Buscar

03 Avaliação Final legislação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os princípios podem ser definidos como linhas diretrizes que informam algumas normas e inspiram direta ou indiretamente uma série de soluções, promovendo e embasando novas normas, orientando a interpretação das existências e resolvendo os casos não previstos na legislação. Os princípios do Direito do Trabalho constituem o fundamento do ordenamento jurídico do trabalho; assim sendo, não pode haver contradição entre eles e os preceitos legais. O Direito do Trabalho possui princípios norteadores próprios, ancorados na Constituição Federal, haja vista esta ser filtro de validade de todo ordenamento. O Direito do Trabalho apresenta princípios próprios, reconhecidos pela doutrina e aplicados pela jurisprudência, a saber: o princípio da proteção, o princípio da irrenunciabilidade, o princípio da primazia da realidade e o princípio da continuidade da relação de emprego (GARCIA, 2015 p. 53). Com relação aos princípios do Direito do Trabalho, explique o Princípio da Primazia da Realidade.
FONTE: GARCIA, Gustavo Filipe Barbosa. Manual de direito do trabalho. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense 2015.
Resposta esperada
O princípio da primazia da realidade destaca justamente que o que vale é o que acontece realmente e não o que está escrito. Nesse princípio, a verdade dos fatos impera sobre qualquer contrato formal, ou seja, caso haja conflito entre o que está escrito e o que ocorre de fato, prevalece o que ocorre de fato. A realidade é muito mais importante do que a forma, assim, os fatos prevalecem sobre os documentos. O que será observado realmente são as condições fáticas que demonstrem a existência do contrato de trabalho. São privilegiados, portanto, os fatos e a realidade sobre a forma ou a estrutura empregada.
Minha resposta
Caso o empregador queira que o empregado faça hora extra ele devera recolher a assinatura ou registro do ponto de entrada e saída, esse tipo de situação não precisa constar no contrato de trabalho. vale mais a realidade, do que o que está formalizado no contrato.
2As Normas Regulamentadoras entraram em vigor logo após a publicação da portaria de número 3214, de 8 de junho de 1978, que regulamentou a Lei nº 6514, de dezembro de 1977, referente à Consolidação das Leis Trabalhistas. A elaboração das Normas é de responsabilidade de um Grupo Tripartite com representantes dos trabalhadores e empresas. Diante desse contexto, disserte sobre o que são as Normas Regulamentadoras - NRs - e para que servem.
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L6514.htm. Acesso em: 4 jun. 2020.
Resposta esperada
As Normas Regulamentadoras se constituem em um conjunto de regras e ditames que disciplinam a matéria atinente à segurança e medicina do trabalho, de observância obrigatória pelas empresas, sejam privadas ou públicas, bem como os órgãos do governo que porventura tenham pessoas regidas pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Normas Regulamentadoras se incorporarem ao contrato de trabalho, gerando o mínimo de segurança ao trabalhador face sua observância obrigatória pelas empresas.

Outros materiais