Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO REDENTOR
GRADUAÇÃO EaD
	Professor(a): Thiago Azevedo da Silva
Aluno: Isabel Cristina Barbosa Cezario
	Disciplina: Esporte de Aventura
Mat: 1901950
	ATIVIDADE AVALIATIVA 2
 Esporte de Aventura e toda modalidade que ocorre em contato com a natureza ao ar livre. Dentre essas modalidades existem algumas formas tais como: AEREOS, AQUATICOS, TERRESTRES E CONTEMPORANEOS.
AEREOS: Modalidades em que o homem não está em pleno contato com o solo e nem com a água. Praticados em locais altos. Utiliza -se de equipamentos diferenciados para exercer tal atividade. Asa delta, Paraquedismo, Parapente e balonismo se incluem nessa modalidade.
Asa delta: normalmente sua pratica e realizada em morros e montanhas. Deve acontecer em local sem obstáculos nas redondezas para que a prática ocorra com segurança. Deve ser realizado em local alto em declive. O piloto deve correr segurando a asa-delta de modo a alcançar 24km/h.
 velocidade ira garantir que o equipamento se levante e permaneça no ar ate a aterrissagem. 
Paraquedismo: realizados em atividades militares e forças de segurança. Quando saltam do avião em queda livre os praticantes deslocar-se em uma velocidade de 190km/h, condição ideal para sua abertura. A aeronave deve seguir instruções da ANAC, como exigência de o piloto ter licença para atuar como piloto lançador de paraquedistas, além de regular os locais permitidos para pratica.
Parapente: quando o parapente e aberto, sua estrutura , feita de materiais como nylon e poliéster, funciona como um paraquedas e o piloto pode controlar a direção como quiser, contando com a ajuda dos ventos. Por oferecer perigos, exige a utilização de equipamentos como: parapente, paraquedas reservas, óculos de sol botas, capacete, variômetro, GPS e arnés ( mantém o atleta sentado e atento ao paraquedas durante o voo.
 ESPORTES DE AVENTURA TERRESTRES: Incluem-se nessa modalidade o Hiking e trekking, Escalada e Montanhismo, Bunge e dumping e arvorismo. Essas modalidades são praticadas em meio a natureza, por vezes exigem um bom preparo físico, mas proporcionam uma grande sensação de bem-estar. As atividades são realizadas com o praticante em contato com o solo, em montanhas, pedras, florestas ou trilhas. As pernas são as principais formas de transportes.
Hiking e trekking; estão no topo de qualquer lista sobre quais são os esportes de aventura da natureza mais praticados pelas pessoas. São caminhadas por trilhas na natureza, com rios, cachoeiras, picos e morros pelo caminho. O que os diferencia e o nível de exigência. Viking são caminhadas curtas em que as vezes os obstáculos costumam ser menos difíceis, já a trekking e uma caminhada por grandes distâncias e que as vezes duram mais de um dia, e com níveis de dificuldade um pouco maiores para quem e praticante de primeira viagem.
Escalada: ato de subir em algo desde objetos até diferentes relevos existentes apenas com ajuda de arnês ( cinto que une o escalador a uma corda, devendo ser ajustado ao corpo, garantindo a sua segurança), capacete, tênis de escalada, magnésio, mosquetão, cordas dinâmicas, fitas, oito, fitas express e cordete. 
Rapel: atividade vertical que utiliza técnicas aliadas do montanhismo e do alpinismo. Praticado com o auxílio de cordas e equipamentos de proteção que permitem descer paredes de pedra, vãos livres e edificações. Utiliza -se dos mesmos equipamentos do montanhismo Prem o objetivo é somente descer as montanhas e paredes de pedra.
Montanhismo: atividade de escalar ou ascender montanhas com intuito de atingir o seu cume. Os equipamentos utilizados são os mesmos da escalada, com o acréscimo de uma barraca e um saco de dormir, pelo fato da prática durar vários dias.
