Buscar

resenha critica - sociedade do cansaço

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro de Ensino Superior de Ilhéus – CESUPI
Professor: Marlúcia Mendes da Rocha 
Aluna: Dinea Oliveira Neta
Turma: Matutino
Resenha crítica: Sociedade do Cansaço, Byung-Chul Han
Byung-chul Han inicia sua obra fazendo um paralelo entre as doenças do passado que são causadas por vírus, bactérias e as doenças modernas, que são as doenças da mente, ansiedade, depressão, crise de pânico e etc. O autor traz a ideia que a maioria das doenças da mente, são causadas pelo excesso de positividade, como antigamente as formas de violência eram claras, era mais fácil para os seres humanos criarem mecanismos de defesa, sendo assim, o excesso de positividade traz perigos “invisíveis”, ficando cada vez mais difícil notar que alguma coisa ruim está acontecendo com você dentro do ambiente moderno, por isso as doenças psicológicas acontecem, e só é evidente quando a pessoa está de fato, esgotada. De fato, uma sobrecarga pode levar uma pessoa a desenvolver problemas mentais, contudo essa afirmação pode ser um tanto simplista ou equivocada, já que o gatilho para problemas como ansiedade e depressão podem ser muitos outros.
Byung se refere a nossa sociedade como sociedade do desempenho, na atualidade, trocamos cada vez mais o “não posso” por “sim, eu posso”, de uma forma até mesmo, sem controle, ao mesmo tempo que gera iniciativas e novos projetos, também traz uma sobrecarga as pessoas que gera ansiedade e depressão, que são sintomas desse tipo de sociedade que vivemos. No livro é comparado a diferença entre o sujeito de obediência, onde normalmente existia um patrão, o empregado e uma certa disciplina, e o sujeito moderno que toma suas iniciativas por conta própria é mais empreendedor e o próprio se cobra excessivamente, nessa evolução do sujeito de obediência para o sujeito moderno, uma grande carga de trabalho, desempenho e resultados veio junto, o autor sugere até mesmo, que o ser humano chegou ao ponto de explorar a si mesmo em busca do maior desempenho. Fazendo referência com as ideias do autor, é impossível não usar como exemplo as redes sociais, que fazem parte da vida da grande maioria das pessoas e exalam positividade, a busca do corpo perfeito e da vida perfeita, onde além das doenças mentais, transtornos alimentares também são cultivados. 
A sociedade do cansaço crítica o conceito de multitarefa, e vê como um retrocesso pois quando é tentado fazer muitas coisas ao mesmo tempo, na verdade não é feito nada, perdendo o ósseo criativo e o refletir da vida. Porém na sociedade que vivemos, as pessoas serem multitarefas na maioria das vezes não é uma questão de escolha e sim de necessidade, então essa crítica deve ir muito além da ideia de ser um retrocesso, pois muitas pessoas não tem a oportunidade de gozarem de lazeres, muito menos de comtemplar a vida, a natureza e administrar seu tempo em prol disso.

Continue navegando