Buscar

APX1 2021 2 Fund III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial Adaptada 1 (APX1) – 2º SEMESTRE / 2021
Disciplina: Fundamentos da Educação III - História da Educação
Coordenador: Prof. Ramofly Bicalho dos Santos
Nome: Daniel Ribeiro Saint-Clair da Silva Matrícula: 20114040126
Pólo: Campo Grande
ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO E ENVIO DA APX1:
Caros/as estudantes, 
1.A nossa APX1 ficará disponível entre os dias 29/09 (a partir das 17:00h) e 03/10 (até às 17:00h) – Não haverá envio após este dia e horário – fiquem atentos e antecipem o envio da sua APX1);
2. A avaliação deverá ser digitada neste mesmo formulário, respeitando o limite máximo de 10 (dez) linhas para cada questão discursiva;
3.Só existe uma opção a ser assinalada na questão objetiva. Em caso de duas ou mais opções assinaladas, a questão será zerada;
4.O envio do arquivo da sua APX1 deverá ser feito em pdf ou em Doc. Word;
5.Caso o/a estudante esteja impossibilitado/a de realizar ou entregar a avaliação no prazo estabelecido, poderá ser solicitada a realização de APE, considerando as diretrizes definidas pelo CEA, ao final do período de isolamento, por meio da secretaria virtual na plataforma.
Atenciosamente,
Ramofly Bicalho dos Santos – coordenador da disciplina Fundamentos III - História da Educação e equipe de tutores presenciais e à distância.
1ª questão: (4,5 pontos)
Identifique, no texto abaixo, extraído de documentos oficiais do período imperial, alguns dos problemas atuais do sistema educacional brasileiro.
“A maioria dos alunos que se apresentaram aos exames e que, depois dos certificados passados pelos professores, deveriam ser considerados suficientemente instruídos, ignoravam os mais elementares princípios da gramática da língua nacional e não sabiam responder às mais simples questões de seus examinadores. As composições escritas de quase todos eles apresentavam uma reunião de palavras sem nenhum sentido, frases sem ligação e sem significado; parece que haviam preparado para seus exames apenas traduções que lhes surgiam infielmente na memória”.
(Informação do Inspetor Geral da Instrução Pública, sobre os exames realizados no Município da Corte, em 1855. In: ALMEIDA, José R. P. de. p. 88-9.)
No texto podemos ver críticas em relação à memorização de conteúdos, onde o principal objetivo é ser aprovado na matéria ao invés de focar em aprender de fato o conteúdo. Isto demonstra que fora do contexto avaliativo/escolar o aluno não consegue aplicar o conhecimento. Esse problema também é visto no sistema educacional atual onde as avaliações quantitativas são mais valorizadas do que as qualitativas.
2ª Questão: (4,5 pontos)
Quais as principais características da Pedagogia Racional Libertária no Brasil, apresentada no texto de Ângela Maria Souza Martins: A EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA NA PRIMEIRA REPÚBLICA.
As principais características foram de que esta pedagogia visava libertar a camada trabalhadora da exploração e opressão vivida pelo Estado e a burguesia. Criaram uma cooperativa estruturada em princípios e práticas a fim de criar condições básicas para educar o cidadão almejando acabar com a realidade de exploração da época. Em termos pedagógicos, acentuava-se a autonomia e liberdade das crianças, privilegiava o estudo das diferentes ciências numa perspectiva recionalista.
3ª Questão (1,0 ponto):
A bandeira de luta por uma "escola única, pública, laica e gratuita" foi erguida pelos assim chamados pioneiros da Escola Nova. Sobre esse movimento, é CORRETO afirmar:
(A) Tem no pragmatismo, no progressismo e no misticismo protestante suas bases teóricas.
(B) Propunha um retorno aos estudos de latim e grego no curso secundário, sob a inspiração do Ratio Studiorum dos jesuítas.
(C) Trata-se de uma escolha explícita do referencial didático de Comênius.
(D) Sua influência no Brasil deve-se a Anísio Teixeira, Lourenço Filho e outros.
Resposta correta: D
Boa avaliação.

Outros materiais