Buscar

QUESTIONÁRIO 06

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – REGISTROS E FONTES DO CONHECIMENTO – AULA 06 – BIBLIOTECONOMIA
1
Veja a tirinha abaixo:
Fonte: https://cursoenemgratuito.com.br/augusto-comte-sociologia-enem/
 
Para o Positivismo, entre tantos tipos de conhecimento desenvolvidos pelo homem, a ciência é o único conhecimento universalmente válido.
Com base nesse assunto, seleciona a alternativa que apresenta corretamente as características do positivismo:
· Esse sistema determina que qualquer acontecimento ocorre de forma conexa à outros de uma maneira já fixada, seja por um plano sobrenatural ou pelas leis da natureza. A teoria defende ainda, que todos os acontecimentos ocorrem devido ao decurso natural, por uma causa específica, e devem de fato acontecer.
· Defende que ponto de partida do indivíduo é caracterizado pelo que tem-se designado por “atitude existencial”, ou uma sensação de desorientação e confusão face a um mundo aparentemente sem sentido e absurdo.
· extrema repulsa ao culto da ciência e do método científico, além de procura por indagações sobre desnecessariamente elevadas aos valores burgueses da virada do século.
· propõe a construção de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades e meios para todos os indivíduos, com um método isonômico de compensação.
· Nesse sistema, acreditava-se ser possível “evoluir” no conhecimento científico, de modo progressivo e linear. Entre as principais características do conhecimento científico, estão a objetividade, a neutralidade e o progresso.
1
Segundo Kuhn, o desenvolvimento do conhecimento científico ocorre pela alternância da ciência normal e da ciência revolucionária. É a ideia de que a Ciência não progride gradualmente de forma linear – como se afirmava e defendia no Positivismo -, mas por meio de saltos qualitativos provocados pelas mudanças de paradigma.
A respeito de paradigmas científicos, julgue as afirmativas abaixo:
(           ) O paradigma é um conjunto de princípios, postulados e metodologias que regem todas as pesquisas de uma determinada disciplina científica.
(           ) Um paradigma científico é partilhado pela comunidade científica e representa uma matriz a partir da qual cada cientista, em sua especialidade, desenvolve suas pesquisas.
(           ) Um paradigma são modelos teóricos descritivos e interpretativos que combinam e integram conjuntos de leis e hipóteses explicativas coerentes.
(           ) O paradigma acaba direcionando as pesquisas e apontando sua perspectiva de desenvolvimento e seus limites.
· Falso - Verdadeiro - Falso - Falso
· Falso - Falso - Falso - Verdadeiro
· Verdadeiro - Verdadeiro - Falso - Verdadeiro
· Verdadeiro - Falso - Verdadeiro - Verdadeiro
· Verdadeiro - Verdadeiro - Falso - Falso
1
Organize as afirmações abaixo na ordem correta, conforme a teoria do desenvolvimento do conhecimento científico de Thomas Kuhn:
· O novo paradigma consagra uma visão da Ciência e da realidade totalmente nova e incompatível com a anteriormente adoptada.
· Há períodos de ciência normal, em que vigora um determinado paradigma
· O novo paradigma transforma-se em “ciência normal” e será sujeito ao mesmo processo de confrontação.
· Há momentos de crise, ou de ciência extraordinária, de que pode resultar na substituição do paradigma vigente por outro. Neste caso, há uma revolução científica: dá-se uma ruptura no modo de conceber a realidade.
 
Selecione a alternativa com a ordem correta:
· 2 - 4 - 1 - 3
· 1 - 2 - 4 - 3
· 3 - 4 - 1 - 2
· 4 - 3 - 2 - 1
· 2 - 1 - 3 - 4
1
Sobre o ponto de vista do anarquismo epistemológico de Paul Karl Feyerabend (1924-1994), é correto afirmar que:
· uma "declaração da verdade" é uma típica expressão de fé ou confiança em uma pessoa, num poder ou em outra entidade - o que inclui visões tradicionais.
· o ponto de partida do indivíduo é caracterizado pelo que se tem designado por "atitude existencial", ou uma sensação de desorientação e confusão face a um mundo aparentemente sem sentido e absurdo.
· não há sentido a ser encontrado no mundo além do significado que damos a ele.
· o cientista não deve ficar preso entre os limites do método científico, mas deve utilizar artifícios de qualquer natureza para desenvolver sua pesquisa e alcançar seu propósito.
· não há tais coisas como: "pessoa boa" e/ou "uma coisa má", o que acontece, acontece, e pode muito bem acontecer a uma pessoa "boa" como a uma pessoa "ruim".
1
O período em que um paradigma é unanimemente aceito pela comunidade científica é denominado, por Kuhn, de ciência normal. Analise as afirmativas abaixo e identifique aquelas que se referem corretamente ao período de ciência normal.
I. Nesse período, os cientistas não estão preocupados em comprovar o paradigma ou em estudar aspectos que fogem a ele.
II. É um período de aprofundamento no objeto da pesquisa e permite a consolidação de resultados e a acumulação de conhecimentos, não é um período de alteração das “regras do jogo”.
III. É um período de controvérsia e de divisão entre os cientistas que pode anteceder uma revolução, ou seja, uma mudança de paradigma.
IV. Neste período, ocorre um aumento persistente das anomalias que minam a confiança no paradigma adotado e podem suscitar novas propostas teóricas e experimentais. 
Está correto o que se afirma em:
· III e IV, apenas.
· I e II, apenas.
· II e III, apenas.
· I e IV, apenas.
· II e IV, apenas.

Continue navegando