Buscar

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. A crise política do governo de Jânio Quadros inicia-se com a condecoração de Che Guevara. No dia 24 de agosto de 1961, Carlos Lacerda denunciou, em rede nacional, um possível golpe que estaria sendo planejado pelo presidente Jânio Quadros, que renunciou no dia seguinte. Sobre esse episódio, assinale a alternativa correta:
	
	a.
	O presidente afirmava em carta enviada ao Congresso Nacional que “forças terríveis” o haviam levado a optar pela renúncia e pretendia que seu governo fosse parlamentarista.
	
	b.
	O Congresso não aceitou a saída do presidente, embora Jânio tivesse apoio de toda sua base aliada, inclusive da UDN.
	
	c.
	A posse de João Goulart, então em visita oficial à China, foi um desdobramento esperado e aprovado pelo Congresso e pelo próprio Jânio Quadros.
	
	d.
	No dia 25 de agosto de 1961, o então e ainda presidente Jânio Quadros, para espanto de toda a nação, anunciou sua renúncia, que foi não foi em nenhum momento aceita pelo Congresso. O Congresso forçou a volta de Jânio Quadros que permaneceu no poder até o golpe de 1964.
	
	e.
	O Congresso aprovou o Ato Adicional promulgado em 3 de setembro, garantindo o mandato de Goulart até 31 de janeiro de 1966 em regime parlamentarista. Goulart foi finalmente empossado no dia 7 de setembro.
0,3 pontos   
PERGUNTA 2
1. Assinale a alternativa correta sobre as principais metas do Plano Trienal:
	
	a.
	Reduzir progressivamente a pressão inflacionária, para que o sistema econômico recupere uma adequada estabilidade de nível de preços, por meio da completa indexação de preços e salários pelo congelamento.
	
	b.
	Intensificar substancialmente a ação do Governo no campo educacional, da pesquisa científica e tecnológica, e da saúde pública.
	
	c.
	Manter as disparidades regionais de níveis de vida, para garantir mão de obra abundante aos projetos desenvolvimentistas.
	
	d.
	Promover uma reforma agrária ampla, fazendo o país retornar à condição de primário-exportador, modelo esse que havia garantido o sustento do país desde a sua colonização pelos portugueses no século XVI.
	
	e.
	Retirar do Governo sua unidade de comando dentro de sua própria esfera de ação, pois se tratava de um Plano feito em moldes liberais.
0,3 pontos   
PERGUNTA 3
1. Jânio da Silva Quadros nasceu em 25 de janeiro de 1917, em Campo Grande, no Estado de Mato Grosso. Teve uma vida política agitada começando por se candidatar a vereador nas eleições de 1947 pelo PDC (Partido Democrata Cristão), mas não se elegeu. Mas a sorte estava ao lado de Quadros, pois com a suspensão do registro do Partido Comunista Brasileiro (PCB), muitas cadeiras ficaram vazias na Câmara Municipal de São Paulo e Jânio acabou sendo chamado para preencher um desses lugares em 1948. Assinale a alternativa incorreta sobre o governo de Jânio Quadros:
	
	a.
	Jânio Quadros e João Goulart foram empossados em 31 de janeiro de 1961 e no seu discurso de posse, o recém-eleito presidente fez graves acusações à gestão anterior em cadeia nacional de rádio, acusando JK de ineficiência administrativa e responsabilidade pelos altos índices de inflação e pela dívida externa de dois bilhões de dólares. O governo de Jânio durou apenas 7 meses.
	
	b.
	No início do seu governo, Jânio Quadros impôs uma imagem de moralidade, colocando em prática medidas bastante bizarras, como: proibição dos biquínis nas praias brasileiras, também vetou a transmissão pela televisão de concursos de miss que eram grande sucesso na época, proibiu as rinhas de galo, o uso de lança-perfume nos bailes de carnaval e regulamentou o jogo de carteado.
	
