Buscar

Transporte gasoso - Carlos M.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Transporte de gases - Sist. Respiratório - Prof. Doutor Carlos Magno - 01/06/2011
Trocas gasosas, a área pulmonar tem suas divisões anatômicas, mas tb pode ser divido em zonas, em 3 zonas ( Ápice, zona média e base), essa divisão só ocorre com a pessoa ou sentada ou em pé ( tórax ereto), se a apessoa deitada, essas regiões passam a nao existir.
Para que ocorra a troca gasosa é preciso que existam duas coias: BOA PERFUSÃO E BOA AERAÇÃO.
Observando o apice pulmonar, ele tem ótima aeração, até pelas caracteristicas físicas do ar. Já a aeração das outras zonas, na base é muito pouco aerada, e a média uma boa aeração. Quando avaliamos a perfusão a base é a de maior perfusão, e a de menor perfusão é o ápice e a zona média area de boa perfusão.
O alvéolo é uma área que recebe ar, circundando esse alvéolo temos vários capilares que obviamente recebe sangue, como a base é muito perfundida esses capilares tem muito sangue, logo a tensão alveolar aumenta e fica mais difícil a entrada de a ar. Essa resistencia a entrada de ar é por conta da elevada perfusão. No ápice é ao contrário. Nesse caso o ar perfunde melhor porque tem menos perfusão, logo tem melhor aeração. A zona média é o melhor lugar por conta da boa aeraçao e perfusão.
Na tuberculose, Microbacteriun, bacilo aeróbio. As áreas de maior possibilidade de infecção no ápice e na zona média, por conta da boa aeração. Pode ser que haja tb na base, mas é mais difícil.
Tem troca gasosa em outros lugares tb nos tecidos do sangue, mas a hematose em especial é no pulmão. 
Trocas Teciduais:
A pressão de oxigenio que chega no capilar é de 90 mmHg e 40 mmHg de CO2 (capilar)
Pressão de Oxigenio que no tecido 40 mmHg e de CO2 de 46 mmHg.
Como o transporte é de uma região de maior pressão para uma região de menos pressão, o oxigenio deixa os sítios de ligação da hemácia e vão para o tecido, e o CO2 é ao contrário, vem para a hemácia, ligando-se a hemoglabina. Pela lógica, primeiro entra o O2 no tecido e consequentemente a hemácia nao teria tempo para capturar o gás carbonico. Esse processo depende nao só da diferença de presão entre os meios mas tb de um coeficiente de difusão ( grau de passagem de um gás de um meio pro outro). Qual dos dois gases tem amior coeficiente de difusão? O oxigenio como o CO2 é hidrofóbico, nao é por isso. O coeficiente do gás carbônico é maior, por conta da disposição espacial dela, por conta de do carbono, tornando-se mais solúvel na membrana. Como a diferença entre oxigenio do tecido e capilar é grande de mais, 
Por ter o CO2 um coeficiente de difusão alto, não é necessário que a diferença de pressão seja alta entre o capilar e o tecido.
Se eu começar ter um paciente com incapacidade de renovaçao do alvéolo, a pressao de oxigenio cai e a troca fica prejudicada pq o coeficiente é baixo. No caso do C02 não é assim, pq mesmo com uma diferença de pressão baixa, como o coeficiente de difusão é alto, a troca ocorre.
Paciente com DPOC, tem uma dificuldade para manter esse volume alveolar sempre renovado, a tendencia da presao de gás carbonico no alvéolo e no sangue é aumentar, a obstruçao prejudica o processo de expiraçao, pq é mais passivo, aumenta a frequencia respiratória. Um paciente se for se agravando tende a ir pra um quadro de acidose respiratória.
Após aquele tecido, havendo a troca, a pressão de O2 esta agora com 40mmHg e CO2 é de 46mmHg.
Trocas Alveolar
é necessa'rio um transporttador de gás. Pra transportar oxigenio é dependente da hemoglobina. (HbO2). O gás carbônico é tranportado plea hemoglobina, HbCO2. De todo o transporte de gás carbonico q deve ser feito via sangue, apenas 23% é feito ligado a hemoglobina, e 2 % desse C02, ele é transportado dissolvido no plasma, logo 75% tem que se transportado em forma de Bicarbonato ( HCO3 - ). Lembrando da enzima anidrase carbonica.
CO2 
CO2
CO2
CO2 + H20 > < H2CO3 > < H+ + HCO3- ( esse bicvarbonato é hidrossolúvel )
- O tecido produz CO2 o tempo todo e a hemoglobina q chega esta saturada de o2, a diferença de pressão entre os meios permite o deslocamento de O2 da via sérica para a tecidual, quando há o desligamento do oxigenio, há uma muda'nca conformacional da hemoglobina, diminuindo a afinidade da hemoglobina pelo oxigenio, aumentando a afinidade por CO2, até que a hemoglobina esteja saturada de CO2. 23% do CO2.
