Buscar

BIOMED_GESTÃO E CONTROLE DE QUALIDADE LABORATORIAL_APS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BIOMEDICINA
	ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA 
Gestão e Controle de Qualidade Laboratorial
	Implantação 20192
	
	
	
	
	
	
	
	
	OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
	COMPETÊNCIAS RELACIONADAS
	Tomar decisões sobre os erros mais frequentes observados na rotina laboratorial, de forma a solucionar problemas de forma efetiva.
Reconhecer a importância em garantir a qualidade dos procedimentos laboratoriais nas fases pré-analítica, analítica e pós-analítica.
	I, II, VIII, XI, XVII, XXIII
I, II, III, VII, VIII, IX, XI, XII, XX, XXIII
	
	
	ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
	
As Atividades Práticas Supervisionadas - APS têm seu detalhamento publicado no ambiente virtual de aprendizagem (Blackboard) da Unidade Curricular. São publicadas na primeira quinzena de aulas e devem ser realizadas pelos estudantes no decorrer do semestre letivo, em alinhamento com as aulas de Gestão da Qualidade.
As APS devem ser realizadas pelos estudantes no próprio ambiente virtual de aprendizagem (Blackboard) ou ter seu upload realizado lá, onde terão as rubricas de avaliação disponibilizadas após o encerramento do prazo estipulado para o estudante realizar o upload.
 
ATIVIDADE 1: O aluno deverá fazer a leitura do artigo: “Principais parâmetros biológicos avaliados em erros na fase pré-analítica de laboratórios clínicos: revisão sistemática”, disponibilizado em: http://www.redalyc.org/pdf/3935/393541966003.pdf
ATIVIDADE 2: O aluno deverá responder as questões:
1. Quais são os principais analitos, apontados no artigo, que mais sofrem erros em suas dosagens em decorrência de falhas na fase pré-analítica?
R- Os principais analitos apontados no artigo foram, glicose, colesterol, triglicérides, enzimas e hormônios. 
2. Quais são as causas de erros na fase pré-analítica que geram erros no resultado dos exames?
R- As causas são: tempo de armazenamento, tempo de torniquete, técnicas de flebotomia, falta de informação a os pacientes, relação incorreta, sangue/anticoagulante, tubos inadequados, amostras contaminadas, medicamentos e alterações inter laboratoriais.
ATIVIDADE 3: O aluno deverá fazer a leitura do artigo: “A utilidade dos indicadores da qualidade no gerenciamento de laboratórios clínicos”. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/3935/393541960002.pdf
ATIVIDADE 4: O aluno deverá responder as questões:
1. Caracterize a filosofia da qualidade na saúde.
R- Na área da saúde, a filosofia da qualidade não difere da aplicada nas indústrias. A adequação do produto ou serviço aos anseios do cliente é fundamento de qualidade perfeitamente aplicável aos diversos serviços de assistência à saúde. O aumento da complexidade desses serviços, impulsionado pela demanda tecnológica e pela explosão de novos conhecimentos, acrescidas do aumento da expectativa de vida e do maior número de pacientes portadores de doenças crônicas, vem onerando o gasto em saúde, de modo que o desafio atual desse setor é prestar atendimento humanizado com alta produtividade e baixo custo.
2. Discuta sobre a importância da utilização de indicadores na gestão da qualidade em laboratórios clínicos?
R- Como sabemos, os indicadores de qualidade são dados qualitativos e quantitativos que medem e verificam o atendimento aos requisitos e características esperadas do produto, e são de extrema importância para a gestão de um laboratório. O uso dos indicadores vem sendo bastante usado pelos laboratórios clínicos para ajudar a otimizar a qualificação e quantificação de determinadas falhas nos processos laboratoriais como na fase analítica, pré-analítica e pós-analítica, com esses dados pode-se usar medidas para auxiliar a implantação de medidas corretivas e preventivas e apontar a eficácia das ações tomadas.
	AVALIAÇÃO
	
A avaliação da APS será baseada nos princípios de autonomia pedagógica, feedback significativo e metacognição, culminando na autoavaliação do estudante. A nota da APS será atribuída no valor de 0,0 (zero) até 1,0 (um) ponto e vai compor a nota da A2, com base na rubrica de autoavaliação disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Só poderá realizar a autoavaliação o estudante que finalizar a atividade conforme instruções deste documento, postando-a até o dia solicitado pelo professor.

Outros materiais