Buscar

APX1 - Alfa2 - 2021 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Alfabetização 2
Coordenação: Prof. Marina Martins
APX1 – 2021.2
Prezados alunos:
Esta é a sua primeira Avaliação “Presencial” de Alfabetização 2. Leia, com atenção, os itens abaixo!
→ Responda as questões no espaço próprio para isso neste mesmo documento e envie-o de volta pela plataforma dentro do prazo informado em nosso cronograma. 
→ Esta avaliação poderá ser realizada por grupos de até 3 estudantes. Os dados dos membros do grupo devem ser apresentados no local apropriado para isso, mais abaixo, neste documento. Aproveite essa oportunidade para discutir e aprender com os colegas. Não separe as questões por membros do grupo. Todos devem participar da elaboração de todas as respostas. Essa é uma oportunidade única de aprendizado!
→ Esta APX1 é composta por questões discursivas que exigem respostas não muito extensas. Nos últimos semestres, temos observado que muitos alunos apresentam respostas longas sem dominar bem o tema das questões. Para melhor entendermos como está o seu processo de construção dos saberes envolvidos em nossa disciplina, atente-se ao que se pede nas questões. Procure exercitar sua capacidade de síntese.
→ Além da avaliação do conteúdo das respostas, analisaremos também a pertinência do texto à esfera acadêmica, ou seja, sua coesão e coerência, a clareza na apresentação dos argumentos, a capacidade de articulação entre os textos lidos e suas ideias e a capacidade de síntese. Responda com atenção e não se esqueça de revisar seu texto, verificando se as ideias estão claras e bem apresentadas. Lembre-se que um texto acadêmico, como o que se solicita nessa avaliação, deve estar pautado pela articulação entre os saberes construídos por você e os materiais lidos ao longo do curso. 
→ Em função desse novo contexto em que nos encontramos, esta avaliação pode ser realizada com consulta. Saiba usar o material do curso para estudo. Não copie trechos dos materiais estudados ou de colegas. Qualquer plágio encontrado resultará na anulação da prova inteira. Plágio é crime e será punido com a nota ZERO.
Boa prova!! 
	Aluno 1: BRENDA DE PAULA FERREIRA PORTO.
	Matrícula: 17116080274
	Polo: Saquarema
	Aluno 2:
	Matrícula:
	Polo:
	Aluno 3:
	Matrícula:
	Polo:
	QUESTÃO 1: 3,0 pontos 
	TEXTO 02
Me parece indispensável, ao procurar falar de tal importância, dizer algo do momento mesmo em que me preparava para aqui estar hoje; dizer algo do processo em que me inseri enquanto ia escrevendo este texto que agora leio, processo que envolvia uma compreensão crítica do ato de ler, que não se esgota na decodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto. Ao ensaiar escrever sobre a importância do ato de ler, eu me senti levado - e até gostosamente - a "reler" momentos fundamentais de minha prática, guardados na memória, desde as experiências mais remotas de minha infância, de minha adolescência, de minha mocidade, em que a compreensão crítica da importância do ato de ler se veio em mim constituindo.
(Freire, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 2001)
	TEXTO 02
A professora, por meio de suas atitudes, pode favorecer um clima de confiança no grupo. Sua capacidade de observação e sensibilidade são necessárias ao encaminhamento do processo educativo. A apropriação da leitura e da escrita se processa por meio do uso da linguagem e com a compreensão de seus usos. É um processo contínuo de descobertas e investigação: as crianças constroem conhecimentos sobre a escrita, na medida em que se valem dos conhecimentos já consolidados para realizar antecipações léxico-semânticas, elaborar hipóteses e realizar experiências, confrontando os conhecimentos anteriores com os novos dados que a experiência lhes fornece, chegando assim a uma compreensão mais ampla. O clima de confiança e respeito que se estabelece em sala de aula e a ação mediadora da professora são elementos fundamentais para o exercício da criatividade e potencializam a capacidade expressiva da criança. Por meio das várias linguagens – oral, gestual, plástica, musical, gráfica, cinestésica –, a criança expande sua atividade ao mesmo tempo que se apropria da leitura e da escrita, num universo singular (porém plural), repleto de sentido e significado.
(Fragmento da aula 8 do material didático Alfabetização: Conteúdo e Forma 2)
Na Aula 08 de nosso material, apresentam-se propostas diversas de trabalhos desenvolvidos no processo de alfabetização das crianças. Partindo da noção de “palavramundo” como conteúdo alfabetizador, escreva um pequeno texto apresentando uma proposta de trabalho autoral [ou seja, criada por você(s)]. Apresente a proposta em detalhes e explique os fundamentos em que se baseou para criá-la.
	Resposta (no máximo, 20 linhas)
	QUESTÃO 2: 4,0 pontos 
	TEXTO 03
O termo “ambiente alfabetizador”... introduziu muitos mal entendidos... segundo os quais o professor apaga-se, some, desvanece-se, transforma-se em mobiliário... O professor olha e participa dessa maravilha que é o desenvolvimento da criança que cresce sozinha.