Montam bike ou ciclismo de montanha: caracteriza-se pela prática em ambientes naturais(trilhas). Atualmente por bicicletas leves e preparadas para terrenos irregulares, possuem quadros de tirando, extremamente leves e resistentes, freios hidráulicos, suspensões dianteiras que permitem aumentar a velocidade da bicicleta em terrenos irregulares
Corrida de trilha: realizado em trilhas com matas fechadas, muito praticada no Brasil em virtude da vegetação e o clima, ambiente de piso irregular e diversos níveis de inclinação, possui grande exigência física.
Corrida de aventura: atividade que preza pelo ambiente de forma intensa, pode ter duração de vários dias, ocorrem em ambientes de travessia de montanhas, cruzamento de desertos, locais alagados, rios e lagos. Conhecida também como triatlo na natureza, pois exige outra habilidade de seus participantes, como a prática da canoagem, o trekking e o no Itaim bike.
Corrida de orientação: pode ser realizada conforme o espaço disponível. Os competidores são orientados somente por uma bússola. Devem visitar, no menor tempo possível, uma série de pontos de controle marcados no terreno. Há necessidade de unir todas as pistas para chegar ao fim.
Skate: primeira modalidade do mundo a ser classificada como radical. O julgamento nas competições são feitos através de habilidades de manobras , controle e de equilíbrio.
Sandboard: consiste em descer dunas de areia utilizando uma prancha presa aos pés. E importante que a areia esteja bem seca( dias ensolarados). Material a base de madeira revestida com fórmica. Possui duas alças ajustáveis na parte de cima.
Snowboard: modalidade olímpica dos jogos de inverno. Uni habilidades do esqui, surf e skate. Consiste em descer montanhas de leve sobre uma prancha presa aos pés. Muitos estilos de competição ( velocidade e de manobras).
ESPORTES DE AVENTURA AQUÁTICOS 
Windsurf: se caracteriza pelo deslizamento pelas ondas com uma prancha movida pelo vento. O atleta segura a vela para controlar e guiar a duração da prancha. A relação do vento com a vela permite a realização de manobras de saltos, giros e acrobacias.
Bodyboar: conhecido também como “surf deitado". Pranchas mais curtas e larga. Praticado por pessoas de diferentes idades como forma de lazer ou de forma competitiva. A pontuação e feita conforme a realização de diferentes manobras.
Surf: significa “ deslizar pelas ondas com uma prancha". Consiste em ficar em pé em cima de uma prancha deslizando sobre as ondas, realizando manobras ou não, até o momento da perda de velocidade. Tradicionalmente praticada em mar aberto, porém existem práticas em piscinas com ondas específicas.
Stand up paddle: modalidade com técnicas de surf e canoagem. Prancha pesada e alongada para ficar em pé e em um remo para fazer os deslocamentos. Consiste em remar uma prancha pela água, em locais calmos e sem ondas.
Wakeboard: modalidade em que os atletas são puxados por uma lancha enquanto realizam manobras e saltos em alta velocidade. Lancha e piloto devem seguir as orientações da Marinha do Brasil.
Kitesurf: significa deslizar pelas ondas com uma prancha. Espécie de paraquedas alongado que mede entre 5 e 20 metros quadrados. Há um cinto específico de segurança caso o atleta perca o controle da Barra. As pranchas são presas aos pés por alças. Se caracteriza pelo deslizamento pelas ondas com uma prancha movida pela força do vento.
ESPORTES DE AVENTURA CONTEMPORÂNEO 
Parkour: deslocamento entre pontos diferentes de um ou mais locais na cidade, de forma rápida e usando de habilidades corporais diversas.
BMX: praticado em uma bicicleta de pequeno porte, onde o praticante faz inúmeras manobras em pontos diversos cidade ou em pistas específicas.
Slackline: une exercícios físicos com diversão. Pode ser praticada por esporte, condicionamento físico, terapia ou laser.