	c.
	Na economia teve um caráter conservador, adotando à risca as medidas do FMI. Congelou salários, restringiu créditos e desvalorizou a moeda nacional. Mesmo assim, a inflação permaneceu alta, gerando o descontentamento por parte da população.
	
	d.
	Do ponto de vista administrativo, tentou uma maior centralização dos poderes nas mãos do legislativo, em uma tentativa de aumentar o poder do Congresso Nacional. Mas, as tentativas de ganhar mais poder foram infrutíferas.
	
	e.
	No dia 13 de março de 1961, o presidente foi às rádios e emissoras de televisão anunciar uma reforma cambial que pretendia atender aos interesses do setor exportador e dos credores internacionais, mas obviamente isso acabaria punindo os grupos nacionais que haviam contraído financiamento externo durante a vigência da taxa anterior.
0,3 pontos   
PERGUNTA 4
1. O Plano de Metas foi estabelecido durante o governo JK e pretendia modernizar o Brasil. Sobre esse Plano, assinale a alternativa correta:
	
	a.
	Com o Plano de Metas inicia-se um período de planificação da economia brasileira. O Plano pode ser considerado planejamento em cima de premissas keynesianas.
	
	b.
	O BNDE identificava a existência de uma demanda reprimida por bens de consumo não duráveis.
	
	c.
	O Plano continha 31 Metas e teve como principal objetivo o desenvolvimento do Brasil a partir do abandono do processo de industrialização pelo PSI (Processo de Substituição de Importações).
	
	d.
	A demanda por bens de consumo duráveis e não duráveis era resultado da melhor distribuição de renda do período anterior, que elevara os padrões de consumo das classes sociais mais baixas.
	
	e.
	O Plano contava com financiamento abundante, pois o Brasil acumulara divisas desde o final da II Guerra Mundial.
0,3 pontos   
PERGUNTA 5
1. O governo de Juscelino Kubitschek 1956-1960 foi emblemático para o Brasil, tanto pela democracia, como pela promessa de modernização do país pelo Plano de Metas que garantia em seu lema “Cinquenta anos em cinco” uma profunda modificação do Brasil. Era o chamado “Anos Dourados”. Sobre esse período, assinale a alternativa correta:
	
	a.
	O governo de JK foi caracterizado por uma instabilidade política, a aliança entre o PSD (dominante no Congresso) e o PTB não garantia à presidência uma base parlamentar de sustentação.
	
	b.
	Os anos 1950 representaram profundas modificações na sociedade e na economia brasileiras. Essas mudanças eram evidentes na música, na arquitetura, nas artes plásticas, no cinema, na grande novidade que era a televisão e também no novo papel da mulher nessa sociedade que se modernizava rapidamente.
	
	c.
	Nas décadas de 1950 e 1960 as modificações sociais e econômicas se propagaram por todo país, dos centros urbanos até as pequenas cidades e a zona rural, o país já podia ser considerado completamente urbanizado.
	
	d.
	O governo de JK não contava com apoio popular em função de sua postura extremamente conservadora.
	
	e.
	A modernização do país nessa época foi resultado das políticas econômicas anteriores a JK e não de um projeto modernizador proposto pelo novo presidente.
0,3 pontos   
PERGUNTA 6
1. Sobre a política econômica do governo de João Goulart, assinale a alternativa incorreta:
	
	a.
	Para as políticas monetárias, bancária e financeiras públicas, o governo estabeleceu controles quantitativos do crédito, em menção a criação de um Banco Central e do Banco Rural e reforma da legislação bancária.
	
	b.
	O programa defendia também a adoção de política cambial baseada em taxa única fixada em o que se chamava de nível realista.
	
	c.
	O ponto de menor atrito foi a reforma agrária proposta pelo presidente Jango, com mudança do princípio constitucional que determinava que a indenização de terras desapropriadas fosse feita em dinheiro. Essa proposta teve amplo apoio, tanto do Congresso como da população brasileira.
	
	d.
	As relações com os EUA se deterioravam, com o exame feito pelo congresso de alterações da legislação relativa à remessa de lucros de capital estrangeiro.
	
