Buscar

Postagem - Civil III - Semana 2

Prévia do material em texto

Corrigido pela professora dia 23 de fevereiro
SEMANA 2 - Edilene Araújo dos Santos – 4º Período - Direito – Manhã – Campus Menezes Côrtes 
2 - DIREITO CIVIL III – CONTRATOS - Interpretação e Formação dos Contratos
Caso concreto 01
Carlos propôs a Construções Indústria e Comércio LTDA contrato de prestação de serviços, tendo entregue pessoalmente documento por escrito em que continham todos os termos da proposta. Após uma semana, a Construtora entregou a Carlos uma minuta contratual que modificava alguns dos itens da proposta inicialmente feita. Carlos, não concordando com os termos minutados, negou-se a celebrar o contrato. Inconformada com a recusa de Carlos, a Construtora ajuizou ação de obrigação de fazer alegando que a proposta tem caráter vinculante e que, além disso, a tutela da confiança proíbe o comportamento contraditório dos negociantes, razões pelas quais requeria que o contrato fosse concluído.
Analisando os fatos acima descritos e tomando por parâmetro o direito contratual brasileiro, responda, JUSTIFICADA E FUNDAMENTADAMENTE:
A)   A proposta foi feita entre presentes ou entre ausentes? Entre ausentes, pois os momentos de entrega e recebimento da proposta foram diferentes, não ocorreram ao mesmo tempo. Há um intervalo entre a proposta e a resposta.
 
B)   O princípio da força vinculante da proposta obrigará Carlos a responder pela não conclusão do contrato junto à Construtora? Não. O documento entregue a Carlos (passou a oblato) foi uma minuta e não o contrato, e a vinculação da proposta impede a construtora de modificá-la. A empresa modificou os termos da proposta, art. 431, o que significa que para a lei ela fez uma contra proposta. Provocando uma inversão de papéis de maneira que Carlos passou a condição de oblato.
 
Questão objetiva 01
Quanto à formação do contrato, o Código Civil adota, como regra, a teoria:
A) da declaração.
B) da subsunção. 
C) da agnição da modalidade expedição.
D) da agnição na modalidade recepção.
 
Questão objetiva 02
Os contratos eletrônicos:
A) por serem celebrados entre ausentes, terão sempre interpretação restritiva.
B) podem ser celebrados entre ausentes ou entre presentes.
C) são formados no local onde será prestado o serviço ou entregue o bem.
D) não se aplica a responsabilidade civil pré ou pós-contratual.
Somente nos contratos eletrônicos entre ausentes (email), temos um enunciado que diz como regra que o contrato se forma a partir da chegada da resposta para o policitante, (teoria da recepção) é a data de recepção, data do recebimento.

Continue navegando