Buscar

TRABALHO E SUBJETIVIDADE - prova 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISUL
CURSO DE PSICOLOGIA – UA: TRABALHO E SUBJETIVIDADE – 2021/B
 
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO 2 (AD2) - INDIVIDUAL
 
Orientações Gerais:
a) Atenção ao prazo máximo de postagem da avaliação na Ferramenta Professor do EVA;
b) Não haverá prorrogação de prazo para entrega desta avaliação;
c) 	Leia atentamente as questões antes de responder;
d) 	Todas as questões referem-se a conteúdos estudados em sala de aula;
e) 	Colocar nome e data na avaliação.
 
 
Nome: Amanda da Silva Claudino Data: 14/10/2021
 
1 - A Psicologia nas Organizações de Trabalho contempla duas importantes áreas de atuação profissional, a Psicologia Organizacional e a Psicologia do Trabalho.
Embasado nos estudos realizados, descreva a sua compreensão (em forma de texto dissertativo) sobre as ações que contemplam a Psicologia Organizacional, fazendo o mesmo com a Psicologia do Trabalho.
Após descrever a sua compreensão, crie um exemplo prático de uma ação ligada a Psicologia Organizacional e uma ação ligada a Psicologia do Trabalho que podem ser desenvolvidas pelo profissional Psicólogo em uma organização de trabalho.
Importante: serão desconsiderados exemplos que não sejam elaborados pelo próprio aluno. (3,0)
A psicologia organizacional diz respeito aos cuidados no ambiente de trabalho, ao criar um clima organizacional saudável, que acaba por influenciar o desempenho e produtividade dos colaboradores, elaborar plano de carreira, gestão de conflitos, etc. Já a psicologia do trabalho, visa focar especialmente no indivíduo e seus processos subjetivos, sua realização pessoal, satisfação no trabalho, habilidades, competências para trabalho em equipe, etc. Exemplo: Psicologia Organizacional: Avaliação de desempenho e performance de um determinado grupo, equipe. Exemplo: Psicologia do Trabalho: Desenvolvimento de técnicas ou projetos que auxiliem na motivação e satisfação do colaborador no ambiente laboral. 
 
2 - De acordo com Campos (2017), o subsistema de treinamento diz respeito à capacitação das pessoas para novas funções e responsabilidades, ou seja, é fornecer a uma pessoa competências para que ela se torne habilitada a corresponder ao que a organização quer. Os treinamentos que têm por objetivo transmitir aos novos colaboradores as informações básicas sobre como funciona a organização são os programas de:
 
a) 	Estágio.
b) 	Integração dos colaboradores.
c) 	Desenvolvimento de pessoal.
d) 	Desenvolvimento de competências.
 
A partir do exposto acima, assinale a alternativa correta e crie um exemplo prático de como tal programa pode ser desenvolvido, objetivando transmitir aos novos colaboradores as informações básicas sobre a organização.
Importante: serão desconsiderados exemplos que não sejam elaborados pelo próprio aluno. (2,0)
 Exemplo de projeto:
· Acolher ao novo funcionário, dar-lhe boas vindas, apresentar a empresa, sua missão, visão e valores, sua história e fundação, sua atuação no mercado de trabalho, mostrar-lhe as dependências da organização, demais setores, área de descanso, apresentar o líder ou gestor do setor designado ao novo funcionário, as expectativas que a organização tem para com o colaborador, buscar saber as dele, informar horário de expediente, horário de almoço, feriados, folgas, plano de saúde, plano de vale transporte, RH, explicar-lhe como funciona a organização e divisão de tarefas, tirar outras dúvidas que possam surgir a respeito. Por último, dar-lhe uma cartilha com os horários, normas, deveres e obrigações que foram supracitadas, solicitar que leia atentamente e se organize.
 
