Buscar

A5 DIREITO SOCIAL RESP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Sindicato Patronal dos Metalúrgicos de São Paulo e o Sindicato dos trabalhadores da categoria se reuniram para realizar a convenção coletiva de trabalho das partes. Contudo, não houve acordo sobre várias cláusulas de tal negociação. O Sindicato dos trabalhadores lhe procurou, para que você preste assessoria jurídica e, o seu representante lhe fez as seguintes indagações: Qual medida judicial pode ser adotada para resolver tal caso? Quais os requisitos para a utilização de tal medida? Embase suas respostas com normas do ordenamento jurídico. (valor: 3,0 pontos)
Em primeira deve ser feito, é um julgamento de dissidio coletivo, em que tem um amparo legal no artigo 114 da Constituição Federal, e nos artigos 616, 856 a 875 da CLT. Portanto os requisitos a ser tomados são negociações ou arbitragem, artigo 114 CF; artigo 616, §4° da CLT, aprovação em assembleia do sindicato, conforme o art. 859 da CLT, comum acordo da parte contrária (artigo 114, parágrafo 2 da CF), apesar dessa obrigatoriedade ser adotada pelo TST a questão é discutida pelo STF. 
A empresa Labutel tem mais de 100 empregados, e possui 1% de seu quadro de profissionais preenchido com pessoas com deficiência. Uma dessas pessoas é o Roberto, que foi demitido sem justa causa, e nenhuma outra PCD foi contratada. Você vai prestar assessoria para a Labutel. Assim, pergunta-se: existe(em) irregularidade(s) com relação ao trabalho das pessoas com deficiência? Caso exista(am), qual(is) medida(s) deve(em) ser adotada(as) para a regularização. Justifique e embase as respostas. (valor: 3,0 pontos)
Vejamos ,  Labutel descumpre o quadro de empregados, na qual há apenas 1% de profissionais preenchendo o quadro de deficiente, e a outra irregularidade foi demissão de Roberto sem uma justa causa e não havendo uma contratação para o lugar . A medida necessária a ser tomada é a reintegração do Roberto a empresa porque não foi contratado nenhum em seu lugar, artigo 93 §1° e a contratação de pessoas PCD para a empresa porque é necessário 2% para cumprir o requisito  porque  a lei 8.213/ 1991, na qual o artigo 93, caput , esclarece que percentual é de 2% a 5% numa empresa que tem 100 ou mais empregados. 
Você faz parte do departamento jurídico do sindicato dos metalúrgicos. O presidente de seu sindicato lhe procura a fim de que você lhe preste informações com relação à instauração de Comissão de Conciliação Prévia em suas dependências. Desta forma, responda as seguintes perguntas formuladas pelo sindicato: A CCP pode ser instaurada no sindicato? Como ficam a constituição e as regras de tal comissão? Qual o prazo para realização da audiência de conciliação? Em caso de aceitação da conciliação, como deve ser formalizada aludida composição? Justifique e embase suas respostas.
Não é obrigatória, mas é optativo, a instuição das comissões de conciliação previa. A constituição da CCP sindical e as suas normas de funcionamento serão definidas em instrumentos de negociação coletiva (Convenção Coletiva de Trabalho ou Acordo Coletivo de Trabalho), nos termos do artigo 625-C, caput, da Consolidação das Leis do Trabalho. O prazo para audiência na tentativa de conciliação será de 10 dias corridos contados da provocação do interessado, artigo 625 F CLT. Bom ao aceitar a conciliação será lavrado um termo para que seja assinado tanto ao empregado quanto ao empregador, no que o termo é título executivo extrajudicial e terá eficácia liberatória geral, artigo 625 -E CLT.

Continue navegando