- 2% fica dissolvido no plasma 
- 75 % ( entra na hemoglobina e em contato com a água sob ação da anidrase carbônica, forma o ácido carbônico, como ele é fraco, se dissocia em H+ e HCO3-. Formei próton, que é uma substancia muito reativa, ele nao pode ficar solto, ou no sangue, ou o tecido, ou no citoplasma, do contrário poderia gerar uma acidose. Logo é preciso tamponar esse próton. A hemoglobina é capaz de capturar próton se ela estiver saturada por CO2, fazendo assim o tamponamento. O bicarbonato vai pro sangue pra atuar como um tampão, se não poderia alcalinizar a hemácia, mas pra isso é preciso um canal de próton, sai bicarbonato e entra cloro, esse canal bicarbonato/cloreto é a favor de um gradiente concentraçao pq tem muito bicarbonato dentro. Nome desse efeito é: EFEITO BOHR. foto
Esse sangue do tecido e vai pro pulmão...alvéolo
foto....
- a hemoglobina chegou saturada com gás carbônico, tamponando próton. O bicarbonato está fora e o cloreto esta dentro. No alvólo tem muito oxigenio e tem gás carbonico. Quando o sangue chega no alvéolo, o CO2 dissolvido no plasma, passa pro alveolo direto por diferença de pressão.. Por diferença de pressao tb na hemoglobina sai CO2 pro alvéolo, mudando a conformação, saurando-se por O2, liberando próton, H+, pq ela só ficava prendendo o H+, pq esta com o CO2, sendo assim, muito rapidamente, abre os canais de bicarbonato/cloreto, sai cloro e entra HCO3-, que se une ao H+ solto, formando o HCO2, que dá origem a H20 e CO2, através da anidrase carbonica, e assim o CO2 escapa pro alveolo e a água fica por ali pra um novo ciclo futuro na hemácia. EFEITO HALDANE...foto
Pneumoniae : inflamação na região pulmonar causada por bactéria ou viral. ( pode ser tb fungico). Tem por caracteristica clínica tem aumento de secreção em excesso, ocupando espaço bronquico e alveolar. Tendo-se assim não só o quadro obstrutivo como tb o restritivo, pq esse acumulo no alvólo prejudica o transporte de gases de CO2 pro alvéolo e do alvéolo pro capilar. Com é um processo infalmatório, tem edema, fluido, prejudica as trocas, a barreira hematoaérea ( capilar / alvéolo) fica bem maior. A tendência é o gás ficar acumnulado no sangue, vai ficar ácido? Não necessariamente, pq o CO2 vai pro bulbo (ponte) e estimula aumento da frequência repiratória.
DPOC : Há uma diminuiçao do diamentro bronquico alveolar. O problema é o tabagismo, quando a pessoa fuma, ela coloca dentro de si sbstancias broncoconstrictoras, e tb corpos estranhos, que são reconhecido por células de defesa, macrófagos, neutrófilo, mastócito, Linf. B. Distruindo o antigeno graças a elastase. Essa enzima distroe tecido elástico ( ELASTINA), proteína elastica que recobre o alvéolo dando a ele elasticidade. Quando nós temos a presença o antigeno, produzimos elastase, distrói a elastina? Não! Pq o fígado produz a Alfa 1 anti- tripsina, que inativa as elastases produzidas. No indivíduo que tem a prática de fumar, o fígado tenta produzir muito alfa 1 anti - tripsina, nos primeiros anos ele produz muito bem, mas depois a produção fica prejudicada....O alvéolo vai diminuindo suas fibras elásticas, diminuindo seu tamanho, pq não se extende mais. Toda a doença obstrutiva tem seu volume residual aumentado......Ele tem pulmão cheio de ar, a pressão de oxigenio cai e de CO2 aumenta nos pulmões, dificuldade de expirar....tem dispnéia em pequenos e médios esforços...ele toma broncodilatador, segundo oxigenioterapia.Enfizema é uma doença evoilutiva, degenerativa, o tratamento é tentar resolver os sintomas, broncodilatador, oxigenoterapia, corticoide para diminuir o processo inflamatório....como vai se distendendo vai destruindo as trabéculas, as áreas de trocas, destruindo os alvéolos de um modo geral.Como a elastina é destruida, quando o alvéolo vai cantrair não consegue pq não tem elasticidade, logo o ar tem dificuldade pra sair. Ele quando infla quando entra gás na inspiração, ele expande, mas nao retrai como deveria, dessa forma, com o tempo, ele extendendo cada vez mais vai diminuindo a área de troca, destruindo as trabéculas alveoláres, diminuindo as trocas, com o tempo pode chegar a se romper....

Outros materiais