Buscar

AD1 - História 1 - 2021 1 ok

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD Avaliação à Distância 1 – AD1 – 2021.2
Disciplina: História na Educação 1 Coordenador (o): Hilton Meliande
Aluno (a): Ana Claudia da Cruz Corrêa
Matrícula: 19212080018 Pólo: Magé
Caros alun@s,
Pensar no ensino de história, seus desafios e sua importância torna-se a cada dia mais pertinente em nossa sociedade. Refletir sobre o tempo, suas transformações, suas ações e necessidades são fundamentais para que possamos lutar por um mundo mais justo e equitativo.
Sendo assim, a atividade de AD1 2020.2 consiste na elaboração de um texto dissertativo que contemple os seguintes temas:
1- O que se entende por História?
2- Por que devemos estudar História? Em sua reflexão, aponte e desenvolva duas justificativas.
3- Destaquem os desafios e possibilidades do ensino de História para as crianças.
4- Por fim, descreva uma atividade voltada para o ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Não esqueçam de citar as referências bibliográficas utilizadas nessa Avaliação. Quanto a pontuação, cada tema e seu desenvolvimento valerá até 2,5 pontos. Utilizem como fonte preferencialmente Arial ou Times New Roman 12, espaçamento 1,5, texto justificado.
O Prazo para a realização desta Avaliação será do dia 24/08 até o dia 05/09.
Bom Trabalho!
O ensino de História
A História é uma ciência que investiga o passado da humanidade e o seu processo de evolução, tendo como referência um lugar, uma época, um povo ou um indivíduo específico.
Através do estudo histórico, obtém-se um conjunto de informações sobre processos e fatos ocorridos no passado que contribuem para a compreensão do presente. A história pode relatar a evolução não só de uma comunidade, mas também de eventos ou organizações de diversos tipos. Em sentido amplo, é tudo o que se refere ao desenvolvimento das comunidades humanas, assim como os acontecimentos, fatos ou manifestações da atividade humana no passado.
	Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo. A história é feita por homens, mulheres, crianças, ricos e pobres; por governantes e governados, por dominantes e dominados, pela guerra e pela paz, por intelectuais e principalmente pelas pessoas comuns, desde os tempos mais remotos. A história está presente no cotidiano e serve de alerta à condição humana de agente transformador do mundo. Ao estudar a história nos deparamos com o que os homens foram e fizeram, e isso nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer. Assim, a história é a ciência do passado e do presente, mas o estudo do passado e a compreensão do presente não acontecem de uma forma perfeita, pois não temos o poder de voltar ao passado e ele não se repete. Por isso, o passado tem que ser “recriado”, levando em consideração as mudanças ocorridas no tempo. As informações recolhidas no passado não servirão ao presente se não forem recriadas, questionadas, compreendidas e interpretadas. A história não se resume à simples repetição dos conhecimentos acumulados. Ela deve servir como instrumento de conscientização dos homens para a tarefa de construir um mundo melhor e uma sociedade mais justa.
	Quantas vezes acreditamos que a história era realmenter uma ciência onde se ditava regras para conduzir ao conhecimento? Quantas vezes pensamos que ela estuda apenas o passado e que não se processa? Se nos limitarmos a esta visão da história acabaremos por retirar-lhe o que ela tem de mais importante, a sua significância social e humana. Afinal, o ensino de História mesmo com tantas dificuldades é um desafio para aqueles que escolherem a docência como profissão, uma vez que não nascemos professores. Ou seja, nos tornamos professores sendo alunos de outros professores. Ou seja, nos tornamos professores sempre e a história não é diferente, é um processo contínuo, composto de influência dos seres históricos, de cada um de nós, indíviduos que constroem as suas histórias de vida, repletas de influências do tempo em que vivem e do tempo passado, de onde retiram experiências e suporte para atender as suas próprias vidas. É desta forma, que devemos analisar a história, como uma teia repleta de ramificações que podem ser notadas em diversas áreas do conhecimento, como um processo dinâmico do qual participamos todos nós, onde todos são autores e atores, sujeitos de nossa própria hístória e da história dos sujeitos que conosco convivem . Para isso, ensinar História respeitando a diversidade cultural, as diferenças, dando voz e lugar aos diferentes sujeitos históricos desafia hoje, em pleno século XXI um modelo de ensino ideológico, homogeneizante e que ainda permanece no tradicionalismo tecnicista, vazio e de auto-exclusão, aumentando assim, a responsabilidade e compromisso dos que lutam e sonham com uma História Social e Humana. Uma vez qua a escola é um tempo de vida, é uma instituição social que se faz pelo trabalho das pessoas, e o desafio é justamente esse diante de tantas dificuldades apresentadas ao longo da história da disciplina sabemos qual a concepção que temos de escola, de educação , para então, trabalharmos na formação para cidadania das crianças , jovens e adultos.
	Então irei descrever a seguir uma atividade sobre o Carnaval. A ideia é que ela seja trabalhada com os alunos dos anos iniciais.O Carnaval é uma celebração nacional de data móvel, ou seja, cada ano ele ocorre em um período diferente mas sempre 47 dias antes da Páscoa (que também possui data móvel). Com isso, a data para que ocorra essa festividade é de acordo com a tradição católica. Metodologia:
*Faça uma rodinha com os alunos e converse com eles sobre o carnaval. Faça perguntas como: Vocês sabem o que é o carnaval? O que vem à cabeça de vocês quando essa palavra é dita? Quais músicas lembram o carnaval?
*Selecione uma marchinha. Aqui trabalharemos com a marchinha Mamãe Eu Quero e coloque a música para tocar (os alunos permanecerão sentados na rodinha).
*Após tocada a música, pegue a cartolina ou papel pardo e o encaminhe para o meio da rodinha.
Junto com os alunos comece a escrever a letra da música (letras grandes) pedindo que eles falem a forma como cada palavra é escrita (caso eles ainda não saibam, peça que repitam cada palavra da música que você disser).
*Com a cartolina pronta, pegue alguns giz de cera e chame um aluno por vez para colorir a primeira letra do nome dele que estiver inserida no início de alguma palavra da música. Por exemplo, se a aluna se chama Mariana, então ela terá que colorir a letra M de Mamãe.
*Caso tenha algum aluno que não possua a letra do seu nome no início de alguma palavra da música, peça para ele colorir qualquer letra que tenha em seu nome. Por exemplo: O aluno se chama Heitor, peça para ele colorir palavras que possuam as letras E, I, T O, R: “Mamãe ou quero”. 
*Estenda o papel pardo em algum local da sala e cante com os alunos a marchinha apontando as palavras cantadas no papel.
*Pergunte aos alunos qual a sensação que essa marchinha gerou: Ficaram felizes? Empolgados? O que ela dá vontade de fazer?
*Peça que cada um sente no seu lugar e distribua as máscaras impressas para que cada um colora à sua maneira.
*Com as máscaras prontas, coloque-as em cada aluno e curta um bailinho de carnaval na sua sala, enquanto vocês ouvem marchinhas diversas tocando. 
 
 Referências bibliograficas:
BORGES, Vavy Pacheco. O que é História. Ática, 1986.
RIBEIRO, Maria Luiza. História da Educação. São Paulo: Cortez, 1989.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história. Campinas: São Paulo, 6ª edição, Papirus Editora, 2003.

Continue navegando

Outros materiais