(Fragmento de FERREIRO, Emília. Cultura, escrita e educação: conversa de Emília Ferreiro com José Antonio Castorina, Daniel Goldin e Rosa Maria Torres. Tradução por Ernani Rosa. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001).
	TEXTO 04
A própria Emília Ferreiro [que desenvolveu a Psicogênese da língua escrita] reage bravamente contra isso, reforçando que ela não propõe um método. Ela estudou o desenvolvimento psicogênico da criança na interação com a língua escrita. Mas isso não é suficiente. Você tem as teorias cognitivas propriamente para entender quais são as alterações cognitivas que a criança desenvolve ou precisa desenvolver para entender a língua escrita, que depende primeiro da criança descobrir uma coisa que a humanidade levou milhares de anos para descobrir: que a gente pode registrar, visualizar os sons da língua, ao invés de desenhar. Esse é o elemento fundamental da criança no processo de alfabetização. (...) A maior parte das crianças que são classificadas como tendo “dificuldade de aprendizagem” na alfabetização – e eu tenho experiência pessoal de pesquisa – é de crianças que ainda não descobriram, não se deram conta porque ninguém as ajudou a ver que a gente escreve o som das palavras. Quando você fala em método, você tem que considerar todas essas teorias linguísticas, psicogenéticas e articular porque a criança vivencia tudo isso ao mesmo tempo quando está aprendendo a língua escrita. 
(Fragmento de entrevista realizada pela Revista Nova Escola com a professora Magda Soares. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/15004/vivi-o-estado-novo-e-passei-pela-ditadura-mas-nunca-vi-um-periodo-tao-assustador-como-este-na-educacao. Acesso em: 30/01/2020).
Considerando a leitura do capítulo “Alfabetização: o método em questão”, de Magda Soares, diferencie as três principais facetas de inserção no mundo da escrita e explique como a ideia de “ambiente alfabetizador” pode contribuir para o trabalho com elas no processo de alfabetização.
	Resposta (no máximo, 20 linhas)
A faceta linguística tem como alvo a escrita, desenvolvendo técnicas de ensino- aprendizagem para que os alunos aprendam.
A faceta Interativa intende a habilidade de percepção e produção de texto.
As facetas Socioculturais estão ligadas aos acontecimentos culturais e sociais que envolvem a escrita.
	QUESTÃO 3: 3,0 pontos 
	TEXTO 05
Temos defendido que é preciso compreender o fracasso escolar de maneira mais complexa (Cf. MORIN, 1995), o que supõe vê-lo como a produção de um fracasso social, e não como resultado de um malogro individual. Para isso basta olharmos aqueles que não aprendem aler e escrever - são, em sua grande maioria, oriundos das camadas mais pobres da população. Isso significa que o fracasso escolar não está distribuído democraticamente por todos os segmentos da população, mas se encontra concentrado em um mesmo grupo social. Sempre o mesmo grupo. Coincidentemente os mais pobres. Numa sociedade onde ler e escrever representa poder, aqueles que não sabem interpretar um texto ou registrar por escrito suas próprias palavras acabam por ser subalternizados (Cf. LANDER, 2005). Falar de analfabetismo, portanto, seja ele produzido no interior das escolas ou fora delas, é falar de uma injustiça social. Falar de analfabetismo é denunciar as injustiças que produzem a desigualdade, pois ʺnão cabe fatalisticamente cruzar os braçosʺ (FREIRE, 2001, p. 98).
(Fragmento de MORAIS, Jacqueline de Fátima dos Santos & ARAÚJO, Mairce da Silva. Alfabetização e analfabetismo no Brasil: algumas reflexões. Revista ACOALFAplp: Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua portuguesa, São Paulo, ano 5, n. 9, 2010/ 2011. Disponível em: . Publicado em: setembro de 2010 – março de 2011)
A partir de sua leitura do material da disciplina, explique porque a discussão sobre a alfabetização no Brasil não deve estar centrada na questão dos métodos.
	Resposta (no máximo, 15 linhas)
Alfabetizar vai muito além de apenas o uso de métodos, existem outros aspectos significativos que precisam ser observados como a realidade que o docente vive, estímulos em casa, acesso a livros, motivação e incentivo para aprender a ler, etc; é difícil julgar que um método seja a solução da alfabetização no nosso país, principalmente quando pensamento a realidade de muitas famílias ,sem acesso a livros, e em algumas situações os pais dos alunos são analfabetos. O método de alfabetização é apenas mais um meio para a aprendizagem, a utilização de métodos vão depender de um série de circunstâncias, entre elas se o aluno se enquadra nele, pois alguns alunos podem estar prontos para se alfabetizar daquela forma , enquanto para outros pode ser mais difícil. Além disso, é importante mencionar a formação dos professores também, quando se pensa em métodos para alfabetizar, o professor alfabetizador conhece a fundo o sistema linguístico, estuda a realidade da turma, e assim aplica métodos que funcionem, fugindo do método robotizado.

Continue navegando