Buscar

Gestão Pedagógica para Gestores da Alfabetização MÓDULO I

Prévia do material em texto

Gestão Pedagógica para Gestores da Alfabetização
1. Painel
2. Meus cursos
3.  Gestão Pedagógica para Gestores da Alfabetização
4.  MÓDULO 1
5.  Exercício Avaliativo 1
	Iniciado em
	terça, 26 out 2021, 16:18
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	terça, 26 out 2021, 16:39
	Tempo empregado
	20 minutos 25 segundos
	Notas
	2,00/2,00
	Avaliar
	25,00 de um máximo de 25,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O conceito de “Mente absorvente” surge da ideia de que a criança é um ser humano ativo que absorve a todo momento os estímulos à sua volta. Este conceito é fundamental dentro da teoria e é também o nome de um dos principais livros de Maria Montessori. Ela percebeu que a mente da criança, nos estágios iniciais, age como uma esponja de aprendizados, uma vez que aprende de maneira fácil, orgânica e intuitiva.
Maria Montessori dividiu em duas fases a “Mente absorvente”. Assinale a alternativa que corresponde corretamente às duas fases:
Escolha uma opção:
a. Mente absorvente diferente e igual.
b. Mente absorvente construtiva e destrutiva.
c. Mente absorvente inconsciente e consciente. 
d. Mente absorvente variável e invariável.
e. Mente absorvente simples e complexa.
Feedback
Sua resposta está correta.
A mente da criança, por ser movida por curiosidade, é capaz de absorver muita informação. Conjecture a primeira vez que a criança vê o mundo e compreenderá que este acontecimento já é um grande estímulo natural que a faz querer experienciar e explorar ao máximo tudo o que vê. Assim, a criança se movimenta, manipula os objetos, mexe no que chama atenção e, a partir de uma determinada idade, começa a perguntar sobre tudo.
Os adultos devem aproveitar esses momentos para que essa curiosidade seja estimulada. As respostas dos adultos servem para que a criança consiga conceber na mente dela o mundo em que vive e, a depender da reação do adulto, a curiosidade pode ser ainda mais desenvolvida. Crianças curiosas se tornam adultos mais estudiosos e interessados. Assim, permitir que a criança absorve informações positivas é essencial para construção do saber.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Segundo o sociólogo Gilberto Freire, a socialização pode ser concebida da seguinte forma:
“É a condição do indivíduo (biológico) desenvolvido, dentro da organização social e da cultura, em pessoa ou homem social, pela aquisição de status ou situação, desenvolvidos como membro de um grupo ou de vários grupos.”
Referente a adaptação da criança a escola, observe as sentenças a seguir e assinale a alternativa mais adequada:
Escolha uma opção:
a. É o momento de transição em que a criança vai se habituando à nova rotina, longe dos familiares que tem como referência. 
b. É um período em que a criança exige menos atenção e supervisão por parte dos gestores e educadores.
c. Toda adaptação acontece de forma imediata e inconsciente, quando a criança vai pela primeira vez à creche ou à pré-escola.
d. A maneira como a família vê a entrada da criança na creche ou pré-escola não implica nas reações da criança durante o processo de adaptação.
e. As instituições de Educação Infantil devem ter certo rigor diante das singularidades das crianças, de forma que acelerem o processo de adaptação e permitam que as crianças e seus responsáveis entrem na rotina do ambiente escolar.
Feedback
Sua resposta está correta.
A pré-escola cumpre conduzir a criança à Socialização e à Alfabetização. O educador é o mediador, que apresenta aos pequenos vários horizontes de aprendizagem. Acredita-se que as crianças, ao passar pelo período pré-escolar, mais conhecido como Educação Infantil, várias possibilidades de concluir com perfeição seus estudos. Ao experimentar vivências especiais, a criança terá uma aprendizagem capaz de contribuir para o seu desenvolvimento cognitivo e social, sob uma perspectiva de interação social que priorize a cultura e as atividades que são mediadas pelos professores como determinantes nas aprendizagens e no desenvolvimento infantil. A adaptação nesses espaços formais de aprendizagem exige estratégia, paciência e flexibilidade, tanto das instituições quanto dos responsáveis pelas crianças.
Parte inferior do formulário

Continue navegando