	e.
	O governo começou a perder o controle sobre a economia em 1962, com o aumento do déficit do caixa do governo em função do aumento das despesas públicas e o aumento da taxa de expansão da oferta monetária. A principal pressão sobre os gastos públicos estava no déficit das empresas do governo no setor de transporte.
0,3 pontos   
PERGUNTA 7
1. Sobre a presença do capital externo e a dependência externa durante o governode JK, assinale a alternativa correta:
	
	a.
	O governo brasileiro realizava investimentos no setor industrial a partir da emissão monetária e do fechamento da economia ao capital estrangeiro.
	
	b.
	A participação das multinacionais só atingia o setor automobilístico.
	
	c.
	O problema era não só o controle de setores considerados estratégicos, mas a remessa de lucros para seus países de origem de forma desordenada. Esse tipo de procedimento era ilegal porque os mecanismos de controle eram precários e facilmente burláveis aqui no Brasil.
	
	d.
	A criação de mercados encareceu o fornecimento de matérias-primas e impulsionou os investimentos do Estado.
	
	e.
	Os organismos internacionais exigiram de Juscelino um controle da remessa de lucros pelas multinacionais, a fim de controlar a inflação.
0,3 pontos   
PERGUNTA 8
1. Sobre as teses da CEPAL (Comissão Econômica para América Latina), assinale a alternativa correta:
	
	a.
	Aumento do consumo supérfluo, principalmente de produtos importados, por meio de tarifas baixas.
	
	b.
	Desincentivo no ingresso de capitais externos, principalmente na forma de empréstimos de governo a governo.
	
	c.
	Realização de reforma agrária para aumentar a oferta de alimentos e matérias-primas, bem como a demanda de produtos industriais, mediante a expansão de mercado interno.
	
	d.
	Menor participação do Estado na captação de recursos e na implantação de infraestrutura como energia, transportes e comunicação.
	
	e.
	Apoio incondicional a indústria multinacional e a reforma agrária.
0,3 pontos   
PERGUNTA 9
1. Sobre os pontos negativos do Plano de Metas, assinale a alternativa correta:
	
	a.
	Apesar do sucesso, o Plano apresentava problemas, como o aprofundamento da dependência externa, tanto de tecnologia, como de bens estratégicos.
	
	b.
	Com a vinda das multinacionais ao país, muitos empregos foram perdidos, o desemprego foi bastante alto nessa época.
	
	c.
	A agricultura teve um desempenho alto, isso significava que o Brasil mantinha-se como uma economia baseada em bens primários e pouco desenvolvida.
	
	d.
	O período também será marcado por uma concentração de renda na área agrícola, a oligarquia agrária foi beneficiada com o Plano.
	
	e.
	A aposta na indústria automobilística levou o governo a investir muito nas estradas de ferro, que já eram, na época, um meio de escoamento de produção muito atrasado.
0,3 pontos   
PERGUNTA 10
1. Sobre os resultados do Plano de Metas, leia as afirmativas abaixo e a seguir assinale a alternativa correta:
I. O cumprimento das metas foi bastante satisfatório e em alguns setores chegaram a ser superadas. Em função desse sucesso do Plano, de fato, o país apresentou nesse período importantes índices que apontavam para o desenvolvimento com mudanças estruturais.
II. A economia que anteriormente ainda se calcava na exportação de café foi transferida definitivamente para a indústria nacional.
III. O PIB cresceu 7% em média no período, e a renda per capita dobrou com relação à década anterior.
IV. O Programa de Metas não foi bem sucedido, principalmente no desempenho da indústria. A presidência de Juscelino é lembrada até hoje como um período de fracasso e alta da inflação e do endividamento externo.
	
	a.
	Apenas a afirmativa I está incorreta.
	
	b.
	Apenas a afirmativa II está incorreta.
	
	c.
	Apenas a afirmativa III está incorreta.
	
	d.
	Apenas a afirmativa IV está incorreta.
	
	e.
	Todas as afirmativas estão corretas.