Buscar

Resposta Módulo 12 - Historia de Missões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Respostas Módulo 12 – História de Missões
1. O livro bíblico que conta as primeiras histórias de missões é o Livro de Atos dos Apóstolos.
1. Os cinco motivos para rápida expansão do Cristianismo, segundo o historiador Edward Gibbon, foram – O zelo herdado dos judeus (exclusivistas); - a doutrina da salvação eterna; - Os milagres poderosos; - A vida virtuosa dos cristãos; e – A organização da comunidade cristã
1. O significado de “Eixo Ocidental” se refere ao trabalho de expansão da Igreja, cuja força motriz encontrava-se em Roma. Percebe-se que entre a morte dos apóstolos houve uma expansão do Evangelho por todo o Império sem qualquer identificação com Roma. O “Eixo Oriental” se desenvolve a partir de Constantinopla, embora não tenha atingido, exclusiva e geograficamente, a maior porção da terra, até que o catolicismo e o protestantismo se espalhassem pelo mundo. 
1. As conversões estatais do cristianismo, era que a conversão de um rei ou governante ao Evangelho significasse a conversão de todos os seus súditos. Essa atitude era tida como normal.
1. Os Nestorianos eram provenientes do conflito cristológico entre Nestor, bispo de Antioquia, e Cirilo, bispo de Alexandria, essa Igreja ficou conhecida como nestoriana e dominou, em grande parte, o contexto cristão desde a região da Mesopotâmia até a China. Segundo John Stewart, a Igreja Nestoriana foi a “Igreja mais missionária que o mundo teve oportunidade de ver”. Eram homens de muita fé, poderosos nas Escrituras e sabiam de cor muitos textos bíblicos.
1. Carlos Magno assumiu o trono em 771 e em três décadas expandiu as fronteiras do seu reino. Foi considerado por alguns historiadores o criador do Santo Império Romano Germânico. Ele uniu de forma estreita a igreja e o Estado. As conquistas de Carlos Magno foram consideradas conquistas cristãs, pois ele mesmo se intitulou um imperador cristão. Não há dúvida que muitos reinos por ele dominados foram cristianizados à força.
1. A cristianização da Rússia se deu a partir do cisma entre Constantinopla e Roma em 1054, onde predominou nessa espaço geográfico o Cristianismo Ortodoxo. O governante que tornou isso uma realidade foi Vladimir, neto da princesa Olga, de Kiev, que havia se convertido ao Cristianismo. Ele é considerado um santo pela Igreja Ortodoxa, por sua cristianização de Kiev. Embora fosse homem de maus hábitos, com propósito de beneficiar seu povo ele manda procurar a religião mais adequada para o seu reino. De acordo com a história, devido a essa beleza, Valdimir optou pela ortodoxia.
1. Os Jesuitas fizeram parte de uma ordem religiosa católica, que recebeu o nome de Companhia de Jesus. Foram criados com o objetivo de anunciar a fé católica pelo mundo, os padres jesuítas eram subordinados a um regime de privações que os preparavam para viverem em locais distantes e se adaptarem às mais adversas condições.
1. Os Morávios foram um grupo que nasceu com a visão do conde Nicolaus von Zinzendorf, que, primeiramente reunindo cristãos de confissões distintas, conduziu-os, após um avivamento, a pregar o Evangelho ás nações. O trabalho realizado pelos irmãos morávios não tinha precedente e foi a maior expressão missionária protestante, influenciando profundamente a história de Missões desde então. Em 1760, às vésperas da morte do conde, 226 missionários já haviam sido enviados pelos irmãos morávios e mais três mil convertidos tinham sido batizados. 
1. Podemos relacionar 4 planos de evangelização mundial como :
- A cruzada estudantil e o filme de Jesus
- Tradutores e objetivos de tradução para o AD 2000
- A visão DAWN (discipulando uma nação inteira)
- Movimento AD 2000 e além

Continue navegando