da Educação Básica. Batatais: Claretiano, 2013
Caderno de Referência de Conteúdo - CRC Material na Sala de Aula Virtual. (Claretiano – Biblioteca Digital). Disponível em: https://biblioteca.claretiano.edu.br/anexo/000046/00004622.pdf. Acesso em: 16 Nov. 2019. 
Pro dia nascer feliz (2007).Direção: João Jardim Ano: 2007. Vídeo
Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=nvsbb6XHu_I&t=45s>. Acesso em: 05 dez. 2019.

Continue navegando