3 - Um(a) Psicólogo(a) que atua na área de Gestão de Pessoas em uma organização de trabalho foi procurado por um dos colaboradores dessa organização que solicita que ele atenda sua filha adolescente, que já tentou suicídio uma vez. Nesse caso, como o(a) Psicólogo(a) deve proceder? Justifique a sua resposta. (1,5)
 Ao psicólogo organizacional cabe assegurar ao colaborador total sigilo frente aos relatos declarados, até mesmo por se tratar de uma situação tão delicada, e, passar ao preocupado colaborador todas as informações necessárias para o encaminhamento do caso para algum profissional da psicologia e psiquiatria. A justificativa para tal ação do psicólogo que atua na área de gestão de pessoas, se encontra na resolução CFP 010/05, “Art. 1º – b) Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente;” “Art. 2º – ao psicólogo é vedado - j) Estabelecer com a pessoa atendida, familiar ou terceiro, que tenha vínculo com o atendido, relação que possa interferir negativamente nos objetivos do serviço prestado;” e, “Art. 6º - a) Encaminhará a profissionais ou entidades habilitados e qualificados demandas que extrapolem seu campo de atuação;”. Assim sendo, o ideal a se fazer nesta situação é orientar quanto ao encaminhamento para um profissional responsável e competente quanto ao manejo de suicídio.
4 - Nas organizações de trabalho, o conflito é o resultado das desigualdades existentes entre as pessoas que são desiguais e as organizações que também são desiguais entre si. Os conflitos são reações obtidas a partir da interação entre os diferentes pensamentos, estilos, desejos e ambições; é uma discussão e uma competição que está ligada no processo de junção dessas diferenças (CHIAVENATO, 2009).
 Sendo assim, o conflito pode gerar muitos sentimentos negativos entre as partes envolvidas, que, por consequência, dificultam a comunicação e o entrosamento. Quanto mais tempo perdurar sem o devido gerenciamento, mais difícil é resolver o conflito e reestabelecer os afetos, a comunicação e o relacionamento interpessoal positivos.
Partindo do acima exposto, e dos estudos sobre a atuação do(a) Psicólogo(a) Organizacional, crie um exemplo de conflito negativo que ocorre nas organizações de trabalho e em seguida, apresente sugestões de ações que podem ser desenvolvidas pelo(a) Psicólogo(a) para sanar tal conflito.
Importante: serão desconsiderados exemplos que não tenham sido criados pelo aluno. (2,0)
Exemplo de conflito negativo: Clima de concorrência muito elevado entre os colaboradores de um mesmo setor para promoção de cargo.
Sugestões para resolução de conflitos: Diálogo com ambas as partes para entender o ponto de cada um, identificar se existe algum outro motivo oculto que possa ter desencadeado o mal-entendido; Melhorias quanto a comunicação entre os colaboradores, transparência quanto a divergência de interesses; Colocá-los em discussão para que haja maior esclarecimento entre ambos, e posterior a isso, mediar para que haja colaboração que favoreça as partes.
5 - A partir dos estudos realizados no decorrer da UA, escolha um dos temas abordados no decorrer das aulas, discorra a sua compreensão sobre o mesmo e a importância deste tema para a atuação do(a) Psicólogo(a) Organizacional e do Trabalho. Justifique a escolha. (1,5)
O tema que mais gostei de ter aprendido durante a unidade de aprendizado com certeza é sobre a importância de compreender as diferenças individuais. Enquanto acadêmica do curso de psicologia, o que mais venho buscando conhecimento é sobre aprender a respeitar as diferenças do outro, até porque o outro é um ser humano, e por sua vez, o objeto de estudo da psicologia independentemente de sua área de atuação. Na POT (Psicologia Organizacional e do Trabalho), não seria diferente, hoje, eu consigo ter uma noção maior de como é importante que haja esse respeito e valorização das aptidões, habilidades, personalidade, valores, e etc. de cada colaborador, para que se tenha uma maior harmonia no local de trabalho. Nem sempre será fácil, pois cada pessoa nasceu e cresceu em contextos completamente diferentes, com valores, normas, diversidades, totalmente diferentes… e que tudo bem, essa diferença é o que torna as experiências no campo laboral mais extraordinárias e desafiadoras.

Continue navegando