Buscar

Aspectos da Carreira

Prévia do material em texto

Um termo muito comum na literatura moderna é "networking", que é traduzido como rede de relacionamentos. Autores indicam, aliás, que a formação de um network qualificado e sua manutenção é um dos melhores apoios na construção de carreira no mundo atual, complexo e interligado. Nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Ao contrário do que muitas pessoas pensam, "networking" não significa resguardar nomes de pessoas de que iremos precisar futuramente, mas criar e manter uma rede de relacionamentos.
II- Muitas pessoas não fazem uso do "networking", porque o correto é trabalhar discretamente, sem muito contato entre as pessoas.  
III- O "Networking" deve ser interativo, isto é, cada um dos componentes deve ter em vista o potencial próprio e dos outros, complementando-se.
IV- "Networking" é uma atividade atribuída exclusivamente ao gerente de recursos humanos das empresas, por sua experiência e conhecimento.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e II estão corretas.
	
	b) As sentenças I e III estão corretas.
	
	c) Somente a sentença IV está correta.
	
	d) As sentenças II e III estão corretas.
	 
	 
	2.
	A carreira caleidoscópica é uma nova forma de encarreiramento, criada e administrada pelo próprio indivíduo, integrando aspectos pessoais, profissionais e familiares. Segundo Scalabrin (2008), as decisões de carreira envolvem a atenção de três grupos de necessidades: autenticidade, balanço e desafio. Analise as sentenças a seguir:
I- A autenticidade se caracteriza pela necessidade de encontrar acordo entre o trabalho e suas aptidões pessoais. 
II- O balanço se caracteriza pela busca de trabalhos que permite ao indivíduo tempo vago para si e para a família.
III- A necessidade de aprender, de se desenvolver como pessoa e de encontrar inspiração no trabalho caracteriza o grupo do desafio.
IV- A necessidade que aponta para a busca de um trabalho que esteja relacionado às suas aspirações e motivações é conhecida como desafio.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SCALABRIN, A. C. Carreiras sem fronteiras e trajetórias descontínuas: um estudo descritivo sobre decisões de OPT-OUT. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
	
	a) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	b) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	c) Somente a sentença I está correta.
	
	d) As sentenças I e IV estão corretas.
	3.
	No planejamento de carreira são elencados vários aspectos pessoais, e um deles, um dos principais, é investigar as ?necessidades? pessoais envolvidas. Autores como Mainiero e Sullivan (2006) pesquisaram essa questão e dividiram as necessidades em três grupos principais, conforme suas características: autenticidade, balanço e desafio. Sobre esse tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A necessidade de desafio nada mais é do que a necessidade de aprender, de se desenvolver como pessoa e de encontrar realização no trabalho. 
(    ) A autenticidade é a necessidade de encontrar relações autênticas, que signifiquem a verdade que se pode atingir numa relação humana. A necessidade de autenticidade na carreira tem um aspecto unicamente pessoal e visa a incrementar as amizades.
(    ) A autenticidade se caracteriza por encontrar harmonia entre o trabalho e seus valores pessoais. Essa necessidade aponta para a busca de um trabalho que esteja conectado às suas aspirações e motivações e que tenha um significado pessoal.
(    ) A necessidade de balanço é a busca da equiparação entre trabalho e vida pessoal. As pessoas buscam trabalhos que lhes permitam ter tempo disponível para si e para a família.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MAINIERO, L. A.; SULLIVAN, S. (2006). The opt-out revolt: Why people are leaving companies to create kaleidoscope careers. Mountain View, CA: Davies-Black Publishing.
	
	a) V - V - F - F.
	
	b) V - F - V - V.
	
	c) F - V - F - V.
	
	d) F - F - V - F.
	4.
	Os modelos de carreiras são classificados de diversas maneiras. Entre eles, temos a carreira proteana. Nesse modelo de carreira, os indivíduos eram ocasionados pelas necessidades individuais, na qual os objetivos pessoais estão acima das necessidades da organização. Sobre as características da carreira proteana, analise as sentenças a seguir:
I- Nesse modelo de carreira, o gerenciamento é feito pelas pessoas.
II- A carreira é uma sequência de capacidades, conhecimentos, experiências e mudanças na sua vida.
III- A organização oferece competências leves, informações fracas e relacionamentos não construtivos.
IV- A carreira proteana apresenta como característica um cunho dinâmico e o desenvolvimento de um estudo contínuo. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	b) Somente a sentença I está correta.
	
	c) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	5.
	Com relação à estrutura de carreira, são apresentados quatro modelos distintos: Vertical, Paralela Simples, Paralela em formato de ?Y? e a Paralela Múltipla. A carreira paralela possibilita o colaborador adaptar interesses e aptidões de uma maneira mais flexível, porém, conforme verificado por Dutra (1996), é necessário adequar o modelo à empresa, respeitando a cultura organizacional. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para falsas:
(    ) Para a utilização desse modelo, deve haver igualdade rigorosa entre os braços técnico e gerencial, na carreira em Y.
(    ) O modelo de carreira paralela é o mais utilizado nas organizações pela simplicidade no gerenciamento.
(    ) Nesse modelo, o colaborador tem pouca flexibilidade, devendo subordinar-se às determinações da organização.
(    ) Na carreira paralela, os critérios devem ser bem definidos, transparentes e apresentar igualdade entre si para que não ocorram ressentimentos.
FONTE: DUTRA, J. S. Administração de carreiras: uma proposta para repensar a gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 1996.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - V.
	
	b) F - F - V - F.
	
	c) V - F - F - V.
	
