Buscar

prova discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A conduta delituosa é um elemento relevante para a caracterização de um crime e obrigatoriamente tem como elemento um resultado, que é tanto a modificação do mundo exterior que tem como causa a conduta ilícita, como a lesão de um bem tutelado que é o sentido normativo do resultado produzido. Disserte sobre os crimes materiais ou de resultado.
resposta
Os crimes materiais ou de resultado descrevem a conduta cujo resultado integra o tipo penal, ou seja, para sua consumação, é necessária a produção de um dano efetivo. Portanto, são os crimes cujos elementos são a conduta humana e a modificação da realidade exterior. A não ocorrência do resultado caracteriza a tentativa. Nos crimes materiais, ação e resultado são cronologicamente distintos, como no caso de homicídio ou furto.
A violência contra a mulher é um fenômeno dramático que se alastra pelo mundo, sendo que o Brasil é o 5º país do mundo em feminicídio. O feminicídio, em geral, é o ápice de um longo ciclo de perversidades a que as mulheres são submetidas. Disserte sobre o "ciclo de violência" a que as mulheres são submetidas na convivência com seus companheiros.
Resposta
Violência instrucional: é a que existe e é produzida pelas intuições, seja pelas regras de funcionamento e relações de poder que acabam por gerar estruturas sociais injustas. Uma dessas modalidades é a que ocorre quando serviços públicos deixam de ser oferecidos ou são negligenciados, tais como serviços de saúde, de seguridade social e de segurança pública são considerados pela própria população quando se refere à violência instrucional.
 Violência interpessoal: é a forma de violência mais visibilizada que está relacionada à convivência diária entre sujeitos que, por vários fatores, acaba por exacerbar sentimentos como prepotência, intimidação, raiva, discriminação etc. que acaba levando a inúmeros danos físicos, inclusive à morte. Há que se diferenciar conflito de violência. O conflito é parte da convivência humana e nasce da incapacidade de encontrar formas pacificadoras de estabelecer relações interpessoais. Entretanto, o alarmante crescimento das taxas de mortes e internações em hospitais públicos vem mostrando que a via preferencial de resolução de conflito tem sido a violência. Esse dramático processo, embora atinja a todas camadas da sociedade, impacta e cresce entre a população mais empobrecida e estudos apontam que está associada ao aumento do desemprego, facilidade de acesso às armas de fogo, arbitrariedade por parte dos agentes de segurança pública do Estado, impunidade, omissão e mesmo ausência de políticas de segurança pública eficientes.

Continue navegando