Buscar

Prova Discursiva até dia 28 06

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova Discursiva
1.	Paulo Freire (1997) afirma que ler caracteriza-se pela experiência existencial. Isso consiste em afirmar que, antes de ler palavras, o sujeito lê o mundo no qual está inserido. A leitura é, portanto, uma prática social. A escola, por conseguinte, nem sempre leva em consideração a experiência que o aluno já traz de casa. Com baseno exposto, disserte sobre como se dá o processo de aquisição de conhecimento de mundo pela criança.
FONTE: Paulo Freire. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1997. ( * Máximo 4000 caracteres )
O educando traz consigo conhecimentos, hábitos, desejos, sonhos, sentimentos, que precisam ser conhecidos e respeitados pelos educadores. Para Freire, é fundamental que o professor respeite esse saber de experiência feito e trabalhe, a partir dele, num modo que possa ser estimulando a criatividade e a capacidade de leitura do mundo dos educandos. Sendo assim nas palavras de Freire,“Sem sonhos não há vida, sem sonhos não há seres humanos, sem sonhos não há existência humana” (FREIRE, 2009a, p.41).
2.	Uma criança, deitada em sua cama, ouvindo uma história contada pelos pais, o professor, em sala de aula, incentivando a leitura de uma história, a leitura de um manual de instruções ou de uma bula de remédios por necessidade. Todas estas ações fazem parte de um processo que se desenvolve ao longo da vida: tornar-se leitor. Para este processo, é imprescindível o contato com a literatura. A partir desta afirmação, disserte sobre a literatura no processo de formação do leitor. ( * Máximo 4000 caracteres )
A literatura é importante para a formação do leitor, apresenta variedos conteúdos, trabalha com os mais diversos gêneros textuais. Os educadores utilizam no decorrer de sua prática, a literatur como base para a formação dos leitores. Os objetivos do trabalho com a literatura devem ser sempre voltados para desenvolver as habilidades de compreensão e interpretação dos mais diversos tipos de texto.

Continue navegando