Buscar

Evolução histórica das políticas de saúde no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Evolução histórica das políticas de saúde no Brasil
Introdução: tem por objetivo discutir a evolução das políticas de saúde no Brasil, como subsídio para uma melhor compreensão dos aspectos históricos que influenciaram a conformação de um sistema de saúde no Brasil reconhecidamente ineficaz e ineficiente no enfrentamento dos problemas de saúde da população.
1.{A primeira república 1889 - 1930}
Criou-se serviços e programas de Saúde Pública em nível nacional. À frente da diretoria geral da Saúde Pública, Oswaldo Cruz organizou e implementou instituições Públicas de higiene e saúde no Brasil. Adaptou o modelo das ´´Campanhas Sanitárias´´ para combater as epidemias urbanas e mais tarde as endemias rurais. Além disso a intervenção medica nos espaços urbanos foi recebida com desconfiança e medo da população.
A oposição liderada por um grupo de cadetes positivistas fez campanhas na revolta contra a vacina obrigatória contra a varíola em 1904. O governo revogou a obrigatoriedade da vacina, tornando opcional.
2.{A Era Vargas 1930 – 1945}
A crise de 29 afetou a exportação, com isso houve a queda do preço de café afetando os cofres públicos e perdendo legitimidade. E em 1930 ocorreu a revolução, lideradas por frações da classe dominante que não estavam ligadas a exportação de café. No plano de política de Saúde identifica-se um processo de centralização dos serviços para dar caráter nacional a esta política.
Uniformizou a estrutura dos departamentos estaduais e houve um avanço a Saúde para o interior. Foi o auge do sanitarismo companhista. No período 38/45 o DPN é estruturado e dinamizado. 
 
3.{ O período de redemocratização (1945 – 1964}
No campo da saúde pública vários órgãos são criados. Destaca-se a atuação do Serviço Especial de Saúde Pública - SESP, criado no período anterior, em 1942, visava, principalmente, a assistência médica dos trabalhadores recrutados para auxiliar na produção da borracha na Amazônia e que estavam sujeitos à malária. Quanto a assistência médica, os principais avanços ficaram por conta da luta dos sindicatos para que todos os IAPs prestassem assistência médica aos seus associados.

Continue navegando