Buscar

Redação tema: O Dilema da doação de Orgãos no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema: O Dilema da doação de Órgãos no Brasil 
Na série médica "Grey's Anatomy”, é retratado em um episódio as dificuldades para convencer a família de um paciente diagnosticado com morte encefálica a doar seus órgãos para salvar outro paciente. Fora de ficção, a questão da doação de órgãos também é um dilema no Brasil, visto que existem diversos empecilhos para esses transplantes ocorrerem. Nesse contexto, é válido analisar não só a falta de informação, como também a negligência estatal, a fim de se buscar alternativas condizentes com a gravidade da situação.
A priori, é lícito salientar que a falta de conhecimento sobre a doação de órgãos dificulta sua ação. A lei 9434/97 prevê que a família do paciente dá o veredito final sobre o transplante de órgãos mesmo que anteriormente tal paciente tenha deixado em papel que queira ser doador, por isso o debate com a família sobre esse assunto é de suma importância. Desse modo, fica claro o efeito da falta de informação sobre a doação de órgãos no Brasil.
Ademais, é importante ressaltar a existência de um grande déficit no investimento de infraestrutura hospitalar ocasionado pelo governo. De acordo com o filósofo europeu Rousseau em sua obra “O Contrato Social”, o Estado deve prover melhorias para garantir o bem-estar social e a harmonia entre os cidadãos. Sob essa ótica, é notável que o dever do Estado não está sendo cumprido, pois a maioria dos hospitais públicos não recebem melhor atenção do poder vigente, o que gera consequências para a população. Dessa maneira, é nítido que medidas precisam ser tomadas para melhoria da estrutura hospitalar.
Fica evidente, portanto, que para mitigar o dilema da doação de órgão no Brasil, cabe ao Ministério da Saúde, com apoio do do Ministério da Infraestrutura, criar propagandas de investimentos voltada para melhorar a situação dos hospitais públicos, por meio de aumento de verbas destinadas a tais ministérios, com o fito de levar o sistema de transplante de órgãos para todas as regiões. Cabe também à Secretaria de Comunicação Social promover campanhas sobre a doação de órgãos, a fim de levar informação para toda a população. Desse modo, a realidade brasileira tende a se distanciar do apresentado na série "Grey 's Anatomy”.

Continue navegando