Buscar

Prévia do material em texto

módulo 1, podemos estudar as principais normas e instrumentos internacionais do trabalho policial no mundo. Dentre as várias legislações, temos princípios humanitários básicos. Cite e comente dois deles. Cuidado para não conceituar cada um segundo cópias de livros, do manual ou da internet. Aprofunde seus conhecimentos, sua participação é fundamental. 
Trato Humano e Não-discriminação: Esse princípio está diretamente ligado a dignidade da pessoa humana, e visa coibir todas as formas de sofrimentos que possam ser direcionadas ao ser humano. Dentre as formas de sofrimento que devem ser combatidas estão aquelas ligadas a formas de discriminação como as relacionadas a nacionalidade, honra da pessoa, costumes, religião entres outras. Além destes casos, devem ser protegidos aqueles que não fazem parte das hostilidades como os rendidos, os civis e outros grupos fragilizados por outras razões. Isso porque, este princípio preza pela proteção ao ser humano de uma forma geral, que não deve ser submetido a sofrimento desnecessário nem a discriminações preservando acima de tudo a vida e bem estar social.
Proporcionalidade: Esse princípio relaciona-se com o uso moderado da força empregada em favor do objetivo visado. Ele visa evitar a ocorrência de danos desnecessários como os que atentam contra a vida de civis, seus bens patrimoniais entres outras conseqüências danosas que não estejam ligadas ao objetivo militar. Dessa forma, à atuação dos combatentes deve pautar-se na proporcionalidade, evitando utilizar-se de métodos que possam causar sofrimento dispensável. A proporcionalidade não se direciona apenas a civis, mas também aos próprios alvos militares que devem ser atingidos pelo emprego da força necessária ao alcance da finalidade almejada.

Mais conteúdos dessa disciplina