Buscar

A marcha humana normal tem sido descrita como uma série de movimentos alternados e rítmicos das extremidades e do tronco e que faz com que o centro de gravidade e o corpo se movam para a frente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A marcha humana normal tem sido descrita como uma série de movimentos alternados e rítmicos das extremidades e do tronco e que faz com que o centro de gravidade e o corpo se movam para a frente (OSORIO; VALENCIA, 2013). Disserte sobre a fase de apoio da marcha, cite e explique suas subclasses.
FONTE: OSORIO, J. H.; VALENCIA, M. H. Bases para el entendiemento del proceso de la marcha humana. Universidad de Manizales
Caldas: Colômbia, 2013.
Resposta esperada
*A fase de apoio inicia quando o pé toca o solo. *Na velocidade normal da marcha, os adultos ficam, em média, 60%. *Os primeiros e os últimos 10% da fase de apoio são gastos no apoio duplo. *Os músculos do membro inferior que estão na fase de apoio atuam para garantir a sustentação do corpo, mantendo a sua estabilidade e realizando a sua impulsão para frente. *A fase de apoio é subdividida em cinco subclasses: contato inicial, reposta da carga, médio apoio, apoio terminal e pré-balanço. *Contato inicial está relacionado ao momento em que o pé da extremidade de referência encosta no solo. *A resposta à carga está relacionada com a finalização das contrações excêntricas realizadas durante a fase de contato social, visto que o pé faz um toque suave no solo, prossegue até a extremidade contralateral, abandonando o solo no final da fase de duplo apoio. *O médio apoio está relacionado ao peso do corpo, inserido imediatamente em cima da extremidade inferior de suporte. Ele inicia quando a extremidade contralateral abandona o solo e prossegue até uma posição em que o corpo está sobre e acima da extremidade de suporte. *Apoio terminal corresponde ao ponto onde o calcanhar do membro de referência abandona a superfície do solo. A meta dessa fase é a produção de uma força de propulsão para a manutenção do corpo em movimento. *Pré-balanço, está relacionado ao local onde os dedos, na extremidade homolateral, estão em contato com o solo.
O objetivo das atividades que envolvem controle neuromuscular é integrar as sensações periféricas com relação às cargas sobre as articulações. Essa atividade muscular serve para proteger as estruturas articulares das tensões excessivas e para fornecer um mecanismo profilático à reincidência da lesão. As atividades que envolvem o controle neuromuscular destinam-se a complementar os protocolos tradicionais de reabilitação, que abrangem a modulação da dor e da inflamação, além de recuperar a flexibilidade, a força e a resistência (PINTO; MEJIA, 2010). Disserte sobre o que controle neuromuscular.
FONTE: PINTO, Alessandro; MEJIA, Dayana Priscila Maia. Eficácia dos exercícios para controle neuromuscular no processo de reabilitação de atletas jovens. 2010. Disponível em: https://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/32/28__EficYcia_dos_ExercYcios_para_controle_neuromuscular_no_processo_de_reabilitaYYo_de_atletas_jovens.pdf. Acesso em: 22 out. 2020.
Resposta esperada
*O controle neuromuscular depende da integração entre os músculos. *Músculos considerados sinergistas, agonistas e antagonistas e os músculos estabilizadores e neutralizadores, *para que consigam responder todas as informações proprioceptivas e cinestésicas de forma ordenada e na sequência, fazendo com que haja a possiblidade para a elaboração do movimento coordenado.

Continue navegando