	d) F - V - V - F.
	6.
	Num passado não muito distante, as organizações detinham total responsabilidade com relação ao futuro dos seus empregados, decidindo sobre sua vida profissional através de promoções que não consideravam tempo de casa e nem competências desenvolvidas. Com relação aos novos modelos de carreira e às características de cada um, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Carreiras sem fronteiras.
II- Carreira proteana.
III- Carreira caleidoscópica.
IV- Carreiras inteligentes.
(    ) São constituídos por três competências com relação ao saber a respeito do: por que (knowing why), como (knowing how) e com quem (knowing whom).
(    ) Apresenta uma nova forma de entender a carreira, que é criada e administrada pelo próprio indivíduo, integrando os aspectos profissionais, pessoais e familiares.
(    ) Os propósitos pessoais estão acima das necessidades da empresa e neste padrão de carreira há mudanças profissionais, autonomia e autogerenciamento.
(    ) Constitui um amplo conjunto de trajetórias profissionais, adequadas pelo mercado de trabalho, permitindo que o indivíduo construa sua trajetória de maneira flexível, em que a remuneração é pela competência e inteligência, aplicando-se na resolução de problemas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) II - I - IV - III.
	
	b) IV - III - II - I.
	
	c) III - IV - I - II.
	
	d) I - II - III - IV.
	7.
	Alguns pesquisadores exploraram o empreendedorismo e posicionaram a Gestão de Carreiras dentro dele, oferecendo uma amplitude diferente para o encarreiramento profissional. Um aspecto interessante e pertinente da "Carreira Empreendedora" é a existência de fatores chamados de "propulsores" do empreendedorismo e que são importantes nessa abordagem. Dentro desse contexto, sobre os "propulsores"do empreendedorismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na Carreira e Empreendedorismo, há a necessidade de se identificar os elementos propulsores do empreendedorismo individual, chamados de acelerador (elementos que aceleram o empreendedorismo) e buscador (elementos que buscam empreendedores).
(    ) Na Carreira e Empreendedorismo é necessária a identificação dos fatores propulsores do empreendedorismo social, chamados de facilitador (elementos que facilitam o empreendedorismo) e oportunizador (elementos que oportunizam o empreendedorismo).
(    ) Na Carreira e Empreendedorismo há a necessidade de se identificar os fatores propulsores do empreendedorismo individual, chamados de push (elementos que empurram indivíduos para o empreendedorismo) e pull (elementos que atraem os indivíduos para o empreendedorismo).
(    ) Na Carreira e Empreendedorismo há a necessidade de se identificar os fatores instigadores do empreendedorismo social, chamados de controlador (elementos que controlam os empreendedores) e ativador (elementos que incentivam os empreendedores).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - V.
	
	b) F - V - V - V.
	
	c) V - F - F - F.
	
	d) F - F - V - F.
	8.
	Michael Arthur e Denise Rousseau distinguem carreiras subjetivas e carreiras objetivas, duas visões diferentes a respeito de ?como? o encarreiramento se apresenta. Sobre esse tema, analise as sentenças a seguir:
I- Compreensão subjetiva da carreira: entendimento pessoal a respeito da sua situação de carreira, envolvendo fatores subjetivos, como autoimagem, o sentimento de identidade, os princípios, as atitudes e a sua relação com o trabalho.
II- A carreira objetiva inclui aspectos interiores, como emoção, autorrealização e sentimentos.
III- Na carreira subjetiva, fatores como sentimentos de paixão e autorrealização são fatores motivacionais significativos. O sucesso, nas carreiras subjetivas, é avaliado em termos da satisfação e da realização pessoal.
IV- Compreensão objetiva da carreira: é a representação pública da carreira, portanto o que ela simboliza para a sociedade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I, II e III estão corretas.
	9.
	Dentro da gestão de carreiras, os conceitos de autolíder e autoliderança são relativamente novos, porém seu estudo é de suma importância, pois os líderes exercem um papel fundamental no processo de gestão de carreiras. Autores como Charles Manz e Henry Sims (1993) afirmam que ninguém pode dirigir outras pessoas de maneira efetiva se não souber conduzir a si próprio. Portanto, dentro desse contexto, a respeito da definição de autolíder, pode-se afirmar que:
FONTE: MANZ, C.; SIMS, H. Superliderazgo. Barcelona: Edit. Paidos, 1993.
	
	a) É o indivíduo que se autodesenvolve e busca a motivação e o potencial que necessita para isso, mesmo sem possuir um cargo formal de chefia.
	
	b) É o indivíduo que procura capacitação contínua para conquistar e melhorar suas habilidades de liderança.
	
	c) É o indivíduo que, mesmo sem ter um cargo formal de chefia, busca incessantemente ser promovido, a qualquer custo.
	
	d) É o indivíduo que necessita de um cargo formal de chefia para desenvolver o seu potencial de liderança.
	10.
	No modelo da Carreira Proteana, as pessoas eram conduzidas, na gestão de carreira, pelas necessidades pessoais, que estão acima dos propósitos da empresa. Este modelo de carreira é dinâmico, com mudanças profissionais frequentes, autonomia e autogerenciamento. Sobre as características da carreira proteana, pode-se afirmar que:
	
	a) A carreira proteana se caracteriza somente pelo autoaprendizado e não aceita mudanças.
	
	b) A organização não fornece relacionamentos construtivos, informação e recursos de desenvolvimento.
	
	c) A carreira é composta por conhecimentos adquiridos, aptidões, experiências e mudança de personalidade.
	
	d) A carreira é totalmente gerenciada pela empresa, que guia os indivíduos de acordo com sua necessidade.

Continue navegando